Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte Sattélite 500W


Meiraneto

Posts recomendados

  • Membro VIP

niloleite

Existem fontes genéricas que funcionam anos seguidos e outras, queimam na primeira vez que são ligadas! É esse o grande dilema. Não há uma confiabilidade, mas isso não quer dizer que uma genérica como a sua, não segure sua configuração.

Além disso, essa série SW é outra e assim, pode trazer melhores componentes que a LC B500E. O fato de não aquecer muito é um bom indicativo de que a fonte trabalha normal e de que pode durar muito.

Para uma escolha boa e de bom preço, escolheria uma ST.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Meiraneto@25 de setembro de 2005, 12:05

niloleite

Existem fontes genéricas que funcionam anos seguidos e outras, queimam na primeira vez que são ligadas! É esse o grande dilema. Não há uma confiabilidade, mas isso não quer dizer que uma genérica como a sua, não segure sua configuração.

Além disso, essa série SW é outra e assim, pode trazer melhores componentes que a LC B500E. O fato de não aquecer muito é um bom indicativo de que a fonte trabalha normal e de que pode durar muito.

Para uma escolha boa e de bom preço, escolheria uma ST.

Valeu, vou ficar de olho nela, qualquer anormalidade troco rapidinho... té mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Caro Meiraneto, tenho um Athlon XP 2.6+, placa-mãe MSI K7N2G-L, 1GB de memo Kingston PC3200 em dual channel, 2 HDS de 40GB, Leitor de DVD, Gravador de CD's (em breve de DVDs) e já encomendei uma geforce 6600GT.

Minha atual fonte é genérica e aguenta a barra da config atual meia boca (sem VGA) e como acabei e comprar parcelado a VGA não tenho grana pra bancar uma fonte Seventeam 420WW reais.

Queria saber se eu comprar uma fonte desta que você usou no teste, pois no PY é baratinho, e deixar exclusivamente pra AGP, utilizando o esquema que o pessoal aqui do Fórum ensina ligando 2 fontes ATX na mesma máquina, será que aguenta a bronca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá

Não sou muito favorável ao uso de duas fontes alimentando um mesmo componente! Ao ligar uma fonte exclusiva para a VGA, é preciso levar em consideração que também haverá alimentação dela, proveniente do SLOT e consequentemente, da fonte principal. Muitos colegas fazem esse arranjo e funciona, mas como disse, não sou favorável a essa opção.

Minha preocupação maior não é o fato de funcionar e trazer algum risco e sim, já na energização do sistema, ocorrendo algum imprevisto na dupla alimentação, possa provocar danos à VGA!

Para aliviar a barra da fonte principal, prefiro alimentar os componentes que não recebem alimentação da placa-mãe, como hds, cdrom, floppy, fans, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre tive uma dúvida em relação a estes valores de potência nominal que vêm nas fontes genéricas. Esses 500W podem estar indicando o consumo da fonte em vez de indicar o quanto ela fornece ao pc? Poderia ser esta uma forma dos fabricantes colocarem uma meia-verdade na especificação do produto, não ter questionamento de algum orgão regulador, e nos passar para trás? Valeu,

e.t.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não! O valor fictício informado nas etiquetas das fontes genéricas não referem-se ao consumo delas.

Uma fonte não "consome" quase nada quando em vazio, sem carga considerável!

Resumindo o problema diria que, um equipamento não pode fornecer 20A numa linha se nessa linha estiver presente um componente fundamental que suporte apenas 10A! É isso que se vê nas fontes vagabundas que estão no mercado. Mesmo que conseguissem segurar por instante de pico, não é isso que um PC parrudo precisa! Um PC nessas condições pode precisar de 12A em média na linha de 12V, mas não funcionará se essa linha somente fornecer 10A em média e 20A de pico(instantâneo)! É isso que os fabricantes prometem! O que precisamos é de informação confiável....e isso não ocorre!

