Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Red Hat 9


redeinfo

Posts recomendados

Ola pessoal

Bom o problema agora é que ele não esta inicializando, quando eu ligo o PC o linux carrega aqueles processos tipo FTP, SQUID,FIREWALL, quando ele acaba de carrega ele não entra no modo grafico a tela fica preta. Antes de da o problema eu instalei o Kylix e fui no ntsysv e desmarque umas opções, vi em um site que desmarcando algumas opções o linux fica mais leve.Gostaria de saber se tem como resolver esse problema, não quero instalar tudo de novo, mais se não tiver jeito !

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando você diz "a tela fica preta"... pode ser muita coisa... inclusive que alguém tenha puxado o fio do monitor da tomada...

você pode dar + umas pistas... fica ao menos um cursor piscando no canto?! ou cai no prompt de login?! talvez você tenha desabilitado o modo gráfico (kdm, xdm, etc)

outra coisa interesssante de você saber é qual o runlevel de inicialização esta ativado no arquivo /etc/inittab... assim como o conteúdo da pasta deste runlevel...

no meu caso eu uso runlevel 3, logo são iniciados os serviços que constam na pasta /etc/rc3.d (no MDK talvez seja outra pasta, não tenho certeza)...

veja um exemplo de configuração do runlevel neste post... http://forum.clubedohardware.com.br/index....232&hl=runlevel

isto provavelmente não resolverá... você tera de reativar o serviço desativado... ok?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Roger_2 pela resposta

Sobre a tela preta é o seguinte, o cabo não porque eu uso Windows nessa mesma maquina e está normal, depois que ele inicia os processos a tela cai no prompt de login mais depois some e não entra no abiente grafico, realmente eu desabilitei algumas opções no ntsysv e eu tenho quase certeza que é isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza você desabilitou algo lá.... Tente executar a configuração do X (modo gráfico) novamente..... Creio que o comando é Xconfigurator... Ou você pode mesmo verificar no ntsysv se algo referente a X foi desabilitado.... Se seu runlevel estivesse em 3 ele não tentaria entrar em modo gráfico, pois o runlevel que carrega o modo gráfico é o 5.

Tenta reconfigurar aí...

Vlwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é... mas se entendi bem o problema é que ele ta sem prompt pra dar login... em consequencia sem terminal pra consertar os serviço faltantes...

se for isso mesmo, uma opção seria dar um boot pelo cd do kurumin ou similar, abrir um konsole e dar um #chroot na partição de instalação... ai você pode reconfigurar seu RH sem reinstalar...

se tiver um cd desses por ai e quiser tentar avise ai que te passo os macetes... talvez o pessoal do forum conheça uma solução mais simples...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você montou a imagem do seu sistema?

Quando você boota pelo cd, o sistema não monta seu sistema de arquivos nas partições normais, ele joga num arquivo de imagem e no boot de resgate ele te fala como fazer para monta-lo.

cara eu não lembro o nome, mas é algo parecido com /boot/sysimage, eu realmente não lembro, mas lê as ultimas coisas que ele fala no resgate que você deve conseguir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, você estando em modo texto, você pode fazer

#vi /etc/inittab

aperta a tecla insert para poder editar as coisas que você quiser, depois é só apertar a tecla esc, depois digita :x(dois pontos e a letra 'x'), que é para salvar. Desculpa se você ja sabia, mas a intenção é ajudar...

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal

Consigui entrar no modo texto no Red Hat 9, no modo texto funciona tudo legal, agora no Modo Grafico continua dando problemas, eu acho que terei que reinstalar o Xconfigurator novamente, e para reinstalar é so entra dentro do diretorio root e digitar Xconfigurator ?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entra no modo texto como root... ai da o comado...

# more /etc/inittab

procura uma linha parecida com esta...

id:5:initdefault:

veja no seu qual o número que esta no meio dela... o meu esta setado em 5... este é tal runlevel... que especifica endereço dos scipts de inicialização dos serviços...

anote o seu runlevel e de o comando... trocando o "X" pelo seu runlevel...

# ls /etc/rcX.d

se não mostrar nada tente esse (não sei qual vale para o RH9)...

# ls /etc/rc.d/rcX.d

sua saida deve ser parecida com essa...

roger@thinkpad:~$ ls /etc/rc5.d

S10sysklogd S15pcmcia S20kurumin-firewall S40hotplug

S11klogd S18portmap S20makedev S89cron

S12kerneld S20distcc S20powernowd S99kdm

S14ppp S20inetd S21aumix S99rmnologin

cada item é um link para um script que fica na pasta /etc/init.d (ou dependendo da distro em /etc/rc.d/init.d)... quando você rodou aquele programa lá ele desabilitou alguns desses links...

para iniciar o modo gráfico você deve estar usando um gerenciador de boot... como por exemplo no meu caso eu uso o /etc/init.d/kdm... por isso tenho o link pra ele /etc/rc5.d/S99kdm...

então se eu apagasse o link por engano eu teria de recriá-lo assim...

# ln -s /etc/init.d/kdm /etc/rc5.d/S99kdm

ou caso eu tivesse desabilitado trocando o nome dele para K99kdm teria de reverter assim...

# mv /etc/rc5.d/K99kdm /etc/rc5.d/S99kdm

entendeu como consertar (caso seja este teu problema)... da uma fuçada ai e qualquer coisa escreve... estamos ai... ok?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...