Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CHOQUE?


Lavor

Posts recomendados

  • Membro VIP

Amigo

Considerando que o ser humano é uma "máquina viva" e também apresenta comportamento diferente de um para outro, diria que pode apresentar um risco de parada cárdiaca ou simplesmente uma grande "fisgada" ou ferruada elétrica com grande repulsa!

Para quem usa marcapasso por exemplo, o risco deve ser bem maior de que para um ser humano sem esse tipo de problema.

Normalmente, não deve trazer riscos maiores do que um grande susto e uma sensação eletrizante, mas, como dito acima, cada organismo pode reagir de forma diferente.

É perigoso? Sim, é perigoso. Mas o risco de um acidente com consequências fatais é restrito aos problemas cardíacos citados!

Apesar da alta tensão, a capacidade de corrente é insignificante e isso é determinante para provocar um acidente fatal em condições normais de saúde.

O que mata é a passagem da corrente pelo corpo humano e se essa corrente não atinge um valor mínimo suportado, não ocorrerá maiores problemas. O TRC(tubo) não consegue "fornecer" corrente suficiente para levar uma pessoa à morte! (Quando desligado da energia da rede).

O tipo de carga armazenada no TRC é de baixa intensidade e superficial, descarrega-se com muita rapidez.

Abraços

PS. Os comentários referidos à saúde, são passíveis de opiniões mais especializadas! Um médico poderia melhor explicar.

CORRENTE CONSEQUNCIA

1 mA Apenas perceptível

16 mA Máxima tolerável

20 mA Parada respiratória

100 mA Ataque cardíaco

2 A Parada cardíaca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Apesar da altíssima tensão armazenada na "chupeta" do monitor (ou TV), e de causar um choque extremamente desagradável (chamado pelos técnicos de "patada" ou "pataço"), dificilmente esse choque causa algum problema mais sério, exceto é claro em pessoas já com algum problema elétrico no coração (arritmia, etc).

O maior risco é o cara, ao levar o choque, dar um pulo para trás, cair e bater com a cabeça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só complementando: É uma excelente hora para NÃO se descobrir se é portador de problemas cardíacos, OK!

Quando eu era mais jovem eu costumava brincar de dar choque nos outros técnicos, exatamente com a energia acumulada dos tubos... Nunca deu em nada.

Já a minha mãe, uma vez chegou perto de uma TV antiga aberta, com escape no tubo, e caiu para trás. Ela não sabia que seu coração tinha qualquer problema.

Não tente descobrir dessa forma se seu coração está em dia ou não...

ps: Felizmente não teve nenhuma conseqüencia para minha querida mãe. :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal, bom como não tenho nenhum problema de coração, fiquei mais aliviado ao saber que não se morre com facilidade ao levar o choque, agora também posso mexer com mais tranquilidade.

E só mais uma coisinha, por quanto tempo essa carga pode durar em um tubo desligado da tomada :tantan: ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei ao certo quanto tempo o TRC permanece carregado, mas a depender do tamanho dele, algumas horas, 5 ou 6h já devem ser suficientes. Digo isso por que nunca meti a mão sem antes fazer a descarga ou conferir se ainda tinha ou não! Não é uma experiência agradável de sentir......isso eu agaratiun!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os perigos

Sem pontuação para esta mensagem June 20 2004, 2:45 PM

É comum ouvir essa pergunta dos inciantes:

O choque de 24KV ( vinte e quatro mil volts) presente na chupeta pode matar ?

Vamos tentar responder essa pergunta dando primeiro uma

rápida explicação dos perigos da eletricidade.

A eletricidade é muito perigosa

O perigo aumenta na proporção direta do aumento da tensão, corrente e umidade.

Muita gente já tomou o popular choque de 110V da tomada elétrica (AC) e pode te-lo achado "fraco".

Isso porque essa pessoa não tomou o choque descalço com os pés e mãos molhadas

Um choque da rede de 110V nessas condições poderia ser muito violento e fatal !

Digamos então: É pior tomar um choque de 110V molhado do que um choque da chupeta de um CRT.

Isso não quer dizer que o choque não seja violento.

Evite tomar esse choque porque ele é muito desagradável

É um "tranco" violento que lhe faz até perder os sentidos porque alguns segundos.

Em alguns casos pode levar a morte não devido a intensidade da corrente que passa pelo seu corpo, mas pelo

choque em si.

Um choque da chupeta do CRT nunca vai eletrocutar você

pois a capacidade de corrente ali é relativamente baixa

e em consequência disso a tensão cai no momento em que

ocorre o choque.

Notem que palavra choque não está restrita somente a choque elétrico mas existem outros tipos de choque em outras áreas como choque anafilático (aquele que ocorre em anestesia) e assim vai...

Aqui nos referimos ao termos choque de forma vulgar como um efeito prejudicial que a corrente causa em nosso corpo.

Resumindo:

A-Choques que matam por corrente que atravessam nosso corpo

1- Os choques causados pelos fios de alta tensão que estão na parte superior dos postes de energia

2- Os choques causados por aparelhos que contem transformadores de porte robusto. Ex. Fornos de microondas

e também antigos televisores

3- Choques oriundos de raios que caem na rede elétrica e nos atingem se estivermos em contato com algum aparelho

C- Choques que não matam pela intensidade de corrente mas que podem matar pelo próprio choque em si.

1- Os choques de alta tensão (MAT) das chupetas dos tubos (CRT) - mais perigoso

2- Os choques do circuito do aparelho

3- Choques por fuga de isolamento no aparelho.

(Esses também colocam o cliente em risco e não somente o técnico)

Espero te esclarecido um pouco sobre choques.

Caso alguém tenha alguma pergunta pode fazer para podermos esclarecer ainda mais o assunto e para que não hajam dúvidas a respeito do mesmo

Moisés F. Pereira

-----------------------------------------------------------------

Este texto foi publicado pelo autor acima. e todos o créditos são do mesmo, e encontra-se no link abaixo. :joia:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....2&f=30&t=209301

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...