Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

7Team 400WAP x Satéllite MOD 500W


Meiraneto

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pelos estudos e resultados obtidos em análises, informações de usuários, etc, pode-se seguramente dizer que, dar para ligar um PC razoável com uma fonte genérica e vai funcionar sim! O problema é o subdimensionamento dos componentes de força.

Projetados para trabalharem quase no limite, reduz-se a confiabilidade da fonte devido à alta temperatura de trabalho. Por exemplo, essas fontes genéricas prometem 20A numa linha determinada. Como poderia ser capaz de entregar essa corrente, se foram usados componentes para 10 ou 16A?

Esse é o grande problema das genéricas. Basta abrí-las e ver o acima exposto..."isto é uma vergonha"!

Sendo assim, a simples troca dos componentes de força(diodos e transistores), já eleva a capacidade da fonte, fazendo-a mais confiável e baixando a temperatura de operação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por vmosconi@27 dez 2004, 09:48

Qual tem um desempenho melhor com a minha fonte da assinatura?

Desempenho equivalente? A TT Pure power 420W esta no mesmo nivel de potencia, ganhando no quesito PFC!

Usar todos os conectores de um Fio só ou usar um conector de cada fio?

Para fazer o teste e evitar sobrecarga em um dos fios, o certo seria espalhar a carga em todos os molex!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não entendi essa de fio só....o que ocorre é que nos testes, para distribuir a carga resistiva em 4 molex é muito pouco. Os fios aquecem demais, chegam a derreter a solda feita nos terminais dos resistores+fio.

Um caso interessante é a linha de 3.3V. Só tem 3 fios no conector atx20 e toda a carga deverá ser distribuida nesses fios. Como ficam um ao lado outro, o conector aquece muito.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O q eu quis dizer é q eu tenho uma Seventeam.

Tem um fio q tem 3 molex e eu tenho 3 dispositivos para usar ( cdrom, grav e hd) o q seria melhor, usar estes 3 no mesmo fio ou usar um molex em cada fio.

Acho q estou meio ruim para me expressar hoje...( muita bebida este fim de ano... :goff::-BEER:goff: )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

A fonte suporta máquinas com configurações até bem superiores a essa sua. O problema é que "dizem" alguns, que essa Asus tem problemas com fontes, que consome muito e até pode ter algo errado com algumas unidades(é essa opção que creio ser mais concreta). No geral, essa ST tem se mostrado muito confiável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta.

A antiga Vcom 400W que veio no gabinete deu conta do recado ate a ultima quinta feira quando tostou. O que pode ter ocorrido poderia ter sido algum pico de energia e queimado a mesma.

Esta Asus que tenho me incomoda o fato das tensoe de 12v irem estão alto (ate 12.9v em plena carga - aplicacoes graficas e jogos) e a 3.3 descer para ate 2.68v. Isso não foi medido com multimetro mas sim com o Asus probe e o MB5.

Acredito ser um "defeito" da placa pois os picos de alta em 12v coincidem com os picos de baixa em 3.3v.

Eu vou comprar a fonte Seventeam amanha e testar. No mais ja decidi trocar a placa tambem. A duvida agora e qual modelo Abit, MSI ou outra Asus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não me sai da cabeça que pode ser algum componente dos reguladores dela que entram num estado de alto consumo e levam com isso, à queima da fonte. Não seriam todas, mas somente algums unidades. Algum ponto do projeto permitiu tal fato. Como numa placa-mãe existem muitos componentes trabalhando em harmonia, se um deles não se acerta", pode gerar os problemas relatados e até hoje obscuros!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

%7Boption%7Dhttps://www.clubedohardware.com.br/fotos/ocz520-leds.jpg' border='0' alt='' />

Qual a chance de conseguir fazer isso numa fonte Seventeam? alfguem q manja de eletrônica responda.

a figura é de uma Fonte de Alimentação OCZ PowerStream 520 W

o link é do Clube do Hardware e o link para o teste é:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Fonte-de-Alimentacao-OCZ-PowerStream-520-W/335

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é simples implementar um aparato desses num projeto pronto e montado, sem conhecer o esquema de funcionamento da fonte. Apesar da facilidade em criar o circuito(mostrado), o que dificulta é projetar de forma que atue exatamente sobre cada uma das linhas.

