Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Clock nominal x Clock Real


BIZZY D

Posts recomendados

Gente a muito tempo tenho essa duvida e ainda não consigo entender essa charada. Como pode o AMD ter um desempenho semelhante a um INTEL sendo que trabalham com clocks diferentes? por exemplo, o A2.8 é realmente 2.0 e concorre com o pentium4, o novo sempron 2.2 é na realidade 1.5 e briga com o celeron 2.2????

Como pode? alem do mais, os pentiums tem um cache L2 maior (quando não tiver um L3), tem mais pipelines e fazem 4 operãções por clock ao invés de 2 dos Atlhons???? o p4 é bem superior, visto por este angulo, e mesmo assim os processadores amd conseguem um ótimo desempenho, principalmente quando se trata de aplicações 3d.

Alguem entende?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um dos motivos é o que você mesmo falou, o P4 tem mais estágios de pipeline

os pipeline são mais ou menos como uma linha de montagem, em cada estagio se faz uma parte

porém assim as instruções levarao muitos ciclos para serem processadas, o que pode fazer copm que o desempenho cai, já que a cpu vai ter de esperar...

a diferença é que a AMD conseguiu em seus processadores uma arquitetura que permite alcançar um alto desempenho a um baixo clock, mas por outro lado não consegue alcançar clocks altos

já o P4 é o contrario, consegue superclocks

o que a AMD faz é por uma denominação do que seria equivalente em um P4, ou seja um Athlon XP 1.7, roda a 14xx MHz, e o 1.7 significa que ele tem o mesmo desempenho de um P4 de 17 GHz

acho que á da pra ter uma ideia...

falou :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que a AMD faz é por uma denominação do que seria equivalente em um P4, ou seja um Athlon XP 1.7, roda a 14xx MHz, e o 1.7 significa que ele tem o mesmo desempenho de um P4 de 17 GHz

isso eu já sabia, a AMD tem um padrão de equivalencia muito bom, só que acho muito estranho mesmo com o clock menor ter um desempenho tão bom, entende?

Um outro detalhe é que quanto mais pipes maior poderá ser o clcok, por isso a INTEL consegue clocks altissimos e a AMD não.

sera mesmo? o pipe pelo q entendi, diz a respeito pela quantidade de instruções simultaneas, o que devia Teoricamente fazer q o pentium trabalhasse mais rápido não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...