• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Meiraneto

7Team 400WAP x Satéllite MOD 500W

95 posts neste tópico

Amigos

Tentarei apresentar mais um teste das fontes Seventeam 400 WAP e Satéllite LC-B500E(modificada).

APRESENTAÇÃO DOS PRODUTOS

Seventeam - Simplesmente pra mim, surge algo novo diante dos olhos! Será mesmo uma fonte? Sim, é a poderosa WAP 400W PFC ativo da Seventeam. Pesando 1.850g, carcaça brilhante, cabos enormes(até demais) e conectores para todo gosto e quantidade.

São 1 ATX 12V, 6 MOLEX, 2 Floppy, 1 adaptador para Serial ATA, 1 adaptador para fan com sensor e ainda outro para fan com 2 pinos somente.

Os cabos são longos e de bitola superior às fontes OEM. Muito bom. Os cabos do ATX20 vem encapados por um tipo de blindagem, formando um só elemento. Não notei detalhes especiais nos conectores.

O fan de 12cm.....tá funcionando? Sim, em absoluto silêncio! Simplesmente não emite nenhum sussurro. O consumo desse fan é de somente 0.18A. Quase nada!

Esse fan é conectado numa pequena placa, onde é feito algum controle, de alimentação, rotação talvez, através de um par de transistores do tipo BC. Pode ser desconectado para facilitar alguma manutenção.

Liga logo, liga!

Ok! Vamos medir as voltagens sem carga aplicada.

L12V = 11.99V

L 5V = 5.15V

L3.3V= 3.42V

L5VSB=5.15V

L -5V= -4.92V

L -12V= -10.90V

Parece ser uma droga! Será que é isso mesmo? Quando estiver sob carga, a resposta virá!

QUEBRANDO A GARANTIA

Sempre que adquiro algum produto, ligo primeiramente, para checar se tá funcionando! Se estiver. Não creio que seja necessário temer pela perda da garantia. Conhecendo bem o produto, as limitações poderão ser contornadas e apenas um acidente poderá causar-lhe algum dano. Assim, chave para um lado, parafusos pro outro e......lá se vai a tampa da fonte!

Pronto, ai está a fera!

Não sou especialista em fontes e confesso que o pouco que sei e conheço delas, me fez ficar abismado com o interior dessa fonte! Não tinha visto nada igual, até hoje!

Vejamos alguns detalhes superficiais.

A tomada de entrada AC é blindada do seu lado interno e já traz um filtro de linha embutido(nem sabia que havia!;

O NTC é enorme....deve suportar uma corrente de surto bem razoável, sem sofrer danos.

Os fios são bem grossos;

Fusível com material anti chama e com uma capa plástica protetora(requinte);

Apenas um capacitor primário de 330uF x 400V. Curioso!

Bobinas primárias(filtro) de grande tamanho e bem acabadas. No total, são 6 bobinas com núcleo toroidal, distribuidas por todo o espaço interno. Algumas são bem maiores que as tradicionais, encontradas nas fontes xing ling.

Ponte retificadora muito robusta(enorme) PBU1005;

Diodos schottiky de 40A x 60V. São 4 peças e só deu pra visualizar as características de um só. A coisa tá melhorando! Nas fontes que vi até hoje, só haviam diodos de 30A por 40V(nas boas fontes!).

Dissipadores primários de grande massa e com 9 transistores(?), mosfets, etc, aparafusados nele(não dá para ver as referências de todos eles) Essa quantidade me agradou muito. Na realidade, não são todos transistores e mosfets. Alguns desses 9 componentes, são diodos com encapsulamento TO 220, igual ao transistor, por isso achava ser transistor ou mosfet.

Após nova inspeção, desta vez com a placa removida do seu gabinete, pude reparar mais detalhes. O CI do PFC tem referência ML4800CP. Não conhecia e nem conheço a sua configuração. A placa do PFC não me pareceu coisa do outro mundo. Apenas, tem vários componentes SMD, como já citado anteriormente, uma grande bobina toroidal.