Veja o que encontramos quando abrimos uma Sattélite de 500W:

Diodos que suportam 16A, mas que estão presentes em uma linha que diz suportar ou fornecer 22A!

Ao abrir uma Seventeam ou outras de marca, observamos diodos que suportam 30A e prometem somente 18 a 22A! Percebeu a diferença?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Meiraneto@05 de outubro de 2005, 23:04

Não! O valor fictício informado nas etiquetas das fontes genéricas não referem-se ao consumo delas.

Uma fonte não "consome" quase nada quando em vazio, sem carga considerável!

Resumindo o problema diria que, um equipamento não pode fornecer 20A numa linha se nessa linha estiver presente um componente fundamental que suporte apenas 10A! É isso que se vê nas fontes vagabundas que estão no mercado. Mesmo que conseguissem segurar por instante de pico, não é isso que um PC parrudo precisa! Um PC nessas condições pode precisar de 12A em média na linha de 12V, mas não funcionará se essa linha somente fornecer 10A em média e 20A de pico(instantâneo)! É isso que os fabricantes prometem! O que precisamos é de informação confiável....e isso não ocorre!

Veja o que encontramos quando abrimos uma Sattélite de 500W:

Diodos que suportam 16A, mas que estão presentes em uma linha que diz suportar ou fornecer 22A!

Ao abrir uma Seventeam ou outras de marca, observamos diodos que suportam 30A e prometem somente 18 a 22A! Percebeu a diferença?

Tudo bem, eu já tinha entendido isso. Não quis dizer que ela consome alguma coisa quando em vazio, e sei que a qualidade (ou falta de) dela vai além desta questão e que é realmente uma falta de respeito com o consumidor essas informações ilusórias colocadas na etiqueta. Me desculpe se não fui preciso no questionamento, pois realmente sou leigo no assunto. Mas o que eu estava questionando é mais em relação à eficiência da fonte; por exemplo, fontes boas têm em suas especificações a indicação que a eficiência delas é, normalmente, >65%. Isso quer dizer que se ela precisa fornecer 200W ao sistema, ela terá que "puxar" da rede elétrica 308W? É isso ou estou viajando nessa questão da eficiência? Se for, faria sentido que uma fonte ruim tivesse uma eficiência de aproximadamente 50%. O que indicaria que 500W é o tanto que ela precisa para fornecer 250W para o sistema, e que passando disto ela pede arrego (como foi constatado nos testes, pois fornecendo 260W ela não aguenta mais).

Desculpe se estou falando bobagem, isso é só uma hipótese que tinha me passado pela cabeça. Por favor, me esclareça esta questão, até mais,

e.t.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

"Satélite: mande seu PC para o espaço!!!"

Bom, por questõe$ vária$ comprei uma.

Sabendo que era ruim, experimentei usar um

transformador (saída 12V/500mA) para tocar os ventiladores

do sistema (CPU & gabinete 92mm e um 60mm para

ventilar o HD), com uma chave para ligar fonte e

transf. ao mesmo tempo.

A ideia era deixar a fonte menos solicitada, apenas

para a placa-mãe, cpu, pv e drives (HD SATA e CDRW).

Parece que funcionou: 3,3V fica em 3,18, 5V em 5,11

e 12V em 11,7. Para uma fonte miserável como esta,

creio que os números estão razoáveis.

Ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Alter@17 de outubro de 2005, 03:01

"Satélite: mande seu PC para o espaço!!!"

Bom, por questõe$ vária$ comprei uma.

Sabendo que era ruim, experimentei usar um

transformador (saída 12V/500mA) para tocar os ventiladores

do sistema (CPU & gabinete 92mm e um 60mm para

ventilar o HD), com uma chave para ligar fonte e

transf. ao mesmo tempo.

A ideia era deixar a fonte menos solicitada, apenas

para a placa-mãe, cpu, pv e drives (HD SATA e CDRW).

Parece que funcionou: 3,3V fica em 3,18, 5V em 5,11

e 12V em 11,7. Para uma fonte miserável como esta,

creio que os números estão razoáveis.

