Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NOVO METODO PARA OVECLOCK


brandl

Posts recomendados

topico retirado de um grupo do orkut - overclockBR

Topic: Outro método para overclock!!!!

1 2 3 > >>

Outro método para overclock!!!! 10/30/2004 9:03 PM

Estive testando um outro método para overclock, subindo os ciclos de clock, sem usar o multiplicador e nem aumento do fsb.

Consiste em uma alteração simples de hardware.

Comecei com um 5x86 da AMD para testar e depois fiz em um Barton 3200 bus 400Mhz com placa Asus A7N8x-E Deluxe.

Toda máquina desde os XT´s utiliza um padrão de clock de 14.318Mhz, que depois é multiplicado pelo circuito.

Bem trata-se de uma pecinha metálica que fica na placa mãe.

Trocando esta pecinha que se chama "cristal de frequência" por uma de 16.000Mhz ou de 18.000Mhz (o que sua placa aguentar... quanto maior melhor!), Sua máquina irá funcionar nos mesmos MHZ, mas o desempenho irá subir notávelmente!

Até a formatação de disquetes é mais rápida, quase a metade do tempo...

Teste de Desempenho que fiz com o 586x e o Barton 3200.

AMD 586x: Desempenho praticamente igual ao Pentium 133

Barton 3200: Desempenho equivalente ao que seria um Barton 3800

a pergunta que não ker calar é... quem FARÁ O 1º teste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por brandl@13 nov 2004, 19:32

topico retirado de um grupo do orkut - overclockBR

Topic: Outro método para overclock!!!!

1 2 3 > >>

Outro método para overclock!!!! 10/30/2004 9:03 PM

Estive testando um outro método para overclock, subindo os ciclos de clock, sem usar o multiplicador e nem aumento do fsb.

Consiste em uma alteração simples de hardware.

Comecei com um 5x86 da AMD para testar e depois fiz em um Barton 3200 bus 400Mhz com placa Asus A7N8x-E Deluxe.

Toda máquina desde os XT´s utiliza um padrão de clock de 14.318Mhz, que depois é multiplicado pelo circuito.

Bem trata-se de uma pecinha metálica que fica na placa mãe.

Trocando esta pecinha que se chama "cristal de frequência" por uma de 16.000Mhz ou de 18.000Mhz (o que sua placa aguentar... quanto maior melhor!), Sua máquina irá funcionar nos mesmos MHZ, mas o desempenho irá subir notávelmente!

Até a formatação de disquetes é mais rápida, quase a metade do tempo...

Teste de Desempenho que fiz com o 586x e o Barton 3200.

AMD 586x: Desempenho praticamente igual ao Pentium 133

Barton 3200: Desempenho equivalente ao que seria um Barton 3800

a pergunta que não ker calar é... quem FARÁ O 1º teste?

aí c tem fotos ai de como faz?????? eu quero fazer aqui no meu :D

queru v como vai ficar :palmas:

ai não tem perigo não :devil: ?????? (seih lá d queimar auguma coiza <_< )

flow :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu,

como o cara falou, tem de fazer um teste com um micro bagassera antes e depois...

vendo certinho como se faz, manda bala no seu de uso pessoal...

tem de ficar ligado em uma coisa tb

elevando este clock, elevar-se-á (falei bonito) os respectivos 33/66 Mhz do pci e agp...

tem de se axar um valor do cristal no qual poderá deixar o PCI/AGP com valores aceitáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tb num entendi PACAS...

Pra mim o PADRÃO era 33mhz... mas em td o caso...

E depende do gerador de clock tb...

Mas em d o caso, não vou duvidar do que não conheço...

Ps: XT rodava a 5/10 mhz, com raras excessões q saiam com "over de fábrica" a 6/12

Portanto eles não poderiam usar chip de 14mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por brandl@14 nov 2004, 15:11

meu,

como o cara falou, tem de fazer um teste com um micro bagassera antes e depois...

vendo certinho como se faz, manda bala no seu de uso pessoal...

tem de ficar ligado em uma coisa tb

elevando este clock, elevar-se-á (falei bonito) os respectivos 33/66 Mhz do pci e agp...

tem de se axar um valor do cristal no qual poderá deixar o PCI/AGP com valores aceitáveis.

:joia: mas ai qual é o melhor cristal pra colocar aqui :joia: ???????? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo q eu entendi, o cristal de freqüência é um tipo de "bagulho" no qual todas as freqüências que ocorrem no nosso PC sao multiplicadas.

Sendo assim, se voce alterar este tal cristal para um de , por exemplo, 16.000, em vez de seu micro multiplicar TD por 14.... , multiplicará por 16.000 o que ocasionará aumento de velocidade em TODOS os dispositivos conectados na placa-mãe.

Como eu citei no INICIO, foi tirado de um topico no orkut e, sendo assim, tb não sei muito e esta é a razao de eu ter colocado aqui, justamente para ver se alguem poderia dereps esclarecer mais ainda.

ps: já li sobre isto na net tb em paginas gringas e, ao que me parece, é real e funciona mesmo.

:muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse método de substituição era usado em computadores mais antigos.

Hoje em dia esse tipo de overclock não é muito recompensador, principalmente porque as pessoas não nadam em dinheiro, e todos sabem que a substiuição de um componente da placa-mãe, pode gerar problemas --- principalmente a queima de algum circuito e consequente inutilização da placa-mãe

Atualmente é mais recomendado o overlclock via FSB e multiplicador - quem é muito menos danoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já ouvi falar disso. Confesso que estou bastante cético a respeito. Um cristal é apenas uma referência, é o que mantém o clock rigorosamente "preso" naquela freqüência.

Sem aumento de clocks não vejo como haver aumento de desempenho.

Colegas técnicos em eletrônica/engenheiros eletricistas, o que acham disso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma placa de Celeron, e acredito que o defeito dela seja justamente o cristal. Se eu encontrer o cristal original, dependendo do resultado vou colocar um de 16Mhz por experiencia.

Mas acredito que isso mesmo que não danifique vai fazer com que o computador trabalhe incorretamente, acho que vai dar um efeito semelhante quando tentamos jogar jogos antigos (486) em computadores novos, ou seja passam a rodar em velocidade errada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara esse metodo de overclock é mais antigo q o over por jumper, da época que não existia controle sobre os clocks se usava isso, remove o crystal de freqüência da placa-mãe e solda outro com mais clock, mas isso é arriscado, vai subi a freqüência do barramento pci e agp, podendo queimar hds e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...