Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Luz negra e neon


Alex Lacerda

Posts recomendados

Em resumo: luz negra deixa o escuro mais escuro, o claro mais claro, e faz os objetos pintados com tinta fosforescente "acenderem".

A neon é uma espécie de lâmpada que funciona através da ionização de gás neônio, contido dentro do tubo de vidro. Este gás ionizado emite partículas que bombardeiam uma camada de fósforo, fazendo-o brilhar. Dependendo das "impurezas" adicionadas ao fósforo, serão obtidas cores diversas, todas bastante intensas.

Os tubos neon são normalmente produzidos por empresas pequenas, que podem dobrar o vidro sob medida, formando desenhos e contornos. Precisam de transformador especial para funcionar (que não é igual ao reator das fluorescentes).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As lâmpadas dos carros do Fast and Furious são neon. É uma moda nos EUA que muitos duvidam que "pegue" no Brasil (muito brega, dizem).

Tem kits de neon que são vendidos para se usar em cases, por volta de R$ 80,00, com uns 45 cm de tubo e o tranformador para 12V (se não me engano é da clone, veja em CasemodBR).

O pessoal (incluindo eu) costuma apelar para fluorescentes coloridas de 5W ou 8W, que são mais baratas (R$ 45,00 incluindo o reator/inversor para 12V). Não ficam tão bonitas quanto o neon, mas quebra um galhão...

E tem o "fio lâmpada", que eu comentei em outro tópico, dê uma olhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra alternativa para os "economicos" (leia como os sem grana) é você pegar essas lampadas brancas, q tem o mesmo formato dos neons, e involver num plastico da cor, sai BEM mais barato!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Carlos Finck@07 Mar. 2003,21:54

É, aí a lâmpada esquenta, o plástico derrete, pega fogo no PC, depois no quarto, depois na casa, talvez no quarteirão...

Vai dar para sentir cheiro de churrasco aqui de casa...

HEAUAEHAEUAhaeueaheaEAUUEeauhAEUHEAHAE

não... é um plastico especial (esse q vai nos holofotes de shows), assim ele resiste a temperatura =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Doc está chutando de novo...

Lâmpada por 1 conto? Só se ele estiver falando de uma incandescente comprada em camelô no Viaduto do Chá. E mesmo assim, duvido...

Neon fica muito bonito, e não é tão caro assim. Quero dizer, o tubo Neon não é caro, mas o transformador...

Luz negra realmente fica sem graça se não tiver pintura fosfororescente no case.

Porque não tentam o fio-lâmpada? Dá para ligar direto na tomada, baixem o catálogo no site do fabricante (endereço no tópico sobre o assunto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...