Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhoria de fontes genericas!


diablo20

Posts recomendados

tipo eu estou lendo um topico no forum pcs que se trata de melhorias em fontes genericas e me interesou muito, primeiro porque o custo é baixo e se meu transformador realmente for de 500W nem que não seja mais no minimo 300W e a retificacao que não esta sendo bem feita podemos resolver com troca de componentes do mesmo concordam?

Intao como eu não conheco tais componentes superiores ou de melhor qualidade eu gostaria que me ajudassem com issow e se eu conseguir tirar um potencial maior da minha fonte issow com certeza poderá ajudar muita gente no forum.

Capacitores valores para entrada e saida.

Diodos.

resistores ou até mesmo trimpots de boa qualidade para fazer a regulagem de uma margem legal.

não sei se sera necessario tambem trocar os transistores mais se for aconcelhem algum ai que possa aumentar a estabilidade na minha fontinha heheh porque ela do nada ficou pior que carro sem freio.

Desde já agradeco e espero respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto você conhece de eletrônica ?? Você sabe fazer uma solda bem feita em trilhas estreitas ?? Você sabe retirar a solda sem afetar um componente que está próximo ?? Você sabe quanto tempo pode ficar com o ferro de solda encostado na placa sem danificá-la ??

Se alguma dessas respostas for não, eu não recomendo que mexa na sua fonte, porque é muito mais difícl do que parece... olhando até parece fácil, mas uma fonte não é igual à outra, e a quantidade de solda e parafina que tem numa fonte genérica não é brincadeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria bom fazer isso com equipamento mais profissional... não sei se você já viu uma placa da fonte por baixo, mas aquilo tem tanta solda que eu fiquei ( sem exagero ), quase 45 minutos só para achar onde estava a solda de um diodo... ele tava completamente coberto e tive que refazer a solda dele e de mais dois diodos que estavam do lado... não sei como ela funciona desse jeito. E tem cada porcaria que eu custei a acreditar... depois disso nunca mais usei fonte genérica :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo Diablo20

Conforme você solicitou, as informações e algumas fotos podem ser vistas em

http:/meiraneto.blog.uol.com.br/

A facilidade que tive em acrescentar os componentes, foi o fato de possuir duas fontes de mesma marca e modelos diferentes. Uma antiga e mais completa, outra mais atual e capada. Tinham o mesmo PCB e assim, bastou fazer a cirurgia na antiga e implantar os componentes na mais nova, além do acréscimo de componentes básicos, como capacitores eletróliticos, diodos, diodos schottikys e etc.

Levei muito tempo analisando as faces das placas, tanto a de cima, quanto a face cobreada. É preciso seguir trilha por trilha e determinar que componentes relaciona-se com os demais. É cansativo.

Também esteja preparado para possíveis problemas com o implante dos componentes! Basta uma simples solda mal feita e vai tudo por água à baixo!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@20 nov 2004, 03:47

Amigo Diablo20

Conforme você solicitou, as informações e algumas fotos podem ser vistas em

http:/meiraneto.blog.uol.com.br/

A facilidade que tive em acrescentar os componentes, foi o fato de possuir duas fontes de mesma marca e modelos diferentes. Uma antiga e mais completa, outra mais atual e capada. Tinham o mesmo PCB e assim, bastou fazer a cirurgia na antiga e implantar os componentes na mais nova, além do acréscimo de componentes básicos, como capacitores eletróliticos, diodos, diodos schottikys e etc.

Levei muito tempo analisando as faces das placas, tanto a de cima, quanto a face cobreada. É preciso seguir trilha por trilha e determinar que componentes relaciona-se com os demais. É cansativo.

Também esteja preparado para possíveis problemas com o implante dos componentes! Basta uma simples solda mal feita e vai tudo por água à baixo!

Abraços

Bem mais não ha a possibilidade de somente trovar por valores maiores já que se acrescentar diodos ou mais compenentes torna-se trabalhoso que teria que se refazer calculos e tal.

Agora no caso dos resistores sao eles que controlao as linhas né?

se eu controlar com Trimpots seria mais fácil porque não precisaria ficar fazendo contas pra determinar VMF e VR da vida.

agora me digam esses valores que o micro mostra pra gente através dos sensores sao valores de pico ou sao RMS?

se forem de pico não seria melhor usar valores RMS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os valores de tensão que o micro mostra, são para tensão contínua, portanto não faz sentido falar em RMS.

Outra coisa, estes valores são amostrados de tempos em tempos, ou seja, não são leituras contínuas e portanto, podem não "pagar" sobrecargas ocaisonais (quando a tensão arria).

