• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Power Tec Tony

MAnual do Overclock (Teoria e Prática)

29 posts neste tópico

Overclock - teoria e prática

É claro que você já deve ter ouvido falar em overclock (algumas verdades e mentiras), que é a "arte de envenenar" computadores e periféricos. Neste tutorial você saberá um pouco mais sobre ele ...

Afinal, o que é um overclock?

O overclock é um método que faz os processadores trabalharem com uma freqüência acima do normal, fazendo com que ele trabalhe de maneira mais veloz. Aumenta o clock do processador como se ele fosse um modelo mais veloz. Exemplo: se você tiver um Celeron 400 Mhz, poderá transformá-lo em um Celeron 550 Mhz (a quantidade de performance que você irá ganhar depende do processador)

Este "milagre" é possível pois a velocidade de trabalho dos processadores é definida pela placa-mãe (que usualmente fornece as informações necessárias para o processador funcionar corretamente) - então, dessa maneira, basta modificar a configuração da placa-mãe para que ela envie informações para o processador trabalhar com mais velocidade. É claro que existe um limite que o processador pode agüentar e você deve respeitá-lo - caso contrário você terá travamentos e diminuirá grande parte da vida útil do processador (ou poderá queimá-lo, fazendo com que ele não funcione mais).

Como ele funciona?

Existe uma velocidade em que a placa mãe opera em conjunto com o processador chamada de barramento: esta velocidade varia de processador para processador, podendo ser de 66 Mhz, 100Mhz... Além dessa velocidade há o multiplicador de clock (que surgiu na época do 486), que é uma tecnologia na qual a placa mãe e os demais dispositivos trabalham com uma velocidade inferior à velocidade dos processadores, sendo que somente o processador trabalhará com uma velocidade nominal.

Exemplo: se um processador possui um barramento de 200 Mhz e seu multiplicador de clock é de 4x, ele passa a operar a 800Mhz. Desta maneira ele opera a 800Mhz - mas ele se comunica com os demais componentes a 200Mhz.

O overclock pode ser feito aumentando a freqüência do multiplicador de clock. Conseqüentemente o barramento aumentará e o processador trabalhará mais rápido.

Aquecimento

No momento em que o processador começa a operar a uma velocidade maior do que a que ele foi projetado, ele esquenta mais do que o normal (e aceitável para o seu próprio funcionamento) e por esse motivo os amantes do overclock utilizam coolers cada vez mais modernos e potentes para compensar o aumento de temperatura. Com eles, diminui-se a temperatura do processador e prolonga-se a sua vida útil.

Devemos usar o bom senso na hora de efetuar um overclock: não devemos compensar um aumento exagerado de clock com resfriamento pois de nada adiantará tentar aumentar o clock em 2000% e depois colocar o processador em uma geladeira pois existem limites que devem ser respeitados.

%7Boption%7Dhttp://www.baboo.com.br/absolutenm/articlefiles/7857-2.jpg' border='0' alt='' />

Acima, um "ventiladorzinho" refrescando o processador :)

_______________________________________________________________

%7Boption%7Dhttp://www.baboo.com.br/absolutenm/articlefiles/7857-4.jpg' border='0' alt='' />

Acima, um esquema de refrigeração líquida, é muito eficiente e está se tornando popular.

Quando o processador sai de fábrica, ele é testado em várias freqüências diferentes, e por segurança, é vendido com um clock menor que o suportado. Caso fosse vendido em sua potência máxima, teria uma vida útil menor e poderia causar transtornos aos usuários com travamentos e outros problemas.

As limitações de um overclock

Alguns processadores possuem travas que impedem que o processador trabalhe com um multiplicador de clock maior (típico de processadores da marca Intel), mas ainda assim é possível realizar um overclock aumentando a velocidade do barramento. Algumas placas-mãe dispõem de recursos para que você possa aumentar a freqüência do multiplicador e/ou barramento no próprio setup da BIOS, enquanto em outras placas é possível efetuar isso por meio de jumpers e em outras, o processador é auto-detectado, dificultando o overclock

Meios de overclock

Existem três maneiras básicas de se fazer um overclock: overclock via software, por meio de jumpers, ou pelo setup. Eu pessoalmente prefiro o overclock via software que muitas vezes só faz efeito quando é inicializado no Windows (ele carrega logo após o Windows). Outro meio útil é pelo setup (BIOS), que é de fácil modificação, e em último caso escolha alterar os jumpers da placa-mãe (esse é o meio mais incômodo pois além de você ter que consultar o manual da placa mãe, também terá que abrir o computador e ter bastante paciência para encontrar os jumpers e modificar suas posições).

