• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Espartano

Cache L1 faz diferença? Notei q P4s possuem pouco

6 posts neste tópico

E aí pessoal!

Essa é minha dúvida: O cache L1 faz muita diferença? Pois os pentiuns possuem cache L1 muito pequeno em comparação com os produtos AMD.

Na verdade, qual a grande função do cache? Qual a diferença do L2? Vi que tem uns processadores com cache L3, há grande diferença de performance com eles?

Valeu galera!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

L1 com 8k?? tem certeza????

Bom, a diferenca entre eles ao certo não sei ti responder, mas serve com uma memoria mais fácil de ser acessada. Os P4 tem mais memoria cache que os A64 porque o A64 tem um barramento direto com a memoria e não precisa passar pelo north bridge, ao contrario dos P4, dai aumenta o L2 e L3 pra quebrar um galho

Compartilhar este post

Link para o post

Tem algo esquisito nessa estória. Nunca vi cache L1 de P4 de 8kb. Quando você inicia o seu PC e ele passa para a segunda tela (após o POST), quanto ele mostra no cache L1?

A memória cache faz com q o processador acesse mais rapidamente dados na memória. A memória RAM é mais lenta do q a memória cache. O uso da memória cache aumenta acentuadamente o desempenho do PC.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também achei estranho, já que estava acostumado com os caches do meu mobile 2500+.

No AIDA32 mostra o cache L1 como tendo 8kb, e numa revista (PC's), eu vi também o cache L1 mostrado como sendo de 8kb no pentium4, e inclusive falando que o prescott tinha mais cache L1 do que o northwood (parece que era 32kb, ou coisa assim)

Se algum outro usuario de p4 puder postar aqui também a quantia de cache L1 pra gente ter certeza...mas acho que é isso mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também achei estranho, já que estava acostumado com os caches do meu mobile 2500+.

No AIDA32 mostra o cache L1 como tendo 8kb, e numa revista (PC's), eu vi também o cache L1 mostrado como sendo de 8kb no pentium4, e inclusive falando que o prescott tinha mais cache L1 do que o northwood (parece que era 32kb, ou coisa assim)

Se algum outro usuario de p4 puder postar aqui também a quantia de cache L1 pra gente ter certeza...mas acho que é isso mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Northwood : L1D (dados) de 8kB + trace cache (instruções) de 12k microops (eficiência similar a um cache L1C, usado no Athlon e P-M por exemplo, entre 16kB e 20kB).

O Prescott dobrou o cache L1 dados, porém manteve o mesmo tamanho para o trace cache.

O Northwood (o Willamette também, pois são o mesmo projeto), tem L1 reduzido por opção, pois desejavam latência bastante baixa (2 ciclos). É uma opção que tem suas vantagens e suas desvantagens. Pra mim é tão pequeno que as vantagens se restringem a poucos casos. Ainda mais com o HyperThreading, que ao criar um processador virtual, acaba dividindo esse pequeno cache em dois (4kB + 4kB).

No Prescott aumentaram o cache, porém a latência aumentou (também para poder conseguir clock mais alto).

No Athlon XP e 64 o cache L1 é de 128kB (64kB para dados e 64kB para instruções) e a latência é de 3 ciclos, o que é bem razoável.

No Pentium M o cache é de 64kB (32kB dados e 32kB instruções).

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0