Ou não?

e da pra confiar nisso , se esqueceres de ligar o transformador ou se ele queimar e o computador continuar operando ????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
o q você fez tudo no seu mod??

quaria faze também na minha

por favor fala aí...

Amigo

Para fazer essas modificações, primeiro precisa entender sobre componentes, equivalência, o que será "aumentado", etc. Dê uma lida com mais calma e procure pelos detalhes!

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Meiraneto@30 de março de 2005, 16:05

Essa LCB 500E é muito fraca! Posso falar dela, pois tenho 3 delas aqui, só pra minha "diversão"....tentar melhorar e fazer experimentos. É uma fonte muita capada, simples e que não é muito confiável para o uso em máquinas medianas. Para PCs mais simples, não deve apresentar problemas, além dos possíveis e incertos de uma FSV.

vi que você manja bastante de fontes, e conhece bem a satellite... você tem alguma informação precisa sobre a fonte da satellite SATA-545K8SATA-545K8,

ela aguenta mesmo os 400 watts reais q promete? e os 28 A na linha 12V?

valeu aí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí, eu estou com uma fonte da Coletek 400W que erroneamente informa que a linha de 12V pode fornecer 18V. Mas para o meu sistema (vide assinatura) até agora está tudo OK, mas no caso de uma config com: ATL 3.0 64 + A8N + 1024 DDR400 + 6600GT, usar essa fonte é morte certa do sistema, não concordam? Uma 7T 420W é a solução totalmente segura? deve ser, pois a config acima requer no minimo 350W Reais, estou certo? :goff:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigos

Conheço a Satéllite LCB 500E, mas não todos os demais modelos dessa marca!

Não posso falar sobre a série 548sata ou outros....

Quanto às melhorias, posso dizer que existem muitas maneiras de melhorar uma LCB 500E, mas não será possível transformá-la numa ótima fonte! A simples troca dos componentes de força bruta(transistores, diodos schottkys, etc) já trazem alguma melhoria e pode ser ainda melhor, se trocar também os dissipadores. Essa é uma forma simples de modificar a fonte e a tornará mais robusta quanto à possibilidade de queima por altas temperaturas, mas ainda será uma fonte de qualidade inferior.

Usar duas dessas fontes é ter em dobro, um produto de pouca qualidade! Melhora, mas nada que resolva todo o problema.

Para uma máquina comum, uma fonte de potência real é muito indicada. Para um PC de ponta, torna-se obrigatório o uso de uma fonte com F! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Meiraneto@19 de outubro de 2005, 04:22

Amigos

Conheço a Satéllite LCB 500E, mas não todos os demais modelos dessa marca!

Não posso falar sobre a série 548sata ou outros....

Quanto às melhorias, posso dizer que existem muitas maneiras de melhorar uma LCB 500E, mas não será possível transformá-la numa ótima fonte! A simples troca dos componentes de força bruta(transistores, diodos schottkys, etc) já trazem alguma melhoria e pode ser ainda melhor, se trocar também os dissipadores. Essa é uma forma simples de modificar a fonte e a tornará mais robusta quanto à possibilidade de queima por altas temperaturas, mas ainda será uma fonte de qualidade inferior.

Usar duas dessas fontes é ter em dobro, um produto de pouca qualidade! Melhora, mas nada que resolva todo o problema.

Para uma máquina comum, uma fonte de potência real é muito indicada. Para um PC de ponta, torna-se obrigatório o uso de uma fonte com F! :D

E ai Meiraneto beleza, cara é o seguinte, to para fazer um upgrade total do meu sistema, digo, plataforma 64 e PV barramento PCX, como eu descrevi acima, a minha fonte Coletek 400W está segurando legal até agora, então sem mais enrrolação, vou precisar de uma fonte realmente potente, então não vou te perguntar qual é a melhor (porque isso é idiotice), te pergunto, na tua preferência pessoal: Enermax, Tt ou Seventeam? qual te agrada mais. Se tu achar a pergunta suficientemente consideravel para responder, por favor responda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Veja bem. Existem várias marcas de fontes que são boas e confiáveis, mas como no terceiro mundo demora a chegar(de fato)....fico somente com as que a galera usa e comenta. Tt, ST, Enermax e outras tantas, são muito bem aceitas. Umas mais que outras.

