Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A Verdade sobre os produtos da ATI


Ichigeki

Posts recomendados

Tenho observado aqui no fórum inúmeros tópicos recomendando placas da Sapphire, BBA, Powercolor...pelo menos nos produtos mais caros, vou provar que esta afirmação não faz sentido.

A estratégia de produção/distribuição/comercialização dos produtos ATI ou que usam chips dela é muito diferente da Nvidia. Nvidia fabrica chips e os distribui para os diversos fabricantes, com isto alcança níveis de distribuição excelentes, mesmo aqui no Brasil. A liberdade que os fabricantes tem de customizar as suas placas é enorme.

Já a ATI é uma empresa muito mais conservadora...

Os produtos Hi-End da ATI são, em sua grande maioria, FABRICADOS NA MESMA FÁBRICA. Isto mesmo, não faz diferença, no final comprar Sapphire ou BBA, pelo menos em teoria, não vai garantir um produto melhor ou pior. A suspeita que os produtos BBA vinham da fábrica da Sapphire acabou sendo confirmada:

http://www.digit-life.com/articles2/radeon/gecube-1.html

Today X800 PRO, one of the most powerful video cards, which is a reference card per se, will not be the only video card under review. As is well known, such products are manufactured in a single place (one factory) and thus they are identical for all vendors, they differ only by labels.

http://www.trustedreviews.com/article.aspx?art=547&head=15

It comes as no surprise that the first retail X800 board came from Sapphire. Back in the days when ATI branded and sold graphics cards itself, Sapphire was the company that actually manufactured the boards.

Isso explica diversas coisas:

1 - Porque as placas ATI são tão idênticas entre si.

2 - Porque a disponibilidade de algumas placas (em especial a X800) é tão baixa.

3 - Porque muitos fabricantes como Tyan e Hercules saíram fora do mercado de placas gráficas.

O episódio da Hercules é muito conhecido. Era conhecidamente um dos melhores fabricantes de placas, quando de repebnte começou a usar chips ATI. A tradição de usar placas de PCB azul logo foi quebrada com o aparecimento das 9800 XT com PCB vermelho e design de referência. Logo eles saíram fora do mercado, com a alegação de que a ATI não deixava fazer alteração alguma nas placas para promover os produtos Bult By.

A ATI pelo visto penaliza com multas aqueles que fogem do esquema da ATI de usar as placas de referência. Isto desagrada muitos fabricantes. Pelo visto a ATI só permite criar placas customizadas com os PCBs da 9700 e 9500 pro, e assim mesmo somente com chips "capados", os modelos "SE".

Portanto, pra queles que dizem: "ah, a Radeon 'x' da marca 'y' é melhor que a da marca 'z'", melhor fazer como aquela propaganda famosa e "rever seus conceitos"... :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por EL_CAMBAO_@15 nov 2004, 21:11

Ola

Bem e quanto as famosas gecubes e fato que os modelos da linha 9600 não seguem os padroes como ela fica nessa historia?

Afinal pelo q você diz todas as radeon sao iguais e meio estranhu.

Abraços.

9600 não é Hi-End...por isso a ATI está pouco se lixando para controlar a produção, afinal de acordo com eles, o que conta neste segmento é o preço e não a qualidade... <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gusporti@15 nov 2004, 21:32

E quanto aos reguladores de tensão, aos capacitores e etc serem diferentes?

Aí que está...não são...pelo menos nos produtos Hi-End. Nos produtos mais baratos cada um faz o que quer, aí você vai ver capacitores e reguladores diferentes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que eu também venho percebendo, aquela linda 9800PRO da HIS praticamente sumiu! do mercado. Infelizmente...

Mas há uma passagem que aparece em praticamente todos os testes de placas novas feitas pelo grupo do GT.

"Baseada nesta amostra, os fabricantes de placas têm duas opções: fabricarem uma placa simplesmente igual ou modificarem a amostra de referência com pequenos ajustes para obter um melhor desempenho e/ou ter uma cara "única", isto é, não ter uma placa com a mesma aparência das placas de vídeo das empresas concorrentes. "

Link: https://www.clubedohardware.com.br/x800xt.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hmaqueda@15 nov 2004, 21:51

"...ou modificarem a amostra de referência com pequenos ajustes para obter um melhor desempenho e/ou ter uma cara "única", isto é, não ter uma placa com a mesma aparência das placas de vídeo das empresas concorrentes. "

Aí esta a grande restrição da ATI. Ela só permite, nas X800, modificar o cooler de referência, como fez a Gigabyte, Asus, Sapphite (c/ a Toxic) e a HIS.

