• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
MKTZEN

2 fontes no pc

5 posts neste tópico

<font color='#000000'>Gostaria de informações de como ligar duas fontes no mesmo micro de modo que ao ligar a primeira fonte a segunda também comece a funcionar....

Valeu...</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000080'>Isso é bem fácil. Ligar uma fonte ATX é simplesmente ligar o fio verde com um dos pretos do conector que vai na placa-mãe. Se você quer ligar uma fonte ATX sem placa-mãe é só fazer isso.

Para ligar duas ou mais fontes na mesma máquina (para diminuir a carga sobre cada fonte individualmente) é só definir uma fonte como "primária" (isso é para facilitar a explicação ok, revista nenhuma vai ter esse termo) e das outras fontes, corte apenas os fios verdes do conector original e ligue-os aos da fonte primária. Ligue também um dos fios pretos de cada fonte extra a um da fonte primária. Isso vai interligar o referencial de terra das fontes (o "0 volt"). Geralmente se usa o preto do lado do verde.

Fazendo isso, todas as fontes serão ligadas ao pressionar o botão do gabinete, pois todas estarão sendo fechadas simultâneamente no terminais verde e preto.

Só uma pergunta: onde você vai acomodar mais de uma fonte no gabinete?</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>Eu gostaria de acressentar mais uma dica sobre interligar as fontes.

Acho que seja aconselhável Ligar nos fios amarelo, vermelho, azul, branco e laranja, um dido. Pode ser do tipo usado normalmente em fontes retificadoras como o 1n4007.

Ele servirá como proteção a fonte. Se uma das fontes por exemplo, faltar a tensão de +12V, o diodo ligado nela ficará polarizado reversamente impedindo a passagem de corrente reversa. Isto impedirá a queima da segunda fonte e o PC continuará funcionando.

Se uma das fontes parar de funcionar, ela servirá de carga para a outra que estiver em funcionamento. De primeira ela irá explodir literalmente o capacitor de Filtro além da queima de outros componentes, irá gerar um Pico de tensão na sua placa mãe e até a passagem de tensão não filtrada, o que  poderá danificá-la também.

CUIDADO!

No caso de dúvida procure um técnico em eletrônica de sua confiança. Num dá para sair fazedo "testes". Placa mãe e um equipamento muito sensível.</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>você não pode colocar o diodo simplesmente porque você perderia 0.7v em cada um ... nos 12v talvez não fisesse tanta diferença mas nos 3.3 ha ia fazer e c não iria utilizala mais de forma correta ...

ou você utiliza uma fonte preparada para redundancia ou então corre o risco de ela c tornar uma carga uma coisa q é bem difícil de acontecer pois pra isso a SAIDA dela teria q entrar em curto ... o q em fontes chaveadas não costuma acontecer ..</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>Concordo que com o diodo 1n4007 temos uma perca de 0,7V e isto seria significativo na fonte de 3,3V que irá cair para 2,6V ou seja, perderia aproximadamente 20% de sua potência máxima.

Podemos diminuir esta perca usando diodos que nos dá uma perca de 0,3V ou +/-10% da Potência máxima.

Uma fonte será carga para outra não somente quando a saída de uma entrar em curto, mas também quando uma gerar tensão de saída menor que a outra. Vale lembrar também que as fontes estão polarizando uma a outra reversamente. Mesmo se as duas fontes forem do mesmo fabricante e modelo, elas teram o seu tempo de disparo diferentes entre si. Uma terá tensão de saída primeiro que a outra. A segunda terá uma tensão reversa na sua saída enguato ela não armar. Por isto a necessidade do diodo.

Isto acontece por não existir fonte ideal.</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0