Como a placa do PFC fica soldada na placa principal, seria interessante a sua remoção, para simular o funcionamento sem o recurso do PFC ou para tentar fazer com que a mesma continuasse funcionando, em caso de algum problema com o circuito do PFC. Não sei se seria possível funcionar assim!

O transformador principal é enorme e recebe ventilação direta. Gostei do porte dele. Bem localizado e bem acabado.

O dissipador secundário, onde ficam os diodos schottikys fica do lado inverso da entrada e o primário, fica do lado oposto. Esquisito isso!

Junto ao dissipador primário, bem na lateral da fonte, fica a placa do PFC. São muitos componentes SMD e um Integrado central, responsável pelo controle.

Ainda na entrada da fonte, há um trimpot, mas não pude identificar a finalidade específica dele. Parece regular a saída de +5V.

Foto da placa PFC, onde também podem ser vistos os dissipadores, o grande capacitor de 330uF x 400V e uma das bobinas de filtro(isolada com um material branco).

%7Boption%7Dhttp://meiraneto.blog.uol.com.br/images/Testedefonte029.jpg' border='0' alt='' />

AS SAIDAS

As linhas de tensões apresentam resistores de carga, como nas fontes que observei anteriormente. Isso evita danos na fonte quando ligamos sem nenhuma carga.(Lembram da especificação de mínima corrente?)

Os capacitores são de pequeno tamanho e não foi possível visualizar as especificações. Pareceu-me de 1000uF x 16V. Achei meio fraco. A estabilização/regulação em carga é que dirá se são suficientes.

Na linha de 3.3V existem 2 capacitores de 3300uFx 6.3V

As bobinas de ferrite, que são componentes que esquentam bastante, são montadas de uma forma interessante! São enroladas e suspensas pelas pernas(fio), ficando acima dos componentes adjacentes! Muito interessante, pois o calor gerado nelas não afeta os componentes próximos. Se ficassem na mesma altura física, lado à lado, o calor espalharia-se pelos demais componentes e aqueceria toda a saida. Esse fato é muito comum nas fontes genéricas.

Para quem nunca viu o interior de uma fonte que não as vagabas comuns em nosso dia à dia, vai se surpreender com a aparência interna dessa Seventeam. É outra coisa, mas para fazer as mesmas "coisas"! Fornecer voltagens para o PC mas, com qualidade.

Foi notado ainda, que há um espaço razoável para a instalação de um fan exaustor, para os que se aventurarem a modificá-la. Vou fazer isso com toda certeza.

Durante os testes e funcionamento, veremos como esse fan de 12cm vai se comportar na tarefa de manter a fonte resfriada.

Fotos interiores serão postadas, à medida que vá conseguindo organizar melhor esse teste.

Foto superior, mostrando o transformador principal e a esquerda, em escuro, vê-se a grande ponte retificadora primária e o NTC.

%7Boption%7Dhttp://meiraneto.blog.uol.com.br/images/Testedefonte027.jpg' border='0' alt='' />

Lembro a todos que não quis me aventurar em remover a placa de dentro do gabinete e nem coloquei em teste de stress....sou curioso, mas não tenho garantias de reposição, em caso de danos à mesma. Espero que entendam!

O TESTE COM CARGA

É hora da onça beber água! Vamos ver em que refletem o esmero de uma montagem tão diferente, quando realmente submetida sob condições de uso ou de teste.

Foram utilizadas combinações de resistores de fio, como montados e utilizados nos testes anteriores, onde a Satéllite 500W sucumbiu. Também foi adquirido um multímetro NOVO marca MASTECH MY 67, capaz de medir corrente DC de até 10A, além das demais grandezas AC e DC. As medidas de resistências são bem mais precisas do que no teste da Satéllite 500W. Também foi utilizado um multímetro marca SUNWA M3800 para auxiliar nas diversas medições.