%7Boption%7Dhttp://www.baboo.com.br/absolutenm/articlefiles/7857-3.jpg' border='0' alt='' />

Overclock em placas de vídeo

Assim como nos processadores, é possível efetuar overclock em placas de vídeo. Estas não são tão complicadas como os processadores pois esquentam bem menos - mas é essencial ter um cooler de boa qualidade nelas para não ocorrer travamentos e problemas.

====================================================

Mãos à obra!

Veja agora como efetuar um overclock com o CPUFSB, um excelente software para overclock

O RISCO EM FAZER OVERCLOCK É SEU: NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR QUALQUER PROBLEMA CAUSADO NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS ABAIXO

%7Boption%7Dhttp://www.baboo.com.br/absolutenm/articlefiles/7857-1.gif' border='0' alt='' />

1. Primeiramente defina as configurações de acordo com a figura acima (não é para copiar, e sim, definir as configurações de acordo com a sua placa mãe e processador)

2. Veja em Current frequency e Multiplier qual é a sua freqüência atual em Mhz e o seu Multiplicador de clock

3. Em frequency to set, você deverá aumentar aos poucos a taxa (bem aos poucos) e logo depois, clicar em set frequency, fazendo isso você aumentará a freqüência aos poucos (caso o computador trave, reinicie o pc e entre no programa rapidamente para diminuir a freqüência)

4. O programa possui algumas outras opções, mas algumas delas são bem perigosas (fazer overclock é perigoso), caso queira mudar o idioma clique em Language choice.

5. Para aceitar as modificações clique em Save

:-BEER

Fonte: Nuclear Boy // Power Tec tony

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara parabéns pelo Tópico ficou show... talvez assim diminua o número de Tópicos com as mesmas velhas perguntas!!! Parabéns...

BRUNO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito loco o cara colocando WC numa plaquinha igual a minha, mas infelizmente duvido que diminua os topicos iguais sobre oc.

mas mesmo assim parabens pela iniciativa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por Terrificus@10 nov 2004, 17:06

Putz, fui eu quem fiz o artigo, com meu antigo nick de Nuclear Boy no Baboo. :joia:

Brincadeira, o cara copiou na cara de pau, é fogo, da até desânimo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por Boromir+11 nov 2004, 09:55QUOTE (Boromir @ 11 nov 2004, 09:55) Terrificus@10 nov 2004, 17:06

Putz, fui eu quem fiz o artigo, com meu antigo nick de Nuclear Boy no Baboo.  :joia:

Brincadeira, o cara copiou na cara de pau, é fogo, da até desânimo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

QUOTE (Terrificus @ 10 nov 2004, 17:06)

Putz, fui eu quem fiz o artigo, com meu antigo nick de Nuclear Boy no Baboo.   

Brincadeira, o cara copiou na cara de pau, é fogo, da até desânimo...

Ao Amigo Boromir

Eu coloquei o artigo do NUCLEAR BOY,, porque Achei muito interessante, util e ainda não tinha aqui no forum......

e não precisa ser o autor para coloca-lo aqui no forum desde que coloque a fonte.....

as pessoas enteram no forum a nivel de conhecimento .... e não como você para julgar.......

Eu ajudo as pessoas...

você Julga..((((esta no lugar errado.....))))

falou!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera! Muito bom esse tópico! Eu tinha um mobile 2500+ e estava acostumado com o overclock dele na a7n8x Deluxe. Agora peguei um p4 2.8HT Northwood e o overclock é diferente, aumentando o fsb acima de 200...quanto vocês acham q eu devo por? Minha placa mãe é uma p4p800, memoria ram Kingston Value 256mb, placa víde fx5200 128mb 64bits.

Valeu galera!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que seria melhor: aumentar o FSB ou o Multiplicador?

