Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como melhorar ventilação?


yvan

Posts recomendados

Tenho um processador XP2000+, placa-mãe ECS K7VTA5, um gabinete Satellite P4... fiz uma figura para saberem como é meu gabinete por dentro... esta em:

http://www.yvanalmeida.hpg.ig.com.br/gabinete.jpg

Ele já tem um FAN que veio no gabinete, que fica na lateral dele(como mostra o nº 1 da figura), eu tenho mais 2 FANs, de fontes queimadas, para colocar, gostaria de saber qual o melhor local para colocá-los?

Primeiro pensei no bássico, um na frente em abaixo(no nº 2) e um exaustor(no nº 5), mas como já tem um em baixo(o que veio com o gabinete) acho que não precisa ali... normalmente falam que na parte de traz é bom colocar exaustor, mas eu estava pensando em colocar no lugar nº 5 um para jogar ar no cooler do processador(pois estará pegando ar de fora e fica a 10cm do processador) e colocar um exaustor no local das baias de baixo, o que acham?

Aceito sugestões..

Valeu

Yvan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom cara eu tenho um satellite com a descrição muito parecida...

o meu é um 200K..

eu fiz assim.. meti 2 ventiladores na frente... e um atrás em baixo da fonte...

mas antes eu mandei corta aquela grade de metal q vem com o gabinete... porque aquilo de acordo com alguns sites segura até 70% do vento q o fan pode mandar..

corte e coloquei uma grelha atrás.. na frente nem coloquei porque tem a parte q esconde...

mas tu tem q ver uma coisa quando pensar em diminuir a temperatura...

tem q ter o mesmo número de ventiladores jogando ar para dentro e para fora..

no meu caso...

dois na frente como ventiladores e dois atrás (o que eu coloquei + o da fonte) como exaustores...

tá certo q meu micro não tem muita dissipação de calor... mas tipo quando eu usava gabinete de 3 baias ele resetava direto sozinho... agora não mais...

e sempre pensa assim.. o ar quente tende a subir.. então coloca exaustores na parte de cima... e ventiladores em baixo pra pegar um ar teoricamente mais frio....

espero ter ajudado.. e desculpa pelo texto...

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Postado Originalmente por Dr Hardware@01 Mar. 2003,03:53

aí..

basicamente

Atras : Exaustor

Frente : Insulflando (tá certo isso ??)

Baixo : Insulflando

Cima: Exaustor

entendeu ??

falou.. :-BEER

Usei esse mesmo esquema e melhorou bastante. Mas com um bom cooler na placa-mãe e no processador pode melhorar bem mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

... eu tenho mais 2 FANs, de fontes queimadas, para colocar, gostaria de saber qual o melhor local para colocá-los?

Primeiro pensei no bássico, um na frente em abaixo(no nº 2) e um exaustor(no nº 5),...

Também tenho um gabinete Satélite P4, e quero melhorar a sua ventilação.

1.º) Esses FAN's de fontes queimadas na verdade funcionam como exaustores, correto?

2.º) Os parafusos de fixação deles se encaixam perfeitamente nos furos correspondentes do painel traseiro do gabinete, no seu caso aí o lugar nº 5?

3.º) Eles ou outros similares são encontrados isoladamente à venda no comércio? (Aqui em Natal, RN, não estou encontrando e não tenho nenhuma fonte queimada.)

4.º) Como eu sei se minha fonte suporta três ou quatro FAN's? Como sei se ela é de 400W ou 450W sem abrir o gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um cooler jogando ar frio na lateral ´´de frente´´´para placa mãe,um cooler em cima do gabinete como exaustor,e um cooler atrás como exaustor e um cooler na frente como ventilador.MAS É O BARULHO??ACHO QUE VAI FICAR MUITO ALTO...

E qual potência (W) a fonte deverá ter para suportar tudo isso? Qual o "cooler" ideal para funcionar como exaustor a ser instalado na parte superior traseira do gabinete, logo abaixo da fonte de alimentação? Tem que ser retirado de uma fonte? Ou existe isoladamente à venda no comércio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phoenyx@19 Abr. 2003,00:55

Eles podem ser encontrados em separado com certeza, é só perguntar por fans d 12cm2, c encaixam perfeitamente...

A fonte aguenta sim, na boa, tenho dois fans numa fonte d 300watts...

Mas no caso tem de funcionar como exaustor, isto é, que expulsa o ar quente do gabinete; se eu estiver errado me corrija, mas acho que não é um FAN qualquer que faz isso. Afinal, FAN é o mesmo que "cooler"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...