O teste desenvolveu-se primeiramente com a fonte Satéllite 500W modificada por mim e somente após terminar esse ensaio e tendo a fonte suportado, é que a Seventeam entrou na briga! Melhor dizendo, covardimente na briga!

>>>>SATÉLLITE 500 MBM(Modficada by Meiraneto)<<<<

Esta fonte é por demais conhecida de muitos e tem muitas fotos já postadas em vários sites.

O peso dessa fonte modificada é de 1.235g e quando em original, sem as modificações, pesa apenas 845g!

Lembram do peso da Seventeam? 1.850g!

Foto comparativa da Satéllite original(esq) e modificada(dir).

%7Boption%7Dhttp://meiraneto.blog.uol.com.br/images/Testedefonte008.jpg' border='0' alt='' />

Mais fotos em http://meiraneto.blog.uol.com.br/

Foi aplicada uma carga total de 200W na linha de 12V, 40W na linha de 5V e 30W na linha de 3.3V, totalizando 270W.

Partindo de valores menores, não houve maiores problemas de ligar ou desligar com carregamento inicial.

Com 200W na linha de 12V a fonte ficou instável e as voltagens muitos abaixo dos 12V normais. Muitas vezes, ao ligar, simplesmente a fonte não partia. Cheguei a conclusão que ao ligar com toda a carga já instalada, o pico de consumo não permitia a partida da fonte. A solução foi remover parte da carga de resistores e após a fonte partir, adicionava-se o restante.

Não fui muito paciente com esse teste e nem quis ir além da capacidade segura da fonte. 270W tava de bom tamanho e o resultado servia para o próposito. Vai servir como reserva, em caso de necessidade emergencial.

Nesta situação, as voltagens apresentadas eram as seguintes:

L 12V = 11.21V

L 5V = 5.05V

L3.3V = 3.11V

Pude observar, que com essa carga instalada, a temperatura dos dissipadores estava muito inferior aos valores verificados quando do teste da fonte Satéllite 500W original, que sucumbiu nos 260W e portanto, não chegava assustar, ou melhor fritar, como anteriormente.

Para não arriscar a fonte By Meiraneto, não aumentei a carga, pois devido à pequena quantidade de resistores, para alcançar maior carga, teria que sobrecarregar alguma linha e os cabos e conectores sofreriam danos com o calor excessivo. Volto a afirmar que a distribuição de carga ao longo dos conectores é de supra importância para evitar sobrecarga nos cabos!

TESTE COM CARGA DE 140W DISTRIBUÍDA

L 12V = 40W

L 5V = 80W

L 3.3V= 20W

Satéllite 500 MBM........................Seventeam 400 WAP

L 12V = 12.83V..............................12.40V

L 5V...= 4.82V................................5.05V

L3.3V = 3.20V.................................3.32V

Um detalhe importante, é que estes valores apresentavam uma variação muito grande na Satéllite, enquanto a Seventeam se mantinham quase estáticos!

MAIS OBSERVAÇÕES

Ao ligar a Seventeam no PC, observei um aquecimento maior que quando ligada no ambiente durante os testes. O fan de 12cm suga muito ar do interior do case e a parte superior dele, exatamente sobre a fonte, aquece um pouco. A instalação de um fan exaustor na traseira da fonte, ajudará na remoção do calor.

Comparar uma fonte do porte de uma Seventeam 400 WAP com uma Satéllite dessas, é quase covardia!

%7Boption%7Dhttp://meiraneto.blog.uol.com.br/images/Fan2511005.jpg' border='0' alt='' />

Foto com o FAN de 40mm exaustor adaptado(esquerda).

Um outro detalhe também me chamou a atenção! Sempre ao ligar o PC com a Seventeam, nota-se um repique no nobreak. Talvez seja devido ao tamanho do capacitor de 330uF x 400V que provoca um consumo alto e rápido. A carga de um capacitor é vista pela rede como um curto-circuito temporário!

