Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Speedy novo compartilha?


retrocoli

Posts recomendados

Olá a todos. Recebi hoje um email do Terra, no qual assino obrigatóriamente por causa do meu acesso ao Speedy, e eles estão aumentando mais uma vez a mensalidade. Era 49,90, aumentou para 59,90 agora querem cobrar 69,90. Isso tudo para me forçar a mudar para o bendito speedy novo. Infelizmente não tenho outra opção ADSL no momento e vou ser obrigada a ceder a essa pressão e mudar para o Speedy novo para não ter que pagar 69,90 reais que é um abuso!

Minha dúvida é a seguitne. Sabia que o Speedy novo tem restrição de tranferência mensal. São 10GB de acesso por mês, o que é razoável, apesar de eu ainda achar absurdo. Só que eu uso muito o skype, que é p2p e conta como tranferência, certo? E compatilho acesso entre duas máquina. Só me procupo em saber se ainda vou conseguir continuar compartilhando o acesso ou há alguma restrição. Alguém saberia me informar?

Estou revoltada, e devo até sair do Terra para qualquer outro provedor pois o preço de todos acaba sendo o mesmo. O Terra é ruim demais e já cansei dessa abuso de preço!

abraço

Renata

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você usar um PC com 2 placas de rede para ser servidor que fornece conexão a Internet para sua rede interna (independe de quantas máquinas sejam) e usar o protocolo NAT (Masquerade), não tem como impedir o compartilhamento tampouco de descobrir que você está compartilhando a conexão.

Se você perguntar aos fornecedores de serviço, todos vão dizer que é proibido compartilhar a conexão, mas isto além de ser ilegal, não tem fundamento algum, pois a banda oferecida continua sendo a mesma, pois você terá uma velocidade de conexão dividida por numero de PCs que estão acessando a Internet naquele momento. O que você faz com sua rede interna, você não precisa dar satisfação a ninguém. Você está pagando por uma largura de banda e tem todo direto de utilizá-la de forma plena. No caso do Speedy, a cota mensal de download é o limitador (o que acho um absurdo também).

No Linux isso é super-fácil, algumas linhas de comando e pronto. Acredito que em outros sistemas não seja muito difícil implementar esta técnica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por HardSoft@20 nov 2004, 22:10

Se você usar um PC com 2 placas de rede para ser servidor que fornece conexão a Internet para sua rede interna (independe de quantas máquinas sejam) e usar o protocolo NAT (Masquerade), não tem como impedir o compartilhamento tampouco de descobrir que você está compartilhando a conexão.

Se você perguntar aos fornecedores de serviço, todos vão dizer que é proibido compartilhar a conexão, mas isto além de ser ilegal, não tem fundamento algum, pois a banda oferecida continua sendo a mesma, pois você terá uma velocidade de conexão dividida por numero de PCs que estão acessando a Internet naquele momento. O que você faz com sua rede interna, você não precisa dar satisfação a ninguém. Você está pagando por uma largura de banda e tem todo direto de utilizá-la de forma plena. No caso do Speedy, a cota mensal de download é o limitador (o que acho um absurdo também).

No Linux isso é super-fácil, algumas linhas de comando e pronto. Acredito que em outros sistemas não seja muito difícil implementar esta técnica.

Sim. Na verdade já tenho essa rede interna entre dois micro pronta e hoje funcionando com o compartilhamento do Speedy, mas o speedy antigo. Minha dúvida era apenas saber se o Speedy novo não tem algum outro mecanismo (sei lá qual, pois realmente não entendo do assunto) para bloquear ou de alguma forma detectar esse compartilhamento. Hoje uso o Win Connection para fazer o compartilhamento e tudo funciona perfeitamente.

quanto a falta de fundamento pela proibição de compartilhamente, eu concordo plenamente. Na verdade é tudo um absurdo. Ser obrigada a pagar provedor e ser obrigada, agora, a trocar para o Speedy novo que tem restrição de transferência mensal ainda mais. Mas infelizmente não tenho outra forma no momento. Hoje só tenho o speedy e é exatamente por isso que eles abusam da gente. Aqui onde moro não tenho outra opção. Só realmente espero que, pelo menos, o speedy novo funcione direito, pois só tenho reclamações com o speedy 256.

