• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
skywalker

Compartilhar Velox

14 posts neste tópico

Pessoal,

Já estou a dias tentando resolver um problema que está me perseguindo :

Fazer o windows acessar a internet através do linux.

Eu já fiz tudo que é possível com o Iptables usando o MASQUERADE, habilitei o ip_forward e não adiantou.

Eu vou descrever como está meu ambiente e as configurações das máquinas :

Eu tenho 3 máquinas :

1 Linux Red Hat com tres placs de rede conectado com Velox

2 Windows XP com uma placa de rede cada

O linux está acessando a internet normalmente e as configurações das placas estão assim :

eth2 : 192.168.0.1 -> esta é a placa que conecta a internet

eth0 : 192.168.0.2 -> esta conecta Windows XP com ip 192.168.0.2

eth1 : 192.168.0.3 -> esta conecta Windows XP com ip 192.168.0.3

ppp0 : é a conexão do velox criada com o adsl-setup.

fiz os comandos :

echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.0.0 -o ppp0 -j MASQUERADE

Nos Windows, eu coloquei como Gateway o 192.168.0.1.

Quando eu dou um ping pelo Windows, não consegue achar o linux e o Internet Explorer não conecta .

Isto que eu fiz está correto ?

O IPs estão corretos ?

Por favor se alguem puder me ajudar eu aradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tente mudar as configurações das rede para assim:

eth0 = 10.0.0.1 => INTERNET

eth1 = 10.206.75.1 => COLOQUE ESTE IP COMO GATEWAY DO WINDOWS 1

eth2 = 192.168.10.1 => COLOQUE ESTE IP COMO GATEWAY DO WINDOWS 2

você adcionou as configurações de IP_FORWARD no rc.local ou só digitou no terminal?

Depois disso digite "ip a" ou "ifconfig" e posta o resultado falô :)

você também pode tentar depois disso instalar o servidor proxy SQUID.

Fui!!!

:stupid:

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba, várias redes juntas ... funciona mesmo ?

Vou fazer isso.

Tenho algumas dúvidas:

E os IPs das máquinas Windows 1 e 2. Quais que eu coloco ? Pode deixar como dinâmico?

Outra coisa : o iptables continua o mesmo ?

OBS : eu fiz o comando do ip_forward na linha de comando por enquanto porque eu ainda estou tentando colocar no ar. Depois eu faço um script para colocar no rc.local.

Valeu pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo! Faça o seguinte!

Máquina Linux eth0: IP do Velox.

Máquina Windows 1 eth1: 192.168.1.1 / 192.168.1.2

Máquina Windows 2 eth2: 192.168.1.1 / 192.168.1.3

Algo assim. Ou faça assim.

Máquina Linux eth0: IP do Velox.

Máquina Windows 1 eth1: 192.168.1.2

Máquina Windows 2 eth2: 192.168.1.3

Espero que funcione. porque é +- assim que está aqui!

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei com algumas dúvidas :

A interface que está ligando a internet é a eth2. Não é para eu deixar o IP do velox nesta interface e não na eth0 ?

as placas que ligam os windows devem ficar com o mesmo endereço IP ?

Compartilhar este post

Link para o post

---------------------------------------(((((((((( SERVIDOR LINUX ))))))))))-----------------------------------

---10.0.0.2 <= === = => 10.0.0.1///10.206.75.1///192.168.1.1 <= = = =>192.168.1.2---------

-(INTERNET)---------|--------------------------------|----------------------------|---------(WIN 2)--------------

--------------------ETH0---------------------------ETH1------------------------ETH2----------------------------

-------------------------------------------------------|--------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------10.206.75.2 ----------------------------------------------------

-----------------------------------------------------(WIN 1)--------------------------------------------------------

Configura do jeito acima e habilita o IP_FORWARD.

No micro WIN1 coloque o GATEWAY do ip 10.206.75.1 e o WIN 2 coloque o GATEWAY do ip 192.168.1.1

OBS:

você adcionou as configurações de IP_FORWARD no rc.local ou só digitou no terminal?

TENTE pingar entre os micros windows e posta o resultado aí!!!

Qual distribuição você usa?

:aranha:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal ,

Fiz tudo conforme vocês falaram. Consegui pingar entre as máquinas mas o windows continua sem abrir a página do veloxzone e não está entrando na internet.

Eu troquei os cabos do velox com um dos windows e as máquinas "pingaram" mas quando eu fui conectar na internet no próprio linux, a página do veloxzone deu como não encontrada. Aí eu tive que voltar como estava antes. Aí passou a abrir a pagina do veloxzone.

Eu não entendi porque deu erro, mas em todos casos... voltei ao que estava.

