• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
pecosta

Red Hat 7.0

30 posts neste tópico

tipo...

eu insta´lo o Red Hat normal... chega ate aquela tela para criar um dikette de boot.... ele cria e tudu mais...

porém quando eu reinicioo PC so aparece pra inicia o XP e o Red Hat nem nada....

mas agora pouco eu tava vendoo painel de controle e raprei num item que parece ser o tocador de musica do Red Hat se chama "UI Design Selector"]que que eu faço pra te o XP e o Red Hat!!!!!!!!!!!!!

me ajudem plix!

valeu! fui

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ihhhhhhh, meu velho! seguinte: pelo jeito tu não instalou o gerenciador de boot (lilo) no seu HD, no MBR, no caso; deves ter criado só o disquete como alternativa para bootar em linux.

Eu não manjo nada de redhat (o tal do grub e tal), mas faz o seguinte:

tenta descobrir um utilitário de configuração do gerenciador de boot (i.e. LILO ou GRUB) ai do teu RedHat; esse utilitario deve ser algo gráfico, ou então vai na linha e da uma olhada no manual do lilo ou do grub - se tiver o man deles deve falar alguma coisa da configuração. nesse utilitário, então, bastaria só você adicionar a partição do windows e a partição do linux...

Na verdade, o melhor jeito de tu fazeres isso é editando o teu arquivo '/etc/lilo.conf' ; lá tu colocas as partiçoes de boot, o tempo pra espera do teu gerenciador, parâmetros pro teu kernel, etc... e depois de configurado é só digitar na linha: 'lilo' e pronto!

Ex. de lilo.conf:

# LILO configuration file

# generated by 'liloconfig'

#

# Start LILO global section

#append="hdc=ide-scsi" # emulação scsi para gravadoras de CD em hdc

boot = /dev/hda

#compact # faster, but won't work on all systems.

prompt

timeout = 50

#default = Linux

# VESA framebuffer console @ 1024x768x256

vga = 773

# Normal VGA console

# vga = normal

# VESA framebuffer console @ 1024x768x64k

# vga=791

# VESA framebuffer console @ 1024x768x32k

# vga=790

# VESA framebuffer console @ 1024x768x256

# vga=773

# VESA framebuffer console @ 800x600x64k

# vga=788

# VESA framebuffer console @ 800x600x32k

# vga=787

# VESA framebuffer console @ 800x600x256

# vga=771

# VESA framebuffer console @ 640x480x64k

# vga=785

# VESA framebuffer console @ 640x480x32k

# vga=784

# VESA framebuffer console @ 640x480x256

# vga=769

# ramdisk = 0 # paranoia setting

# End LILO global section

# Linux bootable partition config begins

image = /boot/vmlinuz

root = /dev/hda1

label = Linux

read-only # Non-UMSDOS filesystems should be mounted read-only for checking

# Linux bootable partition config ends

# Windows bootable partition config begins

other = /dev/hda3

label = DOS

table = /dev/hda

# Windows bootable partition config ends

no caso, vmlinuz é meu kernel (da uma olhadinha no teu /boot/ e modifica se necessario)...agora é só digitar 'lilo' na linha de comando. Se quiseres setar o sistema default para boot, descomente a linha default... e coloque o label do dito cujo no lugar de 'Linux'...ahhh! e, evidentemente, modifique os DEVices que estão as tuas particoes...acho q era só isso....

qualquer coisa grita!

Atento!: mexer no MBR não é o mais seguro de se fazer...eu quero dizer o seguinte: da uma estudadinha antes sobre o assunto e depois tu tenta essa config....não quero ser o responsavel por tu não conseguires mais acessar o teu Windows :ahh:

Abraço.

========================================

Slackware linux : free, powerfull & safe

========================================

Compartilhar este post

Link para o post

OK...

tipo... eu tenho que coloca a particao do LINUX e do WIN no LILO????

Tipo... esse exemplo que você coloco ai em cima é o que eu deveria fazer para poder ter a opcao de dualboot??? (no caso o XP e o Red Hat)

E tipo... eu não entendi muito bem a parte do app. que eutenho que acha p/ o LILO...

Compartilhar este post

Link para o post

outra duvida...

tipo p/ eu edita o LILO.conf eu tenho que i pelo kernel (ou shell ou DOS, sei l[a como se fla no Linux) e digita "cd;cd/etc/lilo.conf"

né??

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, voce tem que colocar as 2 partições no LILO, para fazer dualboot.

Quanto a edição, pra voce é bem mais fácil abrir algum editor gráfico (no kde ou gnome) pra editar .)

Pra iniciar o ambiente gráfico (caso não saiba) digite startx

edit: ajeitar o comando 'startx'..tinha digitado errado.

Compartilhar este post

Link para o post

mais tipo.. eu não consigo entra no LINUX.. so pelo diskette de boot....

se der p/ abri o editor de texto pelo kernel... belz.. me passa o comando que eu tenho que digitar.... que eu digito....

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

O gerenciador de boot defalut do Red Hat é o Grub... ele fala sobre ele durante a instalação... coloque o Windows como sistema padrão de inicialização... preste atenção em todas as etapas... e outra... se você puder pega o Red Hat mais atual... a interface de instalação esta bem intuitiva e fácil de configurar... o Red Hat para download agora se chama Fedora Core... pega ele e instala...

