Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ATX


rafafonseca

Posts recomendados

  • mês depois...

Olá pessoal,

Estou pesquisando o assunto a um certo tempo sobre as tais fontes ATX pra carro. E até agora os maiores problemas para construí-las são:

1 - No momento da partida a tensão gerada pela bateria do carro varia de 6v a 24v ou seja a fonte tem que dar conta de lidar com isso.

2 - Ao desligar o carro idem, há uma queda brusca e depois estabiliza.

3 - No padrão ATX tem a "comunicação" da fonte com a placa mãe pelos sinais de "supply on", "power good", outros sinais de 12, 5 e 3 e uns detalhes.

Informações/soluções encontradas:

Problema 3 - Solução : Fonte 12v DC-DC ATX -

*Quanto ao padrão atx aqui vai a especificação para a construção de fontes atx http://www.formfactors.org/developer/specs/atx2_2.pdf

*Mais algumas informações http://www.formfactors.org

*Caso alguem possa ajudar aí no desenvolvimento de um circuito DC-DC ATX, agradeço muito pois meu projeto mp3-car tá parado esperando :D.

*E pra ajudar mais um pouco vou clonar o link enviado pelo amigo apenas para centralizar as informações http://www.arturqueiros.cjb.net/ < 12v DC-DC AT

Problema 2/3 - Solução : Circuito que estabilize antes de enviar para a fonte DC-DC mesmo com as oscilações típicas do ambiente do carro(ligar faróis, ignição, setas, etc...)

sugestões encontradas:

*1 Circuito que chamaram de "tank" que é basicamente um regulador para que nunca passe de 12v adicionado de um capacitor gigante para suprir as quedas. Me parece funcional mas ainda suspeito(caso você tenha um carro a alcool numa manha fria, ou mesmo as velas começarem a dar sinal de fim de vida, não acho que o capacitor vai aguentar manter tantas tentativas :) )

*2 Um "upgrade" do circuito tank com uma pequena bateria extra (de no-break ou moto, por exemplo) que se mantenha sempre recarregada e apenas seja utilizada nas faltas da bateria principal. Este me parece bem mais confiável.

Outras opções:

Circuitos proprietários de fontes DC-DC ATX pra carro e pseudo-reguladores de tensão(só limitam para que não passe de 12v e mandam a placa resetar c não tiver sinal suficiente). Caso se interessem por esta opção é so falar que mando os links pros fabricantes dessas soluções. Ja vou adiantando o preço : +- 40 dolares a fonte e +-60 dolares o regulador.

Agora mãos na maça!

aí pessoal que entende de fonte, da uma mãozinha na atx aí! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...