• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Dausacker/RS

Entendendo a trilha zero

1 post neste tópico

Ao ser ligada, a máquina consulta cada disco rígido para obter informações básicas sobre eles, como capacidade, número de trilhas, setores e particionamento.

Como antes de obter essas informações, o computador não tem ideia das características do disco, elas precisam ser lidas em um local padrão de fácil acesso.

Isso é feito movendo a cabeça de leitura para a parte mais externa do disco e lendo o primeiro setor da trilha da face zero. Essa é a localização do MBR (Master Boot Record) popularmente chamado de Trilha Zero.

Este é sem dúvida o mais grave dos problemas com o disco rígido. Uma vez danificada a trilha zero o HD fica inutilizável, observe que neste caso não existe maneira de entrar no disco para efetuar qualquer tipo de manutenção, o mesmo fica bloqueado.

Uma das indicações deste tipo de problema é a mensagem DISCO FIXO INEXISTENTE, ocorrido quando executamos o fdisk, outro forte sintoma é o não reconhecimento do Disco na BIOS.

Outro problema ocorrido nesta trilha é a perda da capacidade de gerenciamento da inicialização do sistema operacional “boot”, neste caso algumas vezes é possível compensar o problema usando o LILO (Gerenciador de Boot do Linux).

É importante lembrar que as indicações de erros citadas acima poderão ocorrer por outros motivos, entre elas, falhas de controladora, vírus e problemas com a placa mãe.

Somente um diagnóstico minucioso será capaz de indicar o real motivo do problema, mas vale salientar, se o problema for a perda do MBR (trilha zero) o disco não terá conserto.

REFERNCIAS:

[Livro]

Título: Hardware Curso Completo

Editora: axcel books

Autor: Gabriel Torres

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0