Só me diga uma coisa. O que é exatamente "protocolo NAT (Masquerade)".

O que tenho hoje (que é a rede interna com as duas placas de rede que você mencionou e o compartilhamente atarvés do win connection) funciona dessa forma?

De qualquer forma agradeço muito a ajuda.

abraço!

Renata

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou usuário de Windows e do Win Connection, assim fica difícil para eu afirmar como as coisas funcionam no Windows, mas como o funcionamento dos protocolos de rede são comuns a vários sistemas operacionais (pelo menos para se comunicar via Internet é obrigatório adotar TCP/IP), creio que a dica que dei vale para Windows também.

Provavelmente, Win Connection também deve usar NAT para compartilhar a conexão (assim, irá funcionar com novo Speedy também). Esta técnica consiste em mascarar o endereço interno. Isto quer dizer que para quem está vendo sua conexão de fora (Internet ou provedor) você só tem um endereço IP (independente do número de PCs da sua rede interna), mas após passar pelo seu servidor (é assim que chamo o PC que fornece conexão aos outros), você tem várias máquinas com endereço da rede local (ou interno).

O NAT traduz o endereço interno para externo e externo para interno. Seria mais ou menos como PABX que tem apenas um número, mas há vários ramais internos (cabendo ao telefonista fazer as transferências).

Geralmente o endereço IP externo (no Brasil) começa com 200 (200.xxx.yyy.zzz), enquanto IP interno pode começar com 192 (algo como 192.168.xxx.yyy) ou 10 (algo como 10.xx.yy.xx).

Para ver como é no seu sistema, abra uma janela de DOS e digite IPCONFIG (em 2 PCs). Será mostrado IP de cada placa de rede. Depois acesse qualquer site que mostra seu IP (teste isso em 2 PCs), independente do qual PC que você acesse, será detectado apenas o IP externo (fornecido pelo Speedy).

Um dos sites que mostra seu IP:

https://grc.com/x/ne.dll?bh0bkyd2 (aproveite e teste a segurança do seu sistema)

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Se você tem speedy antigo, não mude para o novo... A limitação de download é o pior dos males... e esta em contrato. Sua unica defesa depois de assinar é cancelar o serviço... e ficar sem nada, pois ainda não existem muitos locais onde você pode escolher seu serviço de banda larga.

2 - Se o problema que você está sentindo hoje é o preço da assinatura, verifique se a diferença de preço entre o speedy que você usa e o plano novo é realmente significativa... pelos valores que você citou, em torno de R$70,00 não me parece tão absurdo assim para uma banda de 256 K. Se não me engano, salvo promoções especiais, o speedy 300 (agora 350) está com preço similar... mas com limitação de download...

3 - Visite o site da ABUSAR site e verifique os comentários do pessoal que está na mesma situação que você.

4 - Quanto ao compartilhamento, você pode compartilhar no speedy novo e no antigo sem problemas, via ICS, ou qualquer pgm proxy ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem vários posts (pesquise) neste fórum falando sobre outros provedores, que aceitam planos speedy antigo com valores bem mais razoáveis.

O aluguel do modem tb é opcional. você pode comprar um e parar de pagar o aluguel...

A assinatura básica da linha telefonica você não paga só por causa do speedy...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, para quem tem plano antigo (256kbps) do Speedy, não é permitido recindir o contrato de aluguel do modem. Qualquer alteracão que você queira fazer, Telefonica impõe que você mude para os novos planos (com cotas de download). Conheco pessoas que entraram na justica e conseguiram manter o plano antigo sob novas condicoees, mas dá trabalho. De qualquer forma a vida dos usuários de antigo Speedy será cada vez mais penosa. Eu mesmo fui usuário de Speedy antigo até há duas semanas. Fiquei com tanta raiva da atitude da Telefonica em impor vários obstáculos que além de cancelar o Speedy, cancelei também a linha telefonica. Hoje sou usuário do Ajato 512kbps e por esse servico pago 97 reais (pra quem tem TVA é mais barato), incluindo cable-modem e não pago mais provedor de conteudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...