Uso uma ST 400Wap e já a abri para conhecê-la melhor. É uma fonte boa, bem montada e com bons componentes. Isso tudo, somado a um preço bom, nos leva a adquirir um ótimo produto!

Lembro que nenhuma fonte é infalível!! Mesmo um produto de marca renomada e alta qualidade, poderá apresentar problemas, mas a confiança que nos passa é muito maior que com as genéricas.

Para máquinas rodando na casa dos 3GHz, PVs cada vez mais potentes, além de HDs e outros componentes de alto desempenho, devemos pensar sempre em algo fornecendo um mínimo de 350W REAL!!!! Para isso, devemos escolher um produto que seja confiável e não, que apresente na sua etiqueta, uma mentira de 600W!

Procure ler a opinião de usuários desses produtos e principalmente, procure reviews de sites sérios e confiáveis. Coisas do tipo: " uso uma LCB 500E com meu P4 3GHz e nunca tive problemas", é uma furada! Essas fontes não estão preparadas para suportarem configurações atuais! É uma questão de lógica!

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Meiraneto( e se alguem mais tiver informações, por favor ajudem),

vi que você manja bastante de fontes, e conhece bem a satellite... você tem alguma informação precisa sobre a fonte da satellite SATA-545K8SATA-545K8,

ela aguenta mesmo os 400 watts reais q promete? e os 28 A na linha 12V?

http://www.satellitebr.net/v2/produtos.asp...400Wats%20Reais

Valeu.

ABIT A8N fatal1ty SLI

athon64 3000 venihce

mem 2X 1GB, MOSEL, CHIP Samsung tccc

2X HD SATA 250 raid

Geforce 6200, 256MB

FONTE 400W reais, 12V = 28A

DVD LG 565

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok.

Não dá para afirmar se suporta os 400W sem testar ou mesmo, abrindo e checando a capacidade dos componentes principais!

Essa Satéllite é de uma nova série e ainda não usei ou testei. Pode ter melhorado!

Para suportar 28A na L12, precisa ter um diodo schottky de 30A. Esse diodo é bem maior do que os tradicionais de 10, 16 e 20A normalmente encontrados em fontes genéricas.

Abri uma K Mex esses dias e notei que na L12 tem um diodo de 30A. Apesar disso, o produto é indicado como sendo de 250W e seu custo é de 80 reais. Como ainda assim, achei que é meia boca, retirei esse diodão de 30A e o usei na minha Satéllite Mod by Meiraneto! Agora, a fonte Mod tem diodos fortes em todas as linhas! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caro amigo meiraneto você saca muito de fonte! esta de parabens pelo teste que você fez com a satelite! uma boa fonte que você poderia testar e uma vcom ap450x 12 cm todo mundo falava mal dela mas depois que as pessoas iam testando se arrependiam do que falavam isso tudo era preconceito pela marca ser vcom!! acho que sou o cara que tem essa fonte aqui no forum que sobrecarrega mas pois tenho uma 6800nu em over e um atlhon 64! da uma olhada na minha assinatura ai você vai ver o que tem ligada nela!! e bastante coisa! minha voltagens são: na linha dos 12 volts varia entre 11,712 ,11,648, 11,584, na linha de 3,3 volts fica em 3,312 sem variacao. e na de 5 volts fica em 5,053 a 5,026 mas e mas difícil de variar! o que varia mas e a linha de 12 volts mesmo! mas tambem a fonte tem muita coisa ligada! essa fonte tem 423 wats reais! gostaria de saber o que você acha dela ! tem um topico so meu falando dessa fonte!.. se poder responder agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...