Eu estou com o linux com todas as placas configuradas e os IPs colocados conforme eu estou mostrando abaixo. Só falta abrir a internet no Windows.

Quanto ao iptables, eu também já fiz o Masquerading.

Veja como ficou a configuração:

LINUX

-------

eth0 : IP 192.168.1.1 -> ligada ao Windows com IP 192.168.1.2 e Gateway : 192.168.1.1

eth1 : IP 192.168.2.1 -> ligada ao Windows com IP 192.168.2.2 e Gateway: 192.168.2.1

eth2 : velox IP 192.168.0.1

Compartilhar este post

Link para o post

Não. está errado. A placa de rede do Velox, tem que ser a eth0 e as outras eth1=windows1 e eth2=windows2. Já tentou assim? Caso não consiga, mude a placa eth2 p/ o slot onde a placa eth0 está e coloca a placa eth0 no slot da antiga eth2. E vê se consegue assim.

Eth0=Linux=Velox

Eth1=Windows

Eth2=Windows

beleza?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por skywalker@20 nov 2004, 19:12

Pessoal ,

Fiz tudo conforme vocês falaram. Consegui pingar entre as máquinas mas o windows continua sem abrir a página do veloxzone e não está entrando na internet.

Eu troquei os cabos do velox com um dos windows e as máquinas "pingaram" mas quando eu fui conectar na internet no próprio linux, a página do veloxzone deu como não encontrada. Aí eu tive que voltar como estava antes. Aí passou a abrir a pagina do veloxzone.

Eu não entendi porque deu erro, mas em todos casos... voltei ao que estava.

Eu estou com o linux com todas as placas configuradas e os IPs colocados conforme eu estou mostrando abaixo. Só falta abrir a internet no Windows.

Quanto ao iptables, eu também já fiz o Masquerading.

Veja como ficou a configuração:

LINUX

-------

eth0 : IP 192.168.1.1 -> ligada ao Windows com IP 192.168.1.2 e Gateway : 192.168.1.1

eth1 : IP 192.168.2.1 -> ligada ao Windows com IP 192.168.2.2 e Gateway: 192.168.2.1

eth2 : velox IP 192.168.0.1

A configuração de IP está ficando certa...

Só tem uma coisa que é preciso saber....

Seu modem é Router ou Bridge??

Na hora que executa o comando ifconfig aparece a conexão ppp0 com o IP da internet??

Se aparecer ai a linha que você está usando para compartilhamento está certa, se o que acontecer é a placa eth2 ficar com um IP ai você tem que compartilhar de jeito diferente. Ai tem que trocar o ppp0 da linah de compartilhamento pelo eth2.

Aqui tenho a mesma coisa que você, um micro que recebe internet com Linux e dois que utilizam a conexão dele. Só que uso Way (cabo) e ai a minha placa de rede pega o IP da internet (200.alguma.coisa).

Aqui está assim:

iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.1.0/24 -o eth1 -j MASQUERADE

iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.2.07/24 -o eth1 -j MASQUERADE

Sendo a eth1 a placa onde está ligada a conexão com a internet.

Outra coisa que pode está acontecendo é a falta de um servidor DNS nas máquinas Windows. Ai você tem duas opções:

- Configurar um servidor DNS no Linux e colocar o IP do servidor DNS igual o IP do Gateway...

- Colocar o IP do Servidor DNS igual o IP que está no arquivo /etc/resolv.conf que é o servidor DNS da conexão que você está utilizando, deve ser um 200.alguma.coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

DNS do windows: 200.200.192.14 (ex). Mas depois de tudo configurado, você tem que colocar todas as placas up. if up em todas.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha conexão ppp0 aparece o IP da internet. POr isso estou colocando no Iptables. Também já tentei com a eth2 mas não funcionou.

Quanto ao servidor DNS , no arquivo resolv.conf tem dois endereços :

200.165.132.147 e 200.149.55.140 . Eu coloquei no windows como DNS primário e secundário mas não adiantou. É isso mesmo ?

Como seria configurar o servidor DNS no linux ?

Compartilhar este post

Link para o post

NO seu caso vai ser o ppp0 mesmo....

Quando você executa o comando ifconfig aparecem todas as placas de rede do Linux configuradas e com os IPs certos??

Quando você executa o comando route o que aparece??

você executou o comando iptables do jeito que você colocou lá em cima ou você colocou -s 192.168.1.0/24 (este 24 indica mascara de rede, que é 255.255.255.0)??

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu digito ifconfig aparecem todas as placas com os IPs e aparece também a conexão ppp0 com ip da internet.

O comando route eu ainda não fiz, mas o que é que tem que aparecer ?

no iptables eu já fiz também desse jeito : -s 192.168.1.0/24

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0