• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
PowerGraphics

Tutorial Scanner, Fórmulas, Macetes, etc.

2 posts neste tópico

Estou procurando algum site especializado, ou mesmo algum documento disponível para download em algum site ou mesmo no emule ( p2p ), dedicado a scanner, contendo tutoriais, dicas, macetes, fórmulas práticas, FAQs, etc.

Por exemplo, uma descrição detalhada de como nós podemos distinguir uma boa foto para que possa ser scaneada com perfeição, e baseado na qualidade ( papel, impressão, etc. ) ajustar o dpi adequado para leitura, e depois disso, que plugin seria recomendado para remover as imperfeições, tais como efeito moiré que aparece devido a limites do hardware ou mesmo da qualidade da foto, depois, mostre qual dpi seria mais adequado devido ao ajuste requerido de tamanho na impressão final, e assim por diante.

Com este post, abro tbém um espaço para troca de idéias, dicas, ou até mesmo alguns exemplos com fotos e tudo descrevendo casos a serem solucionados para algum trabalho que porventura alguém esteja precisando, links de sites relativos ao assunto, links para documentos disponíveis em p2p ( exemplo emule ).

E também troca de idéias relativos ao seu hardware disponível, procurando ajudar a melhorar o uso de seu equipamento como um todo ( vamos comparar os modelos disponíveis no mercado relativos às necessidades de cada um, placas de vídeo, programas, etc. ), apesar de eu ser da área de computação gráfica na área de vídeo/animação e também programação ( C, C++, Assembly 8086 e MIPS, JAVA, JavaScript, HTML, etc. ), e sou novo na área de scaneamento de imagens, mas farei questão de procurar ajudar sobre qualquer dúvida, desde a aplicação de determinada fórmula, como fazer determinada tarefa exigida no seu trabalho, até a criação de algorítmos e plugins para personalizar ou realizar aquela tarefa, por exemplo no photoshop, que por meios manuais torna-se impossível.

Podem contar comigo então!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz algumas pesquisas aqui no fórum mesmo, e juntei alguns conhecimentos próprios, e alguns exemplos tbém e compartilho com vocês, e se haver alguma coisa que eu esteja redondamente enganado, peço desculpas, e favor me corrijam:

Meu scanner é de 600 x 1200 dpi óticos, e até agora ( devido a qualidade das fotos que mandei "scanear" ), não ví melhoria nenhuma acima dos 300 dpi, dando inclusive ótimos zooms no computador que daria pra preencher faixas inteiras com a foto, e mesmo assim, as fotos ficam de 1000 pixels por 1000 pixels pra cima, ou seja, melhores que a maioria das fotos encontradas nos melhores ( e raríssimos ) sites com pôsters em alta resolução de diversos tipos e gêneros de revistas!

Então com 600 dpi só se você tiver uma foto digamos A4 revelada em papel ULTRA HIGH GLOSSY e se bobear ainda ACETINADO, com aquelas químicas usadas pra "revelar" foto de primeiríssima linha ( à lá KODAK ), comumente usadas em catálogos de engenharia!

Algumas editoras de primeira talvez necessitem de algo monstruoso assim, pois só por curiosidade, a nível de varredura ótica, o meu scanner é de 600 x 1200 dpi, mas configurando via soft para 19200 dpi ( método da interpolação ) onde o software no computador ( e não o hardware do scanner ) irá simular os pontos adicionais como resultado da análise dos pontos vizinhos, e scaneando uma página A4, indicou que io resultado final seria uma imagem de mais de 100 GB ( isso mesmo, mais de cem gigabytes ), coitado de mim, pois meu HD é de 40 GB, e além disso só com 7 GB livres. Mas valeu pela experiência.

Devido a qualidade da imagem original, existe um dpi para scaneamento ideal, acima disto, é redundância de informação, e Megas e Megas de bytes usados à toa, e abaixo do dpi ideal, fica a critério do resultado final requerido, talvez só uma foto demonstração na página WEB, ou um impresso corrido numa folha tipo comum, bastam 300 dpi, se for rascunho mesmo, tipo aquele documento que se quer só pra consulta, bastam 180 dpi, mas se for uma foto razoável mas de qualidade que seja suficiente para um porta retrato que será visto quase de perto, 720 dpi bastam, agora uma ótima qualidade, até para ser analisada a um palmo dos olhos, 1200 dpi é o ideal, e acima disto é só para "olhófilos".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0