Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler auxiliar para fontes quentes.


Brum RJ

Posts recomendados

Olá Amigos. Estava com minha Maxxtro fritando ovos nesse calorzão de verão, quando tive a ideia de usar um cooler que estava parado aqui. Como n pretendia comprar uma fonte muito mais cara por enquanto, resolvi colocar mais um cooler de 80x80 soprando bem em cima dos dissipadores de calor, auxiliando o cooler de exaustão da propria fonte. O resultado foi uma perceptível diminuição na temperatura da fonte, e consequentemente do resto do case. Só lembro que o risco de fazer este "Font Mod" é de queo o fizer, pois um curto qualquer na placa com algum parafuso fixador do novo fan pode mandar toda a sua máquina pro beleleu...

Pra começar, abri (com dó no coração) minha Maxxtro de 400w.

Imagem003.jpg

Depois fiz um isolador para n deixar o parafuso que prenderá o cooler externo encostar na placa, dando aquele curto destruidor. Usei cartolina envolvida em fita de auto fusão (usada em alta tensão, sem cola).

Imagem002.jpg

Uma vez levantada a placa da fonte, instalei os distanciadores (de placa mãe) para deixar o fluxo de ar n atrapalhar o cooler interno da fonte. Foi aproveitado nessa fonte os proprios furos da carcaça, dando a entender que já foi pensado na instalação de um segundo cooler auxiliar. Deixar o cooler "colado" da fonte n ajuda e sim atrapalha a ventilação. A cabeça da porca fica por dentro.

Imagem004.jpg

Esse é o momento mais delicado e importante. Lembre-se de verificar se, depois de fixada a placa da fonte, se o isolador está realmente impedindo da porca encostar na placa.

Imagem007.jpg

O novo cooler deverá ficar assim.

Imagem006.jpg

E juntamente de outro cooler da parte traseira, o calor deverá diminuir no case. No todo, em minha maquina existe um cooler na dianteira puxando o ar frio, outro na tampa lateral puxando ar frio, um na traseira soprando o ar quenta para fora e o cooler auxiliar da fonte soprando mais ar para dentro da mesma, que acaba também diminuindo o calor nas unidades de CD-Rom e DVD.

Mais uma vez, para quem quiser tentar, n me responsabilizo por qualquer dano em seu micro. Não é toda fonte que permite instalar um cooler auxiliar, e também irá depender da necessidade de cada um. Espero que isso ajude de alguma forma.

Um grande Abraço,

Brum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente fico muito legal esse enjambração! O acabamento fico muito bom mesmo, parabéns, é bom ter pessoas assim por aqui, fazendo experiências e as postando pra ajuda a galera que tem esses pepinos e não sabe como resolver! Se notar grandes mudanças, posta aqui de novo beleza?

É...com certeza no RJ deve ferver a máquina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Shura@11 nov 2004, 12:17

Realmente fico muito legal esse enjambração! O acabamento fico muito bom mesmo, parabéns, é bom ter pessoas assim por aqui, fazendo experiências e as postando pra ajuda a galera que tem esses pepinos e não sabe como resolver! Se notar grandes mudanças, posta aqui de novo beleza?

É...com certeza no RJ deve ferver a máquina...

Pois é, n é toda hora q se pode comprar uma SEVENTEAM... Até agora diminuiu 7° a temp da MB e 8º no processador com essa favelação da fonte, fazer o que...

Abraços,

Brum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Brum RJ@11 nov 2004, 12:44

Pois é, n é toda hora q se pode comprar uma SEVENTEAM... Até agora diminuiu 7° a temp da MB e 8º no processador com essa favelação da fonte, fazer o que...

Abraços,

Brum

Nem cara! Pelo que eu tenho lido aqui, as ST tem dado uns problemas, e não é a melhor fonte do mundo não, algumas Tt são muito boas, mas tem que saber de onde ela veio antes de comprar...e essa queda de temperatura realmente me chamou bastante a atenção, o ventilador extra não é só efetivo para a fonte mas para o sistema também! E quanto a ficar favelação, achou mesmo que fico feio? Eu achei bem irado! Logo que eu comprar o serra copos de 76mm e de 115 mm eu vou começar a serrar meu gabinete, e posto as fotos das modificações insanas em busca de alguns graus a menos!

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Shura@11 nov 2004, 12:50

Nem cara! Pelo que eu tenho lido aqui, as ST tem dado uns problemas, e não é a melhor fonte do mundo não, algumas Tt são muito boas, mas tem que saber de onde ela veio antes de comprar...e essa queda de temperatura realmente me chamou bastante a atenção, o ventilador extra não é só efetivo para a fonte mas para o sistema também! E quanto a ficar favelação, achou mesmo que fico feio? Eu achei bem irado! Logo que eu comprar o serra copos de 76mm e de 115 mm eu vou começar a serrar meu gabinete, e posto as fotos das modificações insanas em busca de alguns graus a menos!

falou!

Tranquilo. Mas pelo q tenho lido no Forum, o motivo dela esquentar tanto a Maxxtro é minha placa-mãe, a mardita A7V8X-X, isso alem do calor q faz no Rio, que está de lascar. Fico na duvida se troco de fonte mais tarde ou de placa mãe.

Eu mesmo fiquei sorpreso de ver uma Maxxtro esquentar tanto, daí a ideia do cooler, ja q ja havia um aqui de bobeira. O gabinete novo é bem espaçoso e ventilado, mas mesmo assim fica no ar ainda a minha duvida de qual será meu novo upgrade, de fonte ou placa mãe? Por enquanto vou deixando com esta... :/

Abraços,

Brum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a fonte deixa tanto a desejar assim, com certeza teria que ser fonte antes, uma nova placa mãe ia consumir tanto quanto esta...a menos que fosse mais pelada ou fosse mais antiga com processador mais antigo! Ou quem sabe não seria melhor investir num AR? :P Tem ar instalado ai? Com o calor que faz no Rio, teu PC ia te beijar os pés! hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Shura+11 nov 2004, 12:50QUOTE (Shura @ 11 nov 2004, 12:50) Brum RJ@11 nov 2004, 12:44

Pois é, n é toda hora q se pode comprar uma SEVENTEAM... Até agora diminuiu 7° a temp da MB e 8º no processador com essa favelação da fonte, fazer o que...

Abraços,

Brum

Nem cara! Pelo que eu tenho lido aqui, as ST tem dado uns problemas, e não é a melhor fonte do mundo não, algumas Tt são muito boas, mas tem que saber de onde ela veio antes de comprar...e essa queda de temperatura realmente me chamou bastante a atenção, o ventilador extra não é só efetivo para a fonte mas para o sistema também! E quanto a ficar favelação, achou mesmo que fico feio? Eu achei bem irado! Logo que eu comprar o serra copos de 76mm e de 115 mm eu vou começar a serrar meu gabinete, e posto as fotos das modificações insanas em busca de alguns graus a menos!

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até o momento não to tendo nenhum galho com minha ST, e Deus queira que eu nunca venha a ter! Acho que os problemas comentados é de alguma série/lote que veio com defeito...a minha não tem 1 semana ainda, por enquanto tá normal.

Mas valeu pela dica, qualquer problema que eu venha ater e soluções que eu venha a encontrar eu procuro aquele tópico maluco ali da ST-400WAP estranha e posto uma resposta!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...