CURIOSIDADE

Uma particularidade desse teste, é que agora, a corrente e tensão da tomada foram medidas e poderemos obter um cálculo aproximado da potência de entrada.

Vamos aos valores:

Tensão AC da tomada: 212V<<<<<<<ATENÇÃO

Corrente AC: 1.25A<<<<<<<<ATENÇÃO

Potência em Watts: 265W<<<<<<<<ATENÇÃO

Com a fonte Satéllite, não fiz agora estas medições, mas quando fiz durante os testes anteriores, o valor obtido foi de 315W!!!!

Não foi considerado fator de potência, apenas o produto de V x I.

Também está incluído nestes totais de Watts, o consumo do monitor Phillps 17 polegadas.

Precisaria de mais testes para comprovar este valor de 265W, frente aos 315W com a fonte Satéllite! Mas fica essa questão para os pensadores: O QUE FEZ A POTNCIA CONSUMIDA PELA Seventeam SER BEM INFERIOR AO APRESENTADO PELA SATTÉLITE?

>>>PS:

Estas informações foram novamente testadas e não procedem. Os testes não confirmaram o acima visto. Esta informação deve ser desconsiderada! Houve uma diferença gritante em favor da ST, mas comprovadamente, foi devido ao uso de equipamento de medição diferente, com menor precisão.(inf de 20/01/2005)

NOVAS OBSERVAÇÕES

Como nem tudo é alegria, ao abrir a fonte, remover a placa e manuseá-la normalmente, notei(ainda bem) que um resistor de 2.2k, 1/8 W havia quebrado um dos terminais. Fica junto do PWM. Substitui o resistor, mas reparei que a instalação desses pequenos componentes em posição vertical e em locais de manuseio, pode provocar curto circuito e até a quebra dos terminais, como de fato ocorreu. Para melhor segurança, deveriam ter soldado esses componentes pequenos na horizontal, evitando assim, a quebra de seus terminais ou corpo. Por precaução, usei cola para melhor fixá-los.

Outro ponto falho que achei, é o fato da grande dificuldade de substituição de componentes da saída, quando de uma eventual reparação. O espaço é muito pequeno entre os cabos, capacitores, bobinas, etc. Literalmente, não é fácil substituir um capacitor das linhas de saída! Será preciso quase que desmontar tudo para obter-se acesso ao componente defeituoso ou para localizar algum com problemas.

O PCB dessa fonte não é algo muito diferente dos demais. Do lado das soldas, vemos o reforço das trilhas de alta corrente, mas nada que as outras fontes não apresentem também.

%7Boption%7Dhttp://meiraneto.blog.uol.com.br/images/PCB2511015.jpg' border='0' alt='' />

No PCB, pode-se notar que é o mesmo adotado para outros modelos com capacidade diferente. Tem indicação de fusível para potências de 250W à 522W e do lado das soldas tá impresso ST-522HLP. É comum entre os fabricantes, usarem o mesmo PCB para montagem de modelos com potências diferentes. O que muda é somente a capacidade de alguns componentes e alguns circuitos extras são implementados.

Uma medida que adotei, visando a diminuição da temperatura interna da fonte, foi remover um isolante plástico, tipo resistente, que fica entre a face cobreada do PCB e o fundo do cabinete dela, que em posição normal, após instalada, é de fundo pra cima. Não o removi por inteiro, apenas abri uma janela para que o calor liberado pelas soldas, pudesse transferir-se para a carcaça da fonte e assim, poder dissipar-se mais facilmente. Parece que melhorou. Esse isolante plástico é como aquela espuma que vinha ou ainda vem em algumas placas-mãe. Isto é, têm a mesma função de proteger as trilhas! Proteger de que? Não achei tão necessário!

Notei também um transistor 7905CT, que deve ser um regulador de tensão de saída para uma linha de 5V de controle.. Não tem dissipador e portanto, sua função deva mesmo servir de regulagem de tensão para pequeno consumo, típico do 5VSB.

