Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

2 fontes no pc


MKTZEN

Posts recomendados

Isso é bem fácil. Ligar uma fonte ATX é simplesmente ligar o fio verde com um dos pretos do conector que vai na placa-mãe. Se você quer ligar uma fonte ATX sem placa-mãe é só fazer isso.

Para ligar duas ou mais fontes na mesma máquina (para diminuir a carga sobre cada fonte individualmente) é só definir uma fonte como "primária" (isso é para facilitar a explicação ok, revista nenhuma vai ter esse termo) e das outras fontes, corte apenas os fios verdes do conector original e ligue-os aos da fonte primária. Ligue também um dos fios pretos de cada fonte extra a um da fonte primária. Isso vai interligar o referencial de terra das fontes (o "0 volt"). Geralmente se usa o preto do lado do verde.

Fazendo isso, todas as fontes serão ligadas ao pressionar o botão do gabinete, pois todas estarão sendo fechadas simultâneamente no terminais verde e preto.

Só uma pergunta: onde você vai acomodar mais de uma fonte no gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria de acressentar mais uma dica sobre interligar as fontes.

Acho que seja aconselhável Ligar nos fios amarelo, vermelho, azul, branco e laranja, um dido. Pode ser do tipo usado normalmente em fontes retificadoras como o 1n4007.

Ele servirá como proteção a fonte. Se uma das fontes por exemplo, faltar a tensão de +12V, o diodo ligado nela ficará polarizado reversamente impedindo a passagem de corrente reversa. Isto impedirá a queima da segunda fonte e o PC continuará funcionando.

Se uma das fontes parar de funcionar, ela servirá de carga para a outra que estiver em funcionamento. De primeira ela irá explodir literalmente o capacitor de Filtro além da queima de outros componentes, irá gerar um Pico de tensão na sua placa mãe e até a passagem de tensão não filtrada, o que  poderá danificá-la também.

CUIDADO!

No caso de dúvida procure um técnico em eletrônica de sua confiança. Num dá para sair fazedo "testes". Placa mãe e um equipamento muito sensível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

você não pode colocar o diodo simplesmente porque você perderia 0.7v em cada um ... nos 12v talvez não fisesse tanta diferença mas nos 3.3 ha ia fazer e c não iria utilizala mais de forma correta ...

ou você utiliza uma fonte preparada para redundancia ou então corre o risco de ela c tornar uma carga uma coisa q é bem difícil de acontecer pois pra isso a SAIDA dela teria q entrar em curto ... o q em fontes chaveadas não costuma acontecer ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo que com o diodo 1n4007 temos uma perca de 0,7V e isto seria significativo na fonte de 3,3V que irá cair para 2,6V ou seja, perderia aproximadamente 20% de sua potência máxima.

Podemos diminuir esta perca usando diodos que nos dá uma perca de 0,3V ou +/-10% da Potência máxima.

Uma fonte será carga para outra não somente quando a saída de uma entrar em curto, mas também quando uma gerar tensão de saída menor que a outra. Vale lembrar também que as fontes estão polarizando uma a outra reversamente. Mesmo se as duas fontes forem do mesmo fabricante e modelo, elas teram o seu tempo de disparo diferentes entre si. Uma terá tensão de saída primeiro que a outra. A segunda terá uma tensão reversa na sua saída enguato ela não armar. Por isto a necessidade do diodo.

Isto acontece por não existir fonte ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...