Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Formatar para obter melhor performance!


J. Bravo

Posts recomendados

É um arquivo que o windows cria no HD para usar como se fosse memória ram. Ele coloca ali arquivos de uso menos frequente que os que estão na ram, ou até coloca os de uso atual caso a ram esteja lotada. Recebe o nome de pagefile.sys no xp, 2k e de win386.swp no 9x Me.

Tem até um tópico muito bom falando de como compartilhar o arquivo de paginação aqui no fórum. Vale a pena ler com calma. :bye:

Por isso da preocupação de torná-lo o mais rápido possível, o mais eficaz possível como tão falando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

No fdisk tem essas opções(fat16, fat32 e ntfs) quando formata ? Para fazer isso pode ser utilizado o PartitionMagic?

Suas partições estão assim :

6,2GB - Windows (NTFS)

2GB - Page Files (FAT16)

8GB - Games (FAT32)

8GB - Games (FAT32)

8GB - Games (FAT32)

6,2GB - Programas e Músicas, etc." (FAT32)

Certo?

Me desculpe pelas perguntas básicas mas sou um completo leigo nesse assunto. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor é limitar o mínimo e o máximo para 1,5x, independente do tamanho da memória, lembrando que o Windows pagina aquilo que não está sendo muito utilizado.

Se o seu computador está ficando lento por causa da memória virtual, está paginando muito, o que significa que seu micro precisa de um Upgrade.

Fat 16 é a mais rápida porém se não me engano o tamanho máximo é de 2gb.

Usar partição exclusiva para memória virtual é bom porque não fragmenta, porém se você fizer Ugpgrade de memória, como você vai aumentar a partição ? Usando Partition Magic ????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Postado Originalmente por J. Bravo@12 de novembro de 2004, 05:14

Pessoal, por várias vezes já formatei o HD, e na maioria das vezes que formatei era por performance, ou porque já estava na hora mesmo de renovar o Sistema, ou uma maneira melhor para ganhar performance usando partições, NTFS, FAT32...

No momento meu HD 40GB  da Maxtor.

Já formatei usando apenas uma partição NTFS, o desempenho não é dos melhores mas o sistema era muito confiavel, quando dava pau, não parecia aquela tela chata para verificar o sistema.

Formatei usando apenas uma partição FAT32, o desempenho melhorou mas havia muito despedicio e o sistema não era muito confiavel, ainda eu preferia o NTFS.

Formatei usando 2 partições FAT32, o desempenho melhorou um pouco por eu ter colocada os arquivos de paginação na partição que o windows não estava instalado.

Formatei usando várias partições(6) , uma Windows (NTFS) maior que 8GB, as outras (FAT32) menor que 8GB para Page Files (Arquivos de paginação, conhecida como memória virtual também), Games e Programas. O desempenho melhorou muito.

Formatei usando todas as partições(6) usando FAT32 menores de 8GB e o desempenho melhorou ainda mais.

Formatei usando 5 partições FAT32 e 1 FAT16 para Page Files (Vi no Baboo se não me engano que isso melhorava o desempenho). O desempenho melhorou um pouco.

Formatei igualmente acima só que a partição para Page Files que antes eu coloca por último, agora apenas depois do Windows que é a primeira. O desempenho melhorou muito ( a barra do Windows para inicializar que no inicio era de 6 caiu para 1, antes quando colocava a page files em último era de 3 barras)

Hoje as partições estão assim:

6,2GB - Windows

2GB    - Page Files

8GB    - Games

8GB    - Games

8GB    - Games

6,2GB - Programas e Músicas, etc.

Assim foi que eu obtive melhor performance, melhorou muito com relação ao inicio, não foi apenas FAT32 ou NTFS, como são as principais dúvidas, mas de como particionei o HD.

Mas vocês talves se perguntam, e o despedicio causado pela partição FAT32 e FAT16 por causa dos tamanhos dos clusters, já que o ideal seria 4kb em NTFS em um HD de 40GB, Com FAT32 ficaria 32kb.

Bom... em FAT32 fica deste tamanho porque está se usando uma partição de 40GB, se fizer como eu, as partições com menos de 8GB irão ficar com 4kb, mesma do NTFS, assim ficando sem o despedicio que seria com 32kb cada cluster.

Mas e a FAT16?

Bom esta está com 32kb porque a partição é de apenas 2GB, se for de 4GB que é o tamanho máximo para FAT16, ficaria com 64kb cada cluster.

Como esta partição é apenas usada para Page Files, não tem problema.

O ideal é sempre ter uma partição apenas para Page Files, como é feito com Linux.

Espero que isso seja util a alguém, e garanto para quem formatar mais ou menos assim que irá melhorar a performance.

Abraços!

falou!

j.bravo quanto aos clusters do fat32 em partioçoes maiores que 8G meu hd e particioando em 2 de 20G e o os clustres sao de 16kb e to querendo diminuir para

4kb .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu HD é de 80GB, eu fiz uma partiçao de 1.9GB pra arquivo de paginaçao utilizAndo o sistema FAT(tinha as opções fat,fat32,ntfs)...esse fat é o fat16?

Na opção tamanho inicial e tamanho maximo como é melhor configurar? no tamanho maximo coloquei o tamanho da partiçao inteira... eu coloco o que na inicial?

valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...