Uma conclusão crítica e positiva do projeto dessa fonte é que os circuitos de força, primário e secundário foram montados para suportarem grandes esforços de potência, como é esperado por quem compra uma fonte desse nível.

Para ver outras imagens acessem o link abaixo:

Blog do Meiraneto

Em uso normal do PC, as voltagens se mantêm bem estáveis:

12.281V<<......>>12.342V é bem frequente, mas não sai desses 2 valores.

4.999V<<<<....>>.4.972V quase nunca ocorrendo essa variação.

Onde < e > indicam tendência dos valores se manterem.

Vamos acompanhar o comportamento da 7T em OC.

STOCK @ 1922.77MHz(Everest) FSB 166

L12V = 12.281V e 12.342V

L5V = 4.999V estável

L5VSB= 5.042V

L3.3V= 3.391V(multímetro)

L-12V= -12.034V

L-5V = -4.998V

OVER @ 2080.06MHz(Everest) FSB 180

L12V = 12.281V e 12.403V

L5V = 4.999V estável

L5VSB= 5.042V à 5.018V(alguma variação)

L3.3V= 3.385V(multímetro)

L-12V= -12.198V

L-5V = -4.998V estável

OVER @ 2194.82MHz(Everest) FSB190

L12V = 12.281V e 12.342V mais estável em 12.342V

L5V = 4.999V à 4.972V quase nada mudou.

L5VSB= 5.042V estável

L3.3V= 3.387V(multímetro)

L-12V= -12.116V à -12.198V variando dentre esses 2 valores.

L-5V = -4.998V estável

OVER @ 2242.50MHz(Everest) FSB195

Nesta etapa, mesmo com over volt até 1.8V o sistema não estabilizava! Todas as voltagens estavam praticamente as mesmas do passo anterior. A fonte não negou fogo.

Só lembrando, este processador nunca me deixou passar de 197MHz. Quando rodava um TB 2200+ atingia sem problema algum 215 de FSB sendo que nessa época, a velha Satéllite era quem segurava o tranco.

CONCLUSÃO E COMENTÁRIOS FINAIS

Quem ainda achar que uma fonte genérica é páreo para uma "Máquina de Energia", como uma Seventeam, meus pêsames!

É isso ai pessoal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô galera.

Ninguém comenta nada, pergunta nada, discorda, concorda, etc?

Passei um tempão pra conseguir fazer os testes. Dá um trabalhão.

Com a opinião e críticas, poderei melhorar, sem isso, nada!

Esses testes são feitos com o intúito de esclarecer dúvidas e questões que são levantadas todos os dias aqui no forum. Sem a participação de vocês, não teria fundamento.....

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até que enfim..... :D

Marcelão, como citei no teste, apenas coloquei uma carga fixa de 140W distribuída nas linhas. Não disponho de mais resistores e para não aquecer o isolamento dos condutores, precisaria de maior número desses componentes para poder montar uma carga maior, mais distribuída pelas linhas e sem aquecer demais os cabos.

Com essa carguinha de 140W as tensões ficaram estáticas e a temperatura era ótima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, parabéns pelo teste!

Dá pra ver que a Seventeam tem uma eficiência muito melhor do que a Satelite (além de ser fonte de verdade)

E que mal lhe pergunte, na fonte "modded", quanto saiu cada capacitor??

Porque parece que é bem caro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu gostei muito do seu review, mas não to conseguindo vizualizar nenhuma foto! :( ... se tu poder arrumar... to louco pra ver essa Seventeam aberta, pois eu quero comprar uma!

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu entendi errado ou a fonte Satéllite teria 315W reais e a Seventeam 265W reais, ou eu estou viajando? :tantan:

Se estou viajando, qual foi a pontencia real de cada uma? :rolleyes:

Parabéns pelo teste, ficou muito bom, vi a fotos no seu blog e gostei muito doq você fez com a fonte. :bandeira:

falou! :bye:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera

Vamos por partes.