Sobre componentes a ser alterados, pode-se colocar capacitores maiores, desde que o tamanho encaixe na placa. A ponte retificadora pode ser substituída por outra mais "parruda". Para isto, basta verificar as características da original e colocar uma com valores SEMPRE maiores de tensão e corrente que a da original.

Já os transistores chaveadores, são uma questão mais complicada. Além das considerações de tensão e corrente, há fatores como ganho e tempo de comutação que podem influir negativamente no desempenho da fonte. E é claro, sempre existe a possibilidade de se acrescentar os componentes "capados" como menciona o meiraneto, sendo os filtros de linha os campeões de audiência (ou ausência, como queira). Uma ventoinha "mais forte" ou mesmo uma adicional também ajudam...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E para alertar vocè, digo que não é somente trocar um resistor por um trimpot! Qual deles é o certo? Onde está o circuito de controle? Qual o CI responsável por isso.

No PCB não tá descrita a função de cada componente. É preciso conhecer a função e o componente.

Se quer fazer alguma melhoria na fonte, precisa conhecer bem sobre elas e seus componentes.....

A maneira mais fácil e rápida de melhorar uma fonte, é baixar a temperatura de operação da mesma. Para isso, adicione fans extras e que desempenhem bem a função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@20 nov 2004, 21:29

E para alertar vocè, digo que não é somente trocar um resistor por um trimpot! Qual deles é o certo? Onde está o circuito de controle? Qual o CI responsável por isso.

No PCB não tá descrita a função de cada componente. É preciso conhecer a função e o componente.

Se quer fazer alguma melhoria na fonte, precisa conhecer bem sobre elas e seus componentes.....

A maneira mais fácil e rápida de melhorar uma fonte, é baixar a temperatura de operação da mesma. Para isso, adicione fans extras e que desempenhem bem a função.

tipo o esquema dos fans eu já uso. Eu andei vendo as fotos que voce mostrou e não achei estão complicado pelo menos na parte de substituir componentes por de maior valor.

Agora em relação a corrente continua e alternada não ter sentido falar em tensão RSM, poxa como não?

Partindo do principio que se trata de uma corrente não continua pura e sim de uma corrente pulsativa que da rede era alternada não vejo sentido no que voce falou, pelo que eu estudei a tensão RMS é a tensão de pico dividida por raiz de 2 que gera uma tensão RMS e tensão de pico é tensão RMS * raiz de 2.

bom mais o objetivo aqui é melhorar nossas fontes alias a minha né e se voce fiz que não vai fazer diferenca intao deixamos assim mesmo.

valeu aí poste mais resultados aí talves eu pegue uma maxxtro mesmo ou use duas fontes que tal?

uma pra placa-mãe e processador e outra pra outros componentes.

que tal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não disse que não valia a pena! A fonte ficou muito mais estável e forte que original. Não ficou igual a uma Seventeam, Tt, Zalman, etc, mas em relação ao seu estado anterior, toda capada, com certeza melhorou e muito.

No meu caso, não tive que comprar nenhum componente. Já os tinha em fontes queimadas disponíveis....

Veja um exemplo.

O diodo schottiky de uma linha mais forte, digamos, 20A de uma fonte antiga e queimada, pode substituir um de 16A ou 10A de uma fonte a ser modificada. Essas fontes antigas costumavam apresentar componentes de boa qualidade e de capacidade melhor que os atuais, onde os fabricantes buscam a economia, relevando a capacidade do produto.

Não é que os componentes atuais sejam de má qualidade, mas atualmente, para economizar, instalam componentes que vão trabalhar acima de sua capacidade ou, na melhor das hipóteses, em 100%! Isso gera muito calor e a consequente deterioração da fonte e componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@20 nov 2004, 21:29

E para alertar vocè, digo que não é somente trocar um resistor por um trimpot! Qual deles é o certo? Onde está o circuito de controle? Qual o CI responsável por isso.

No PCB não tá descrita a função de cada componente. É preciso conhecer a função e o componente.

Se quer fazer alguma melhoria na fonte, precisa conhecer bem sobre elas e seus componentes.....

A maneira mais fácil e rápida de melhorar uma fonte, é baixar a temperatura de operação da mesma. Para isso, adicione fans extras e que desempenhem bem a função.

Qual melhor lugar para se adaptar, fazer um furo em baixo como as dual fan ou colocar na parte da frente mesmo, por onde já tem entradas de ar?

