Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

P4 3.2GHZ "E" só serve na placa mãe da Intel 875?


tiagorea

Posts recomendados

Nossa eu tava lendo num topico que esse novo processador so serve na placa mãe Intel D875PBZ!! Isso é verdade?? Sera que se eu comprar uma outra como a Soyo Dragon 2 875i não vai dar problema porque num teste ela ao invés de marcar 3.2 ela so indicou 2.8 o multiplicador ao invés de ser 16x foi de 14x e so a intel 875 que não deu esse problema!!! :(

E agora? Eu ia comprar essa Soyo mas agora depois que li isso vou ter que partir pra intel pra não ter esses problemas! :(

Pentium 4 3,2 GHz "E" (Prescott)

Por Gabriel Torres

No ar em 11 de fevereiro de 2004

Placa-Mãe: O Grande Problema

O grande problema do Pentium 4 "Prescott" de 3,2 GHz é a placa-mãe. Praticamente nenhuma placa-mãe soquete 478 existente no mercado aceita este processador. Nós testamos este processador com todas as placas-mãe que tínhamos aqui (Soyo P4I875P Dragon 2 Ultra Platinum (Intel 875P), Chaintech 9CJS Zenith (Intel 875P), Gigabyte GA-8S655TX Ultra (SiS 655TX), entre outras) e com todas elas o mesmo problema ocorreu, mesmo atualizando o BIOS: o multiplicador de clock do processador era erroneamente identificado com sendo 14x (em vez de 16x), o que fazia com que o processador rodasse a 2,8 GHz e não a 3,2 GHz.

A única placa-mãe que aceitou este processador foi a placa enviada pela Intel, uma Intel D875PBZ.

O mais interessante notar é que todas as placas que tínhamos aqui eram "Prescott-Ready" (Prontas para o Prescott), segundo o fabricante. Então, qual é o problema?

O problema está na especificação da placa-mãe. Quando a Intel estava desenhando o Prescott, ela enviou as especificações técnicas de como a placa-mãe deveria ser para poder ser compatível com este novo processador. Estas especificações chamam-se FMB (Flexible Motherboard).

Desta forma, os fabricantes criaram placas-mãe soquete 478 baseadas nas especificações FMB 1.0 para o Prescott, e, assim, assumiram que as suas placas aceitariam o Prescott sem problemas.

O problema é que os modelos de 3,2 GHz e de 3,4 GHz do Prescott usam uma nova especificação de placa-mãe, chamada FMB 1.5. Dessa forma, as placas-mãe soquete 478 desenhadas de acordo com o FMB 1.0 não aceitam os processadores Prescott de 3,2 GHz e de 3,4 GHz.

Desta forma, os processadores Pentium 4 "E" de 3,2 GHz e de 3,4 GHz (ainda não lançado) não podem ser instalados na maioria das placas-mãe existentes hoje no mercado. Atualmente, ao que tudo indica, só a placa-mãe D875PBZ da Intel aceita estes dois modelos de processador.

Já os processadores Pentium 4 "E" de até 3 GHz devem rodar sem problemas em placas-mãe desenhadas de acordo com a especificação FMB 1.0, isto é, grande maioria das placas-mãe soquete 478 com barramento de 800 MHz (por exemplo, as baseadas nos chipsets Intel 865PE, Intel 875P, SiS 655FX, SiS 655TX, VIA PT800 e VIA PT880

P4 3.2 HT "E"

Dá uma ajuda aí pessoal porque so falta escolher a placa mãe pra montagem final! :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tiagorea,

o texto está muito esclarecedor.

Caso você pretenda adquirir um processador Prescott 3.2 ou 3.4 procure comprar uma placa mãe que atenda as especificações FMB 1.5.

Agora, onde você vai achar esta informação é outro problema. Normalmente os fabricantes colocam que a placa é "Prescott ready" mas não especificam qual versão do FMB que a placa segue.