Quando fiz os testes anteriores com a Satéllite 500(ainda não modificada), medi a corrente que a tomada fornecia ao circuito todo(filtro+nobreak+monitor+PC). Não lembro o valor da corrente, mas calculando o produto dessa corrente pela tensão da tomada naquele momemto( V x I ), obtive 315W consumido pelo conjunto. Da mesma forma, quando alimentando o PC com Seventeam, medi a corrente conforme descrito e fazendo o mesmo cálculo(aproximado), obtive 265W de consumo total! Vejam que não foi considerado o fator de potência em nenhum dos dois casos e por isso, diria, aproximado!

Os capacitores implantados na fonte foram todos adquiridos de fontes queimadas ou alguns foram comprados mesmo. Não lembro do custo. As bobinas também foram retiradas de fontes disponíveis aqui em minha "sucata"(escritório) :D .

Tente visualizar o meu blog. Veja o link e cole no navegador.

Não testei a Seventeam com potência máxima. Não vou arriscar meu brinquedinho, sem ter uma garantia! Entendem né? Já perdi a garantia, mas perder a garantia não é nada, perder a fonte sim!

Só tirei duas fotos do interior da 7T. As demais ficaram péssimas. O fotógrafo e a câmera são uma droga só!

PS. Acabei de instalar um pequeno fan adicional como exaustor. Ficou muito bom. Tentei colocar um de 80mm, mas o espaço fica comprometido pelo fan de 120mm dela.

Uma observação a fazer é que agora, a temperatura do processador também baixou! Parece-me que com o exautor da fonte, o fan de 120mm sugando ar do case e ajudado pelo fan adicional, melhorou um bocado na temperatura interna do case!

Coloquei um fan novo na cpu, um Tt Smart Case Fan 2 com controle de rotação e sensor de temperatura e até me dei ao luxo de baixar a rpm dele para 3500....bem mais silencioso que o V7. Ótimo resultado geral.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MEIRA.. muito bom o teste, mais uma prova que a Seventeam é uma ótima marca... CONFIÁVEL acima de tudo...

Afinal num é qualquer coisa q DIZ q tem 350w q segura P4 2.8 + FX 5950u...

Pelo menos não por muito tempo :P

Caramba... e pensar q at´´e o CONSUMO o PFC baixa hein? Caramba.. não imaginei q seria TANTA diferença(60w!)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal Meiraneto.... Estranho a fonte não partir com 200w no 12v já q nas especificações indica 264w... mas tb foi legal ver que o alto consumo em uma das linhas não causa tanta distorção nas outras linhas.... achei q o sistema de ventilação da ST-400WAP não é 100%... dá pra perceber q ela aquece um pouco... com a instalação desse exaustor deve ter ficado perfeito... o duro é perder a garantia...por isso deixei ela fora do gabinete.... valeu por sua boa vontade e coragem para trazer estas vaiosas informações até nós...

Vou aproveitar para postar as leituras das tensões feitas pelo MBM5.. faz tempo q quero fazer as medições por um multimetro, mas até agora não consegui um bom...

- Voltage Configuration = ASB100 Standard 1

idle

vcore = 1,74v(na bios está confirado para 1,7)

3,3 = 3,36

5 = 4,89

12 = 11,86

-5 = -5,20

-12 = -12,39

full

vcore = 1,73v(na bios está confirado para 1,7)

+3,3 = 3,33

+5 = 4,78

+12 = 12,04

-5 = -5,25

-12 = -12,58

- Voltage Configuration = ASB100 Standard 2

idle

vcore = 1,74v(na bios está confirado para 1,7)

3,3 = 3,36

5 = 4,89

12 = 12,48

-5 = -5,20

-12 = -12,48

full

vcore = 1,73v(na bios está confirado para 1,7)

+3,3 = 3,33

+5 = 4,78

+12 = 12,67

-5 = -5,28

-12 = -12,67

valeu cara....

falou....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valores copiados do MBM5 em uso normal(agora mesmo):

--Sensor Chip Readings--

Temperature Readout[1]....... : 36

Temperature Readout[2]....... : 39

Temperature Readout[10]..... : 36

Voltage Readout[1].............. : 1,568

Voltage Readout[2].............. : 1,648(Vcore em 1.625V no setup)

Voltage Readout[3].............. : 2,784(Vdim em 2.77V no setup)

Voltage Readout[4].............. : 4,99968

Voltage Readout[5].............. : 12,2816(este valor altera à 12.341V de um pro outro.

