• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
rafafonseca

Fonte ATX

6 posts neste tópico

:palmas: Como faço uma fonte ATX para carro ou obter -12V e -5V a partir de 12V da bateria, desde ja agradeço a colaboração? :bandeira:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:D Primeiramente obrigado, eu ainda não consegui ver o link, esta indisponivel no momento que eu tentei acessar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Estou pesquisando o assunto a um certo tempo sobre as tais fontes ATX pra carro. E até agora os maiores problemas para construí-las são:

1 - No momento da partida a tensão gerada pela bateria do carro varia de 6v a 24v ou seja a fonte tem que dar conta de lidar com isso.

2 - Ao desligar o carro idem, há uma queda brusca e depois estabiliza.

3 - No padrão ATX tem a "comunicação" da fonte com a placa mãe pelos sinais de "supply on", "power good", outros sinais de 12, 5 e 3 e uns detalhes.

Informações/soluções encontradas:

Problema 3 - Solução : Fonte 12v DC-DC ATX -

*Quanto ao padrão atx aqui vai a especificação para a construção de fontes atx http://www.formfactors.org/developer/specs/atx2_2.pdf

*Mais algumas informações http://www.formfactors.org

*Caso alguem possa ajudar aí no desenvolvimento de um circuito DC-DC ATX, agradeço muito pois meu projeto mp3-car tá parado esperando :D.

*E pra ajudar mais um pouco vou clonar o link enviado pelo amigo apenas para centralizar as informações http://www.arturqueiros.cjb.net/ < 12v DC-DC AT

Problema 2/3 - Solução : Circuito que estabilize antes de enviar para a fonte DC-DC mesmo com as oscilações típicas do ambiente do carro(ligar faróis, ignição, setas, etc...)

sugestões encontradas:

*1 Circuito que chamaram de "tank" que é basicamente um regulador para que nunca passe de 12v adicionado de um capacitor gigante para suprir as quedas. Me parece funcional mas ainda suspeito(caso você tenha um carro a alcool numa manha fria, ou mesmo as velas começarem a dar sinal de fim de vida, não acho que o capacitor vai aguentar manter tantas tentativas :) )

*2 Um "upgrade" do circuito tank com uma pequena bateria extra (de no-break ou moto, por exemplo) que se mantenha sempre recarregada e apenas seja utilizada nas faltas da bateria principal. Este me parece bem mais confiável.

Outras opções:

Circuitos proprietários de fontes DC-DC ATX pra carro e pseudo-reguladores de tensão(só limitam para que não passe de 12v e mandam a placa resetar c não tiver sinal suficiente). Caso se interessem por esta opção é so falar que mando os links pros fabricantes dessas soluções. Ja vou adiantando o preço : +- 40 dolares a fonte e +-60 dolares o regulador.

Agora mãos na maça!

aí pessoal que entende de fonte, da uma mãozinha na atx aí! :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da uma força aí pessoal, ja vi gente respondendo perguntas sobre fontes aqui bem mais complexas.. :( ajuda aí gente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0