Os fabricantes aproveitam a ÚNICA coisa que a ATI deixa mexer e colocam cooler dos tipos mais variados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ichigeki,

A Asus usa o mesmo PCB que todas as outras marcas usam? No caso das 9800 e X800 isso confere? E as 9600?

Comentando o tópico...

Não consigo entender onde a ATi quer chegar com isso... Padronizar suas placas faz com que vendam mais? Vendam produtos melhores? Eu acho q não... :naonao:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na verdade acredito que a ATI quer manter a qulalidade e se manter como um braço forte!

Não podendo modificar nada na placa, significa q ela está perfeita (pelo menos acham), não necessitando ficar futricando nela e os itens liberados para customização são itens que não interferem diretamente na placa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por wine@16 nov 2004, 00:01

Comentando o tópico...

Não consigo entender onde a ATi quer chegar com isso... Padronizar suas placas faz com que vendam mais? Vendam produtos melhores? Eu acho q não... :naonao:

Simples... É meio como jogada de marketing. Os consumidores não precisam ficar preocupados de saber qual marca tem melhor desempenho. As pessoas ficam com a certeza de ter comprado uma 9800XT, por exemplo, e não apenas uma placa que tem esse nome com desempenho de 9600... Acredito que é mais para gerar uma boa impressão das placas.

Estranho é não permitirem nem mesmo a modificação pra melhor... Talvez seja para manter o mercado dos fabricantes nivelado. Não faço ideia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por wine@16 nov 2004, 00:01

Ichigeki,

A Asus usa o mesmo PCB que todas as outras marcas usam? No caso das 9800 e X800 isso confere? E as 9600?

Sim, ela usa o mesmo PCB, mas cor laranja. Se você observar o design, é o mesmo de referência. O da ASUS é um caso específico...é indiscutivelmente o maior fabricante asiático de produtos de informática, mas mesmo ela usa o PCB de referência nos seus produtos. Mas parece estranho a ATI não aproveitar o parque da ASUS pra fabricar em volume, ou ela ter barganhado o direito de fabricar suas Radeon com design próprio.

Comentando o tópico...

Não consigo entender onde a ATi quer chegar com isso... Padronizar suas placas faz com que vendam mais? Vendam produtos melhores? Eu acho q não... :naonao:

O objetivo é claro: evitar canibalismo entre os produtos das diversas marcas e que as placas dos parceiros sejam melhores que as BBA. Assim você diminui a importancia da marca (Sapphire, ASUS, Gigabyte) e põe em evidência o chip gráfico (ATI Radeon).

A ATI é tão conservadora que durante muitos anos fabricou ela mesma as placas, numa tática parecida com empresas como a Matrox. Na verdade a única coisa que fez ela licenciar os "parceiros" foi a compra da 3DFX pela Nvidia, isso soou como um alarme pra estas empresas que desenvolver/fabricar/distribuir você mesmo é suicídio neste tipo de mercado. Assim mesmo ela relutou até o fim para abrir as licenças, os primeiros parceiros da ATI foram a Powercolor e a Manli, e os primeiros produtos destes na verdade eram placas BBA embaladas com a marca deles.

Acredito que o que ela quer fazer é um modelo que seja um meio termo daquilo que a Nvidia faz, a 3DFX fazia e tentando manter o padrão de qualidade que a Matrox impõe. O problema é que este modelo de produção e distribuição tem muitos problemas...veja só as X800, não há volume de produção, apesar da fábrica da Sapphire ser enorme e provavelmente ser uma das mais avançadas linhas de produção da Ásia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que este modelo de produção e distribuição tem muitos problemas...veja só as X800, não há volume de produção, apesar da fábrica da Sapphire ser enorme e provavelmente ser uma das mais avançadas linhas de produção da Ásia.

<span style='font-family:Arial'>Mas a NVidia, apesar de ser menos conservadora, também está tendo problemas para disponibilizar as suas placas High-end, conforme artigo do Tom's Hardware... O problema não seria a pressa em apresentar produtos que ainda não estão prontos para produção em massa não? :goff:

Quanto ao tópico em si, acho que o melhor seria que as placas de referência seriam o mínimo aceitável pelo fabricante da GPU, estando proibido fazer pior, mas permitido fazer melhor..., desde que respeitando regras rígidas quanto a qualidade dos componentes, clocks e ns das memos, etc... Do jeito que a coisa anda, custa pouco para colocarem um super cooler, com um mega dissipador na GPU e nas memos, para esconder as :priv: na colocação da pasta térmica, nas marcas e ns das memos, etc...