Voltage Readout[6].............. : -12,0256

Voltage Readout[7].............. : -4,99104

Fan Readout[1].................... : 1442(CPU com rpm reduzida)

Fan Readout[2].................... : 5443

Notei que o ar sai bem mais quente e em maior quantidade após instalar o fan exaustor. O problema é que sem o fan exaustor, sai pouco ar...

Grato novamente Marcelo!

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@21 nov 2004, 23:58

Notei que o ar sai bem mais quente e em maior quantidade após instalar o fan exaustor. O problema é que sem o fan exaustor, sai pouco ar...

Concordo Plenamente, o ar sai muito pouco com ela original :(

Grato novamente Marcelo!

Não tem o que agradecer amigo, é pura competencia sua, parabens pelo tópico :-BEER

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por MEIRANETO@21 nov 2004, 18:37

Não lembro o valor da corrente, mas calculando o produto dessa corrente pela tensão da tomada naquele momemto( V x I ), obtive 315W consumido pelo conjunto. Da mesma forma, quando alimentando o PC com Seventeam, medi a corrente conforme descrito e fazendo o mesmo cálculo(aproximado), obtive 265W de consumo total! Vejam que não foi considerado o fator de potência em nenhum dos dois casos e por isso, diria, aproximado!

Bom, Meira, mas como a Seventeam TEM PFC ativo, isso deve mudar bastante, né?!?!

Com certeza esse valor da Seventeam deve estar bem perto do consumo real do negócio (não tem o PF (Fator de potência) escrito na lateral não??

Talvez na satellite tenha também... daí dá pra ter uma ideia melhor)

(ALiás, eu vi no site, a eficiência da Seventeam é de 0,65...)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o teste comparativo foi meio que um bandeirante da força aérea (fonte modificada) x F-22 (Seventeam 400W)... Se bem que a diferença não chega a ser um supremo absurdo!

Mas parabéns pelo teste e pela coragem! Se um dia chegar a modificar ela colocando um fan extra, posta uma foto aqui pra vermos como ficou?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se um dia chegar a modificá-la?! Já foi..... :D

Instalei um pequeno fan de 40mm e deve ter melhorado a temperatura interna dela e do case, pois o ar sai bem quente! Na realidade, não é que sai mais quente, e sim, que sai mais ar. O fan de 120mm não direciona o ar para fora e com um fan adicional(exaustor), o serviço fica completo.

Quanto a foto, da próxima vez que abrí-la, farei umas fotos, mas adianto que não tem nada de especial. Fica igual a uma fonte comum, só que o fan sendo pequeno. Tentei colocar um de 80mm, mas o corpo do fan de 120mm impede de fechar a tampa da fonte...tem que ser pequeno mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo tópico cara!!! :palmas:

Foi ótimo pra fazer um "Zé" que tava descutindo comigo e falando: "essas fontes seventeen não me enganão"...hehehe...tadinho...

Valeu o trabalho!

Tenho uma seventeen dessas e agora fiquei mais satisfeito ainda!

:palmas:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deu até vontade de mandar minha ST522HLP, para você colocar na comparação :D .

Se não me angano o a minha tem apenas um capacitor gigantesco de 400v mas não lembro a uf dele agora mas sei que é baixa tb.

