• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
ctrl+z

dual boot

8 posts neste tópico

Olá. Estou tendo problemas para instalar o WIN XPe o WIN 98 em meu HD.Alguém poderia me ajudar?

O caso é o seguinte:Meu HD é de 20G, e foi particionado da seguinte forma(com o fdisk):

C\>=6G >Windows xp home edition (ntfs)

D\>=8G >dados e programas (ntfs)

E\>=2,5G >WIN 98 (fat 32)

F\>=2,5G >livre para uso geral.

Fiz o seguinte: Instalei o WIN 98 no E: e ele funcionou normalmente.

Instalei o windows xp no C\> (ntfs).

Instalei um gerenciador de boot no D\>.

Acontece que depois que eu instalei o XP no C: não consigo mais inicializar o WIN 98. Eu ligo o micro, o gerenciador de boot apresenta um menu mostrando as opções de boot.

Quando escolho o C:, o XP inicializa normalmente, mas quando escolho o E: o WIN 98 não consegue iniciar (chega a aparecer a tela com as nuvens WIN 98... mas aí ele fica somente no prompt inclusive o chamando de C:).

A impressão que tenho é que mesmo sendo instalado no E:, o 98 gravou alguma coisa no C: que ainda estava em FAT 32, mas que quando recebeu o XP passou para NTFS fazendo com que o 98 não os encontrasse.

Outra limitação que tenho é o fato do meu WIN XP ter vindo com

micro num pacote fechado (itautec). ,de modo que não há como escolher nada...ele simplesmente instala o XP em NTFS e pronto...Há como contornar isso ?

Desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixe-me tentar entender...

Você instalou um gerenciador de BOOT de terceiros???

Isso era totalmente desnecessário, pois o winXP instala um gerenciador de boot próprio, provavelmente seu problema está nisto.

Quanto a formatação da partição, isso não tem importância.

Experimente editar o arquivo de BOOT do XP. Clique sobre o icone MEU COMPUTADOR no windows XP com o botão direito do mouse, entre em PROPRIEDADES, depois em INICIALIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO, então clique no botão EDITAR, será aberta uma janela com o conteudo do arquivo BOOT.INI, nele você terá, provavelmente, 2 opções de boot.

[boot loader]
timeout=15
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINXP
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP" /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS="Microsoft Windows 98"

Deve estar +/- assim, então tente corrigir a linha que deve estar errada, multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS="Microsoft Windows 98", como seu win98 está na unidade E:, veja qual o número aqui, acredito que o correto deveria ser 3, verifique também se o nome da pasta de instalação está correto, para o win98 deveria ser \WINDOWS, exceto se você alterou o nome da pasta na instalação.

Nota:

PARTITION(?) --> número da partição em que está instalado o SO

\WINNT OU \WINDOWS --> pasta em que está instalado o SO, caso seja win2000, normalmente é \WINNT, exceto se você alterou durante a instalação, no windows 98 e XP a pasta PADRÃO é \WINDOWS.

O que vem depois do sinal de "=" é apenas a discriminação que será apresentada na tela de opções.

Compartilhar este post

Link para o post

Jose escreveu:

Experimente editar o arquivo de BOOT do XP. Clique sobre o icone MEU COMPUTADOR no windows XP com o botão direito do mouse, entre em PROPRIEDADES, depois em INICIALIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO, então clique no botão EDITAR, será aberta uma janela com o conteudo do arquivo BOOT.INI, nele você terá, provavelmente, 2 opções de boot.

CODE 

[boot loader]

timeout=15

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINXP

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP" /fastdetect

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS="Microsoft Windows 98"

Deve estar +/- assim, então tente corrigir a linha que deve estar errada, multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS="Microsoft Windows 98", como seu win98 está na unidade E:, veja qual o número aqui, acredito que o correto deveria ser 3, verifique também se o nome da pasta de instalação está correto, para o win98 deveria ser \WINDOWS, exceto se você alterou o nome da pasta na instalação.

:D Valeu pela dica José! Editei o arquivo boot.ini e agora o próprio winxp mostra as duas opções de boot: XP ou 98. Mas...

Ainda tenho problemas:quando escolho o WINDOWS 98 aparece a seguinte mensagem em tela preta:

"O windows não pode ser iniciado porque o seguinte arquivo está ausente ou corrompido:

<windows root>\system32\hal.dll

Instale novamente uma cópia do arquivo acima."

Alguém sabe o que está acontecendo?

Compartilhar este post

Link para o post

Para efeito de teste, já tentou mudar a partição ativa? Eu consegui uma vez instalar WinXP no C e ME no D, mas só ficava zicando. Achei a instalação do 98 ou ME no C e depois a do XP no D, mais prática. Além disso o XP cuida do dual boot sem novidades.

Compartilhar este post

Link para o post

Kid XP escreveu:

Para efeito de teste, já tentou mudar a partição ativa? Eu consegui uma vez instalar WinXP no C e ME no D, mas só ficava zicando. Achei a instalação do 98 ou ME no C e depois a do XP no D, mais prática. Além disso o XP cuida do dual boot sem novidades.

:D Eu já mudei a partição ativa pelo fdisk,mas não houve alteração...

Como você citou,eu pensei em tentar instalar o 98 no c: eo xp em outra partição,mas o problema é que o meu cd do xp veio com o micro (itautec)e tem um autorun que instala o xp sempre no c:. Há como modificar isto ?

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria de saber como faço para retirar o gerenciador de boot do windows XP, pois eu usava o 98 em dual boot, e retirei o 98, e ficou a tela de dual boot, fico grato se alguem poder me ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post

ctrl+z e fausto a dica vale para vocês dois ok!

Então vamo lá use o Cd do Win xp para da Boot !

Entre em console de recuperação

Depois vai pedir senha do Admin coloque se tiver , se não e so da enter!

Depois ja no console de recuperação use bootcfg /list ele vai mostrar informações do arquivo boot.ini

Depois digite bootcfg /rebuild e de Enter este programa detecta quantos Windows tem instalado na maquina e vai perguntando se voce quer adicionar ok!

aí é intuitivo ele te faz pergunta e voce responder certo ok!

Caso de erro mesmo assim diz o que aconteceu!

Obs: Fausto creio que no seu caso seja melhor o comando Fixboot ele vai recriar setor de Boot !

Mas tem que ser pelo Console de Recuperação ok!

fixMbr tambem faz mesmo serviço se quiser tentar!

falou fui :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

aí galera eu fiz como o josé falou para resolver o meu problema, eu retirei a linha correspondente ao segundo sistema operacional, não utilizado.

Muito obrigado por me ajudarem.

Agora eu to com um problema agora ,é que o XP não tá desligando o computador, aparecendo a mensagem "o seu computador já pode ser desligado".

Alguem sabe como resolver.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0