Porque liberar geral, como a NVidia faz, resulta em "coisas" como as FX5200 sem cooler ou com cooler em cima da GPU, sem dissipadores (a famosa MSI)... OK, estou falando de placas low-end, mas ninguém (nem a PC Chips, se ela fizesse dessas placas!) é doido de fazer uma dessas em placas de US$500 pra cima! Ainda não vi absurdos tão absurdos em placas da ATI... mas posso estar mal informado: hoje em dia, fazem tanta :priv: que eu não duvido de mais nada! :chicote: </span>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Riccardo Patrese@16 nov 2004, 10:12

<span style='font-family:Arial'>Mas a NVidia, apesar de ser menos conservadora, também está tendo problemas para disponibilizar as suas placas High-end, conforme artigo do Tom's Hardware... O problema não seria a pressa em apresentar produtos que ainda não estão prontos para produção em massa não? :goff:

Quanto ao tópico em si, acho que o melhor seria que as placas de referência seriam o mínimo aceitável pelo fabricante da GPU, estando proibido fazer pior, mas permitido fazer melhor..., desde que respeitando regras rígidas quanto a qualidade dos componentes, clocks e ns das memos, etc... Do jeito que a coisa anda, custa pouco para colocarem um super cooler, com um mega dissipador na GPU e nas memos, para esconder as :priv: na colocação da pasta térmica, nas marcas e ns das memos, etc...

Porque liberar geral, como a NVidia faz, resulta em "coisas" como as FX5200 sem cooler ou com cooler em cima da GPU, sem dissipadores (a famosa MSI)... OK, estou falando de placas low-end, mas ninguém (nem a PC Chips, se ela fizesse dessas placas!) é doido de fazer uma dessas em placas de US$500 pra cima! Ainda não vi absurdos tão absurdos em placas da ATI... mas posso estar mal informado: hoje em dia, fazem tanta :priv: que eu não duvido de mais nada! :chicote: </span>

Concordo que a Nvidia também esteja com problemas com a 6800, mas hoje estão, com certeza, com disponibilidade muito maior que a X800. O fato a ser constatado aqui é que o modelo de produção da Nvidia é muito mais versátil e flexível, fato que lhes garantiu durante um bom tempo a liderança no mercado OEM e no fornecimento para grandes empresas.

Quanto a aparecerem modelos sem dissipadores, vai acontecer com os modelos mais baratos da ATI, afinal o modelo de fabricação é o mesmo. O regime de produção diferenciado só aparece nas Hi-End.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente o conservadorismo da ATi impede que existam as "BFGs" ATi, ou algo como as "Golden Sample"

Se existe um setor onde a ATI deveria ter "mão de ferro" mesmo é no low-end. Alguém que caia nas mãos de uma MX4000 32bits, de uma 9200SE nunca mais vai querer ver uma parecida na frente...

E é aí (talvez) que se conquistam os consumidores. Quem gastou pouco hoje pode gastar mais amanhã.

Já no mercado High-End acho que não precisa de tanta proteção assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por tabgal@16 nov 2004, 12:50

Infelizmente o conservadorismo da ATi impede que existam as "BFGs" ATi, ou algo como as "Golden Sample"

Isso é uma grande verdade. Tão verdade que a "grande" marca de produtos top, que era a Hercules, simplesmente saiu fora do mercado alegando que é impossível trabalhar com a ATI para desenvolver produtos diferenciados no nível que eles querem, modelos com clocks maiores que o de referência.

Produtos diferenciados como BFG e Gainward só mesmo com chips Nvidia. Não vão surgir com ATI enquanto ela continuar com esta política.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por eliteboy@20 nov 2004, 23:12

Pura ignorância isso...

Qual é o problema d serem produtos iguais, e serem + caros?

Q c ######

Isso é q nem carro

tem o AUDI 1.4 , 1.8 e 2.0 aqui no Brasil ... e ai, são tudo as mesmas ######, os mesmos modelos!

Eai ???????

PURA ignorância!!!!!!!!

O problema é que alguns usuários entusiastas ou que querem produtos "além das especificações" ficam com poucas opções com chipset ATI. A ATI não tem similar ao que uma Gainward ou BFG oferecem, produtos selecionados com os melhores chips e memórias diferenciadas e overclock garantido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...