Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

quanto custa este serviço?


SpT_King_James

Posts recomendados

Olá, preciso de ajuda!!

quanto custa este serviço?

a administradora de uma clínica ortopédica de médio porte me chamou para fazer manutenção nos computadores da clínica, mas de início, ela gostaria de que toda a rede fosse reconfigurada e instalada.

Já existe o cabeamento, para 6 computadores, 1 computador central na recepção (o servidor) e mais 5 para os consultórios, onde os médicos ligam aos laptops. Porém suspeita-se que o cabo em um dos consultórios esteja ruim.

Quanto custaria este serviço, o de verificar o cabeamento (refazer, se for o caso) e instalar a rede, para compartilhar internet (velox empresarial) ?

Além disso, vou ter de dar manutenção nas máquinas (backup, formatar, e reinstalar); isso eu já faço, e eu cobro entre R$ 30 e R$60 por máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz um serviço parecido, só que com 3 máquinas. Formetei, reinstalei tudo, deixei funcionando com todos os programas básicos e compartilhei a internet. Cobrei R$80,00 mas ainda achei barato.

No seu caso, com 6 máquinas e todo esse serviço, desde o cabeamente até a configuração, backup e tal... eu cobraria entre R$400,00 a R$500,00... opinião pessoal.

Um fator que pode encarecer seu serviço é justamente se precisa ou não trocar o cabeamento. Se precisar você cobra mais caro...

Espero ter ajudado!

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por SpT_King_James@13 nov 2004, 02:02

:unsure: embora os valores não estejam muito claros pra mim :tantan:, pelo menos deu pra ter uma ideia da faixa.....

Caro James,

é exatamente isso que acontece: se não está claro para você que vai prestar o serviço (algo muito difícil de se conceituar) e receber por ele, imagine para seu cliente quando ele perguntar:

Por que você está me cobrando esses valores?

E a partir da resposta, a maioria dos técnicos trabalha de graça.

Veja que os valores postados aqui não são justificados em cima de custos e o que é pior o profissinal não está satisfeito com o que recebeu.

Lembre-se que REDE é dor de cabeça na certa.

Se você não sabe EXPLICAR cada R$ em seu valor cobrado ou das duas uma: o você está pagando para trabalhar ou super-faturando o preço.

Lembre-se que você vai PEGAR uma rede que pode lhe trazer muitas surpresas e a maior parte indesejáveis.

Por isso ao invés de terça você DAR o preço que tal dispender umas 4 horas para pelo menos conhecer essa rede: infra-estrutura, cabeamento, condições das estações, nível dos usuários, etc.

Se um técnico quer se valorizado desde o início, ele deve ser profissional desde o primeiro contato com o cliente.

Em outro Forum, postei uma pesquisa sobre valores cobrados por técnicos e a conclusão é que a maioria paga para trabalhar, o que é pior do que trabalhar de graça. Prefiro a segunda.

Teve um técnico que cobrava R$ 25 por hora técnica, sendo que o custo de sua hora é R$ 32, ou seja se ele trabalha 10 horas para o cliente ainda é obrigado a dar R$ R$ 70 pelas 10 horas.

É realmente trágico se não fosse cômico, depois de 10 horas de trabalho duro o cliente perguntasse: Quanto é seu serviço?

Nada! E ainda estou lhe devendo R$ 70! Posso parcela meu débito em duas vezes? R$ 35 de manhã e outros R$ 35 à tarde?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Quemel:

sua resposta foi excelente :palmas: , há tempos que eu não lia algo tão "pé no chão".

Vou me apresentar, para não parecer um leigo perdido tentando ganhar dinheiro apenas lendo manuaizinhos ou de treinamento básico: eu estou no oitavo período de Engenharia de Computação na UFES (Federal do ES), me formo ao final do décimo período.

Quanto ao que você disse, eu estou cursando uma disciplina chamada Economia da Engenharia I. E alguns conceitos básicos de Microeconomia, como Custo de Oportunidade, Custos Explícitos e Implícitos, têm a ver com o que você postou sobre o cara pagar para trabalhar.

Às vezes dá tanta dor de cabeça consertar um computador, que eu gasto 5, 6 horas trabalhando nele pra ganhar R$50,00. O meu custo de oportunidade (minhas 6 horas de mão de obra que poderiam ser investidas em outra coisa) revela exatamente a conta que você disse, eu estava pagando pra trabalhar.

Mas o que eu mais gostei, foi o fato de o cara saber justificar o preço que ele está cobrando. É um serviço que exige conhecimento, além disso, dá muita dor de cabeça quando dá errado....

Valeu mesmo pela dica, e eu vou fazer mesmo uma avaliação de cada computador daquela rede.

Mais uma coisa: da sua pesquisa, quais preços você sugeriria num caso "comum", assumindo que poderiam aparecer algumas complicações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi, não estou fazendo flood... é q esta mensagem não tem nada a ver com a anterior.

Eu postei a resposta anterior pensando que meu tópico estivesse em Redes. Mas ele foi movido pra este grupo aqui, e só fui perceber isso agora.

Realmente meu tópico tem a ver com este grupo de discussão, eu nem percebi que ele existia....

Vou dar uma sondada nas outras mensagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu não tenho uma noção muito concreta do preço a se cobrar nesses serviços, mas acho que acima de tudo o profissional deve valorizar o seu serviço, já que exige uma boa dose de paciência e sobretudo o seu conhecimento. Basicamente você está vendendo o seu conhecimento na área para poder arrumar a rede que te pedem.

Como o outro colega disse, penso que o mais profissional seja você fazer uma avaliação de todas as condições da rede para prever todas as possibilidades de dor de cabeça e de tempo que você gastará e ai sim dar o seu preço.

Não sou formado em nada, só curioso, mas frequentemente faço uns serviços desse tipo... não que eu seja picareta, só que já trabalhei em Lan House e tenho um conhecimento mínimo para executar alguns pequenos serviços. Mas mesmo assim entra o bom senso. Quando alguém me solicita um serviço, primeiro faço uma visita para saber das condições do trabalho e mesmo se conseguirei executá-lo e só ai dou o meu preço.

Bom, espero ter ajudado...

falou cara!

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por SpT_King_James@13 nov 2004, 15:08

Mais uma coisa: da sua pesquisa, quais preços você sugeriria num caso "comum", assumindo que poderiam aparecer algumas complicações?

Caro James,

não dá para "chutar" um valor para o seu serviço, pois só você o conhece. Se você utilzar acesso discado o preço é diferente se você acessa em banda larga. Vai de carro, a pé ou ônibus?

Sugiro que você utilize a planinha de custos da Consultoria Doméstica em Informática postada aqui no Forum, pelo menos saber qual é o custo dos seus serviços e a partir dele saber o quanto você quer ganhar?

Atualmente os técnicos fazem o contrário e no melhor estilo Casas Bahia, perguntam ao cliente: Quer pagar quanto?

Técnico que faz leilão de preços, não vale o que os clientes pagam.

Em 2005 estarei lançando o "Manual do Consultor Doméstico em Informática" que dentre outros tópicos pretende lançar luzes sobre o assunto: "Como cobrar por serviços profissionais em Informática".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...