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Observando-se a disposição dos componentes no interior da fonte, pode-se ver que soprando sobre toda a placa, seria uma ideia boa. Ocorre que como a placa fica na parte de baixo da caixa dela, soprando de cima pra baixo, fica impraticável!

Vejam a Seventeam, que tem o fan principal de 12cm soprando sobre a placa. Só que neste arranjo, a placa fica na parte supeior da caixa, exatamente na posição contrária das fontes comuns e este fan de 12cm, fica jogando ar de baixo para cima.

Tenho observado que a parte superior dessa Seventeam aquece, devido o ar quente ser empurrado nessa direção. O que tenho pensado e farei logo, é instalar um fan adicional para ajudar a retirar o ar de dentro da fonte. Digo ajudar, pois ele já sai normalmente. Com a ajuda desse fan adicional, deverá sair mais facilmente, fazendo a temperatura cair, teoricamente.

Nas fontes comuns, que têm a placa na parte de baixo e o fan é tipo exaustor, o ideal é que se instale um fan adiconal na frente da fonte, empurrando o ar de dentro do case, passando sobre os dissipadores e chegando mais facilmente na saída, facilitando assim, o trabalho do exaustor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí pessoal andei tendo umas ideias loucas.

Estive lembrando dos meus tempos de radio amador e lembrei que eu usava muitas fontes de alimentacao em paralelo e até mesmo em serie.

tipo já que se trata de corrente continua poderia eu ligar duas fontes em paralelo tambem não é?

maneira ligaria todos os fios iguais de uma fonte com a da outra fonte e faria outros chicotes com um fio de maior especura e resistencia.

que tal parece ideia de loco mais se tenho uma fonte de 180W reais duas eu teria uma de 360W reais já daria pra eu usar o overclock muito agrecivo sem problemas correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não deve haver problemas. Tente fazer isso com duas fontes iguais, de mesmo modelo e marca! Isto diminui possíveis discrepâncias nas voltagens.

Cheguei a fazer testes iniciais, mas não senti muita firmeza e dei um tempo. Como já modifiquei uma das fontes e uma delas queimou, tentarei com duas outras, quando comprar. Vou pegar duas das mais baratas, pois se pipocar alguma delas, o prejuízo será pequeno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dahora cara é que eu não tenho trampo, e consequentemente não tenho muita grana e estou atrás de uma solucao que seja a mais barata e que me garanta um over um pouco agrecivo e seguro e acho que desta forma estaria conseguindo uma boa potencia e consequentemente boa estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

aí pessoal vim postar aqui que eu consegui algo já nessa satellite pelo menos as tensoes estão mais estáveis issow já é um avanco enorme o que ei fiz?

Troquei a ponte de diodos de 220V por 0,5 amperes por diodos de 3A por 220V,

e tambem troquei a parte de retificacao de saida alias só os diodos em forma de transistor de saida de 10A por 400V por 15A por 450V e parece que melhorou um pouco amanha vou atras de eletroliticos e vou trocar os de entrada, mas não seria mais importante os de saida?

aí pessoal obrigado aí queria tambem saber valores de transistores chaveados que fossem bons mais não exageros e que fossem custo beneficio, desculpa exigencias mais não achei nada que me passaram valeu aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí desculpa estar postando de novo mais é que quero chamar a atencao de vocês hoje eu achei uma seveteam no lixo e estou substituindo todos os componetes da minha satellite pelos da seventeam troquei os diodos e os capacitores vou trocar tambem os transistores e os capacitores de saida.

aí alguem ajuda aí me diz quais capacitores eu troco.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@01 dez 2004, 00:05

O Diablo já está até revirando lixo! Tá ficando grave....será que tem cura?

Checou a possibilidade de arrumar a Seventeam?

Cara ela estava com a fiacao cortada e já estava danificada hehehe cara eu não tenho dinheiro na moral só que eu não desisto nunca fui e achei hahauuahua e achei Seventeam ainda e neste momento ela esta depenada, achei tambem fontes compac e vou mexer nelas e pegar o que me interesa tambem como fiz na Seventeam, aí veio quando puder adicionar coloca eu aí pra gente conversar sem precisar ficar postando toda hora ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou vizinho do diablo e fizemos juntos as modificações, fiz na minha maxxtro de 350W e na satelite de 500W dele, tudo menos os fets foram substituido, em um ferro velho q tem aqui perto achamos varias carcaças de fontes seventeam e compaq das quais tiramos os componentes e substituimos de nossas fontes.

Foram substituidos os transistores, os diodos, a ponte retificadora, os capacitores de entrada e de saida. Só faltou mesmo os fets q em breve serão trocados. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...