• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
leobus1974

Será que é?

5 posts neste tópico

Pessoal, gostaria de tirar uma dúvida. Comecei finalmente a fazer gravação de LP para Cd´s, graças a ajuda de alguns de vocês :rolleyes: , mas estava conversando com minha irmã hoje, e ela me perguntou se isso não seria um meio de pirataria. Agora fiquei na dúvida, não sei se perante a lei isso é legal, se alguém souber de algo, poderiam postar aqui ? Eu acho que não é, afinal, a conversão de LP para Cd é uma forma de Backup de uma mídia antiga que o dono dela não quer perder, o que vocês acham? Aguardo resposta.

Um abraço de Léo :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende de o que você quer copiar e pra qual finalidade.

Se você é o dono da mídia (LP) e quer tocar no carro ou salvar pra não perder, é legal (cópia de backup). Se o LP for de um amigo ou de outra pessoa e você quiser copiar, é pirataria, porque você não é o dono do que vai ser copiado.

Se você tá copiando pra distribuir para os amigos, seja recebendo alguma coisa de volta ou mesmo dando o cd, é pirataria, não importa se você tem algum ganho real ou nominal na brincadeira.

Cópia é permitida desde que seja com intuito de não perder o original, e desde que você seja dono do original e único dono da cópia.

Jogos de locadora, embora a lei considere a locação como propriedade temporária, é pirataria. E baixar arquivos que você não tenha disco original ou que o dono dos direitos intelectuais não tenha liberado de graça também é pirataria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria pirataria se você estiver convertendo LP's para MP3 e vendendo esses MP3.

Mas se alguém trouxer pra você o LP para você converter para ele, mesmo que você cobre por isso não é pirataria, pois você apenas estará vendendo os seus serviços e não as musicas contidas no disco.

Você não pode é fazer varias copias do mesmo LP e repassar a diversas pessoas, pois aí poderá ser considerado pirataria!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segundo legislação de direitos autorais(lei 9.610/98):

Art. 7º- São obras intelectuais protegidas as criações de espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como: (...)

            III - as composições musicais, tenham ou não letra.

Art. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades, tais como:

            I - a reprodução parcial ou integral;

            II - a edição;

            III - a adaptação, o arranjo musical e quaisquer outras transformações;

            IV - a tradução para qualquer idioma;

            V - a inclusão em fonograma ou produção audiovisual;

            VI - a distribuição, quando não intrínseca ao contrato firmado pela autor com terceiros para uso ou exploração da obra;

            VII - a distribuição para oferta de obras ou produções mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para percebê-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário;

IX - a inclusão em base de dados, o armazenamento em computador, a microfilmagem e as demais formas de arquivamento do gênero;

            X - quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.

Ainda resta esperança :D :

            Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

            (...) II - a reprodução, em um só exemplar de pequenos trechos, para uso privado do copista, desde que feita por este, sem intuito de lucro;

  XXVII – aos autores pertencem o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obra, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;

Ou seja, usar aquilo que te pertence é permitido, desde que voc~e não tenha nenhum tipo de ganho com isso (salvo o prazer de escutar seus LPs) mas que, se copiar pra alguém, cobrando ou não, é pirataria.

ARTIGO COMPLETO

PS. Pra terminar:

  Sendo a obra utilizada por terceiros, através de qualquer meio e forma previstos em lei - inclusiva pela Internet - que implique na incidência de direitos autorais, ao titular da obra deve corresponder a respectiva remuneração sob pena de locupletar-se aqueles, indevidamente, com o fruto do trabalho intelectual do autor, situação esta não admitida pelo nosso ordenamento jurídico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0