Observando-se o esquema de uma fonte de PC, podemos ver que o grande entrave para muitas modificações sugeridas ou até existente nas melhores marcas, seria o tipo construtivo do trafo principal e de algumas bobinas compartilhadas. Compartilhando recursos de alguns componentes, seria preciso que uma alteração em certa linha, não afetasse às outras.

Veja um exemplo de bobina compartilhando o mesmo núcleo toroidal numa fonte genérica.

%7Boption%7Dhttp://img158.exs.cx/img158/8288/testedefonte6re.jpg' border='0' alt='' />

Nesta foto, a bobina maior à esquerda, compartilha seu núcleo com as linhas +12V, -12V, +5V, -5V. Como os enrolamentos são superpostos(uns sobre os outros), qual quer alteração nos valores de uma linha, pode trazer variação nas demais.

Essa preocupação está presente nas fontes de marca, que apresentam bobinas independentes para cada linha, pelo menos as positivas.

Existe um outro ponto em particular, que desconheço a razão, que é o compartilhamento de potência nas linhas de 3.3 e 5V! Vejam no diagrama abaixo que os enrolamentos de saída para essas linhas são exatamente os mesmos. Talvez, disse, talvez, seja para adequar-se ao circuito de proteção!?

%7Boption%7Dhttp://img78.exs.cx/img78/1336/atx6xx.jpg' border='0' alt='' />

Voltemos um pouco ao funcionamento da fonte. As voltagens das linhas são produzidas em DC. O trafo principal é encarregado de fornecer nos seus circuitos secundários, sinais de tensão pulsantes em alta frequência(não DC) que serão retificados pelos diodos schottkys de cada linha, e assim, após a devida filtragem, chegam às saídas.

Ai é que começa, ao meu ver, de fato o problema do controle por linhas independentes! O trafo principal, que fornece as voltagens AC para os diodos schottkys, recebe tensão pulsante de alta frequência, vinda dos chaveadores. Estes por sua vez, são "manobrados" pelo circuito PWM(modulador por largura de pulso), que faz as alterações nescessárias para que as saídas, lá mais na frente, mantenham-se dentro de uma faixa aceitável.

Portanto, controlar-se os valores de saída das linhas, de forma independente, não é tarefa simples de conseguir implementar numa mera "gambiarra".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, me da um help aqui...to usando a seguinte config:

XP Mobile 2500+@2425

512 Kingston Hyper X

FX5950U

HD 120GB 7.200 RPM

Combo LG

Leitor d CD

3 Fans Akasa

e to tendo um problemaço com resets aleatorios....ja ate pensei q fosse o sasser, mas q nada...to achando q essa minha MAXXTRO 500w ta andando pra tras...você me recomendaria essa ST-400wap pra tentar estabilizar meu sistema?

Achei ela por R$300,00 aqui no rj..

OBS: to pensando em upgrade pra A64 com 1gb d memo e gravador dvd...acha q devo mudar d fonte pra aguentar essa prox config?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se já tem os problemas citados com essa configuração atual, alterando para um A64, mais recomendado ainda que se faça a troca da fonte.

A ST é muito boa e o preço tá bom. É uma fonte confiável e segura na boa a sua configuração. Recomendo a troca o quanto antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Feedback.

não comprei a Seventeam 400w porque não tinha para pronta entrega com o preço de 298,00. Como meu vicio por jogar falou mais alto, comprei a Vcom AP450WX 12CMT. A primeira impressao e bem legal, exterior cromado brilhando como espelho e o cooler de 120mm impressiona.

Sem rodeios:

A tensão agora e estavel 12.16 - 12,26v; 3.264 3,248v.... medidos pelo Asus probe, que não e confiavel eu sei, mas por comparacao sair de 12,8 - 12,9v para os valores acima.....

A Asus A7V8X-X precisa e de uma fonte de boa qualidade. Vale a pena investir em uma, e olhe la que a Vcom não e das melhores.

Um abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...