T+

Compartilhar este post

Link para o post

São 3 cd's só... e você pode comprar uma destas revistas que vem com a distro prontinha num cd para você... saiu uma com o Fedora Core 2... mas já que lançaram o Fedora Core 3 eles devem colocar alguma revista com os 3 cd's para a galera comprar...

T+

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ate a banca e da uma pesquisada para ver se alguma esta com o Fedora Core 3 por ai... tem a PC Master, Geek e outras...

T+

Compartilhar este post

Link para o post

OK...

mais tipo o Fedora Core 3 vem c/ a opcao do LILO ou Grub na instalacao né???

Compartilhar este post

Link para o post

Vem com o GRUB, mas caso você prefira o LILO é fácil de alterar...

Recomendo o Fedora 3, ta muito louco :palmas:

Compartilhar este post

Link para o post

OK..

eu tava lá feliz da vidaa fazendo o download dele..

ai vem aquela ####### da kela mensagem que o Kernel du Win deu pau. e enta por motivos de segurança o Win foi desligado...

QUE QUE EU FACO??????????? :ahh:

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez seja melhor você esperar sair numa revista, ou utiliza um gerenciador de download pra quando der pau, você não perder tudo....

Compartilhar este post

Link para o post

é....

tipo... eu vou formata então meu HD... ai tipo.. que que eu instalo primero??

o Xp ou o linux.. sendo que eu quero deixa o XP como principal...

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por pecosta@15 nov 2004, 19:38

outra duvida...

tipo p/ eu edita o LILO.conf eu tenho que i pelo kernel (ou shell ou DOS, sei l[a como se fla no Linux) e digita "cd;cd/etc/lilo.conf"

??

Pelo que posso notar você é bem iniciante em GNU/Linux. Portanto você não deveria ter instalado um sistema se não sabe nada sobre ele. Antes de instalar qualquer coisa (desde Sistemas Operacionais até miseros programinhas) deve-se ler sobre o assunto (é assim que se aprende). Claro que aprendemos também com tentativa e erro, mas quando se trata de sistemas operacionais sempre é bom fazer uma boa leitura antes de se aventurar em um "mundo desconhecido".

Dê uma olhada nesse site: http://focalinux.cipsga.org.br/. Ele tem ótimas apostilas sobre GNU/Linux, desde iniciante até avançado. Faça uma boa leitura, depois tente instalar o sistema de novo.

Qualquer outra dúvida poste aqui!

Até Mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha cara eu fiz assim e funcionou corretamente:

- Passo 1 -> Formatei meu HD no fdisk só coloquei 10Gb p/ partição Windows o resto você esquece

- Passo 2 -> Instalei o Windows 98SE

- Passo 3 -> Instalei o LINUX Mandrake 10 na partição restante ficando 30Gb de espaço p/ LINUX

O mandrake já vem c/ o LILO configurado, apenas informei o tempo de espera p/ escolha do SO.

Aí eu quis instalar o WinXP:

- Instalei na mesma partição do win98se (formatando é claro)

- quando finalizei, percebi que havia perdido a LILO

- Bootei com o CD1 do Mandrake 10 e cliquei em atualizar o mandrake

- Depois de pedir algumas informações, cancelei a instalação

- VIVA a LILO voutou ao normal e não perdi nenhuma configuração do LINUX, apenas tive que configurar a rede novamente (rápido)

Assim que tenho os 2 SO na minha máquina (WinXP e LINUX Mandrake 10)

Espero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por xangas@17 nov 2004, 17:07

Olha cara eu fiz assim e funcionou corretamente:

- Passo 1 -> Formatei meu HD no fdisk só coloquei 10Gb p/ partição Windows o resto você esquece

- Passo 2 -> Instalei o Windows 98SE

- Passo 3 -> Instalei o LINUX Mandrake 10 na partição restante ficando 30Gb de espaço p/ LINUX

O mandrake já vem c/ o LILO configurado, apenas informei o tempo de espera p/ escolha do SO.

Aí eu quis instalar o WinXP:

- Instalei na mesma partição do win98se (formatando é claro)

- quando finalizei, percebi que havia perdido a LILO

- Bootei com o CD1 do Mandrake 10 e cliquei em atualizar o mandrake

- Depois de pedir algumas informações, cancelei a instalação

- VIVA a LILO voutou ao normal e não perdi nenhuma configuração do LINUX, apenas tive que configurar a rede novamente (rápido)

Assim que tenho os 2 SO na minha máquina (WinXP e LINUX Mandrake 10)

Espero ter ajudado

você não precisava ter feito isso, bastaria ter feito o seguinte:

1- entrava com um disco de boot do win e digitava: fdisk /mbr (se nã é isso é parecido, dê uma olhada no help do fdisk). Com isso você tira o boot que o win xp instalou no MBR.

2- depois de ter tirado o boot do winxp, entra com um disco de boot do linux e digita: lilo. Pronto o lilo volta para o MBR do seu HD.

3- basta agora editar o arquivo lilo.conf para que o lilo aponte para o winxp. Isso já foi explicado anteriormente.

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

OK....

tipo... como eu disse eu quero formata meu HD....

certo...

eu vou formata ele normal...

agora quando eu liga o PC que que eu faco?? coloco um particionador de HD pra aze a particao ou instalo o Xp e no XP eu faco a particao por um particionador grafico???

Certo... ai tipo... se eu for no particionador grafico (no meu caso o Partition Magic 8.0) eu crio uma novo particao????

E depois eu instalo o Linux... o Fedora Core 3... que vem c/ a opcao do LILO na instalacao... <_<

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0