Mais uma coisinha para se prestar atenção na hora de comprar uma placa mãe.

falou,

Gambler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gambler@16 nov 2004, 11:12

Tiagorea,

o texto está muito esclarecedor.

Caso você pretenda adquirir um processador Prescott 3.2 ou 3.4 procure comprar uma placa mãe que atenda as especificações FMB 1.5.

Agora, onde você vai achar esta informação é outro problema. Normalmente os fabricantes colocam que a placa é "Prescott ready" mas não especificam qual versão do FMB que a placa segue.

Mais uma coisinha para se prestar atenção na hora de comprar uma placa mãe.

falou,

Gambler

então eu tenho um irmão no exterior ele ja comprou esse 3.2ghz HT "E" ai tipo eu queria montar uma maquina com boas peças eu ia por aquela Soyo Dragon 2 875 mas ai depois que li isso vi que ate com ela não deu certo ai vendo o site da soyo vi que tem outra versão do Dragon 2 agora fica a duvida se elas vão rodar o 3.2 ou vai dar problema agora talvez eu tenha que ivestir na intel 875 mesmo :(

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mksell@16 nov 2004, 18:41

A minha placa é uma MSI 875P FISR e funciona beleza . Só tive que atualizar a BIOS.

você usa com esse processador?? então você so atualizo a bios que deu certo??

Aonde você compro essa placa essas msi com chipset 865 e 875 são as mais rapida pra P4 né?? B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gusporti@16 nov 2004, 18:53

Eu não sei se você viu mas o texto é de outubro de 2003, este problema ja foi resolvido.

então eu tava vendo no site da soyo e essa dragon 2 testada aqui no site como fora de linha e tem umas que ta escrito Prescott V1.0 deve ser as novas pra aceitar esse processadores né??? :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por tiagorea+16 nov 2004, 21:43QUOTE (tiagorea @ 16 nov 2004, 21:43) mksell@16 nov 2004, 18:41

A minha placa é uma MSI 875P FISR e funciona beleza . Só tive que atualizar a BIOS.

você usa com esse processador?? então você so atualizo a bios que deu certo??

Aonde você compro essa placa essas msi com chipset 865 e 875 são as mais rapida pra P4 né?? B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mksell@17 nov 2004, 07:15

Comprei a placa no Mercado Livre.

Se você quiser, te passo o nome do vendedor aqui de Ctba.

Antes da atualização da BIOS, as temperaturas ficavam altas , mas funcionava beleza...

Ok Passa pra mim o nome de usuário dele que vou ver que faço! :P

O cooler se usa o original que veio ou se pois uns daqueles da marca Aero??

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por tiagorea+17 nov 2004, 10:56QUOTE (tiagorea @ 17 nov 2004, 10:56) mksell@17 nov 2004, 07:15

Comprei a placa no Mercado Livre.

Se você quiser, te passo o nome do vendedor aqui de Ctba.

Antes da atualização da BIOS, as temperaturas ficavam altas , mas funcionava beleza...

Ok Passa pra mim o nome de usuário dele que vou ver que faço! :P

O cooler se usa o original que veio ou se pois uns daqueles da marca Aero??

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mksell+17 nov 2004, 11:00QUOTE (mksell @ 17 nov 2004, 11:00)
Postado Originalmente por tiagorea@17 nov 2004, 10:56

mksell@17 nov 2004, 07:15

Comprei a placa no Mercado Livre.

Se você quiser, te passo o nome do vendedor aqui de Ctba.

Antes da atualização da BIOS, as temperaturas ficavam altas , mas funcionava beleza...

Ok Passa pra mim o nome de usuário dele que vou ver que faço! :P

O cooler se usa o original que veio ou se pois uns daqueles da marca Aero??

falou

O vendedor é o PEDRUNETU

Ele não tem esta placa anunciada, mas é só entra em contato com ele.

Já comprei várias coisas com ele. Pode confiar.

Eu uso um CoolerMaster Aero4 no meu PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...