Quais as vantagens e desvantagens entre mexer em um ou no outro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi galera, muito bom este tópico, parabéns "Power Tec Tony"!!! :palmas:

Acabei de ler este e o que "diablo" fez e criei coragem para tentar fazer meu Overclock, mas ainda estou com grandes duvidas!

Primeiro: após a modificação o windows vai reconhecer o meu processador como, ele vai continuar sendo um Duron 1.8 ou vai mudar?

Segundo: qual o programa que vocês me indicam para q eu possa fazer os testes de estabilidade?

Já fiz algumas mudanças, mas não sei se mudou alguma coisa! :huh:

Tirei algumas fotos do meu monitor quando acabei de configurar o setup, elas podem ser vistas no link: http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/pedro_pir...m/ph//my_photos

Gostaria de uma ajuda!

A configuração do meu computador esta na minha assinatura!!!

Acho que o meu processador esta trabalhando como um 1995mhz, estou certo?!

Gostaria de uma ajuda, quem puder olhar as fotos e me responder alguma das perguntas ficarei muito grato!! :rolleyes:

Aguardo retorno!

Obrigado dês de já! :joia:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por PedroFP@15 nov 2004, 03:04

Oi galera, muito bom este tópico, parabéns "Power Tec Tony"!!! :palmas:

Acabei de ler este e o que "diablo" fez e criei coragem para tentar fazer meu Overclock, mas ainda estou com grandes duvidas!

Primeiro: após a modificação o windows vai reconhecer o meu processador como, ele vai continuar sendo um Duron 1.8 ou vai mudar?

Segundo: qual o programa que vocês me indicam para q eu possa fazer os testes de estabilidade?

Já fiz algumas mudanças, mas não sei se mudou alguma coisa! :huh:

Tirei algumas fotos do meu monitor quando acabei de configurar o setup, elas podem ser vistas no link: http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/pedro_pir...m/ph//my_photos

Gostaria de uma ajuda!

A configuração do meu computador esta na minha assinatura!!!

Acho que o meu processador esta trabalhando como um 1995mhz, estou certo?!

Gostaria de uma ajuda, quem puder olhar as fotos e me responder alguma das perguntas ficarei muito grato!! :rolleyes:

Aguardo retorno!

Obrigado dês de já! :joia:

Para testar estabilidade use o Stress Prime 95 que esta diponível para download no site da assinatura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok "........eduardo........"!!!

Valeu pela dica!

Tinham me falado sobre este programa, mas não conseguia fazer o download, mas agora deu tudo certo!

Vou instalar o programa e fazer os testes!!

Valeu, teh mais! :joia::bye: :palmas:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi...

Tive um pequeno problema, coloquei o programa pra rodar, mas não entendi como o teste é feito, tipo ele tá rodando, mas não entendi como se pode saber se tá tudo ok ou não!! :tantan:

Alguem pde me ajudar? :help:

Obrigado!! :joia:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por PedroFP@17 nov 2004, 01:41

Oi...

Tive um pequeno problema, coloquei o programa pra rodar, mas não entendi como o teste é feito, tipo ele rodando, mas não entendi como se pode saber se tudo ok ou não!! :tantan:

Alguem pde me ajudar? :help:

Obrigado!! :joia:

Ele tem que ficar rodando por no mínimo 6 horas sem dar nenhum erro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por ........eduardo........+17 nov 2004, 13:34QUOTE (........eduardo........ @ 17 nov 2004, 13:34) PedroFP@17 nov 2004, 01:41

Oi...

Tive um pequeno problema, coloquei o programa pra rodar, mas não entendi como o teste é feito, tipo ele rodando, mas não entendi como se pode saber se tudo ok ou não!! :tantan:

Alguem pde me ajudar? :help:

Obrigado!! :joia:

Ele tem que ficar rodando por no mínimo 6 horas sem dar nenhum erro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

valeu galera pelas dicas. realmente o topico ajudou a iluminar a kbeça de muitos e com certza foi de muita utilidade pra mim e muitos q se baseiam no forum do Clube do Hardware. :D

valeu

abraços

B)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gostaria de saber se o programa CPUFSB funciona com micros de processador pentium I.

Alguém q sou ber por favor avise.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gostaria de saber se o programa funciona com CPUS Pentium I. Alguém que souber avise. Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0