Se achar o topico onde postei isso eu falo.

quanto a garantia nem esquenta eu tinha aberto a minha, e depois de um tempo as fans pararam de rodar mandei trocar, e não disseram nada. :P

Parabens pelo topico.... :palmas:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos

Acabei de ligar o PC e estava fazendo exatamente o que muitos pediram: ver mais fotos do interior da fonte. Já fiz as fotos e estarei postando em tempo hábil. Agora, estou um bagaço pra ter que editar, hospedar e postar as novas observações que fiz. Aguardem!

PS. Editei e acrescentei algumas novas observações, feitas desta vez com a placa removida do cabinete da fonte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

essa Seventeam 400W é uma das melhores fontes do mercado, muito bom o teste e ficou bem claro que uma fonte dessa vale muito a pena.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Acabei de adquirir uma Seventeam 350W e vou usá-la para um AMD64 3000+.

Esta fonte deixa alguma coisa a desejar em termos de qualidade em relação à sua irmã de 400W? A falta de PFC pode me gerar algum problema futuro ou posso ficar tranquilo com a aquisição?

Um abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segundo o que a galera que usa a 350BKV, é instalar e ficar tranquilo! O forte dessa fonte é a qualidade aliada à potência dos componentes usados, ou seja, é o suficiente!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei abrindo um outro tópico quando poderia ter postado nesse.

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=214852

http://testes.bortoli.com.br/Fonte.txt

Aí está o meu (superficial) resultado levando em conta as 2 fontes desse tópico.

Óbvio que não chega nem perto do detalhamento que o Meiraneto fez, mas serve para corroborar a diferença de qualidade entre uma fonte e uma Satellite. :D

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, ontem eu estive acompanhando o Log do MBM a fim de ver como o PC estava se comportando com a minha nova Seventeam, quando me deparei com o seguinte:

+-------------------------------------------------------------------------+

|Total number of readouts: 5243 CPU Speed: 2159 MHz |

|Running from: 02/12/2004 08:47:39 until: 02/12/2004 23:23:49 |

+-----------------------------+----------+----------+----------+----------+

|Sensor | Current | Low | High | Average |

+-----------------------------+----------+----------+----------+----------+

|Case | 30 C | 23 C | 32 C | 27 C |

|CPU Diode | 61 C | 55 C | 65 C | 58 C |

|CPU Socket | 42 C | 34 C | 44 C | 39 C |

|Core 0 | 1,65 V | 1,65 V | 1,73 V | 1,65 V |

|Core 1 | 2,58 V | 2,56 V | 2,61 V | 2,58 V |

|+3.3 | 3,38 V | 3,34 V | 3,39 V | 3,38 V |

|+5.00 | 5,05 V | 5,03 V | 5,11 V | 5,05 V |

|+12.00 | 12,23 V | 10,07 V | 14,19 V | 12,19 V |

|-12.00 | 1,47 V | 1,42 V | 1,50 V | 1,47 V |

|-5.00 | 1,62 V | 1,25 V | 1,95 V | 1,65 V |

|Fan 1 | 2410 RPM | 2343 RPM | 2428 RPM | 2391 RPM |

|Fan 2 | 30681 RPM| 2596 RPM | 33750 RPM| 16279 RPM|

|Fan 3 | 0 RPM | 0 RPM | 0 RPM | 0 RPM |

+-----------------------------+----------+----------+----------+----------+

Especial atenção para a linha de 12v, que foi de 10,07 a 12,19 e para o Core0 (Processador), que chegou a bater 1,73, quando o correto é 1,65.

A minha dúvida é: O que pode ter causado isso? Pode ter sido um erro de Software?

Algum tipo de pico na rede elétrica? porque somente essas 2 voltagens apresentaram tamanha variação? Os numeros da FAN3 me fazem tender para algo em relação ao MBM, uma vez que essa FAN jamais poderia chegar a 33000 RPM...

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então com um PC off-board, o que essa Satellite segura com firmeza? Será que dá pra colocar uma K7N2 Delta L ou uma A7N8X-X com uma Fx 5200? Parabéns pelo tópico Meira! :joia:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0