• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
TecToy

Instalar placas de rede ISA...

7 posts neste tópico

Olá lista! Despois de sua um pouco com a instalação do CL10 num MMX 200Mhtz com 63M de ram, e 314M de HD estou com um outro problema... :cry:

Bom, é o seguinte, revivi essa máquina p/ montar um firewall p/ a minha rede, então, logicamente tenho que por duas placas de rede nele, pois bem, coloquei duas placas ISA mas agora, como fazer p/ o linux reconhecer as placas?

Como saber que placas são essas pelo linux?

Li que o comando pnpdump verifica tudo que é placa ISA no pc, mas bem ele não achou nem as minhas duas placas de rede e nem a minha placa de video!

Existe alguém outro comando, alguma outra forma de saber a onde está (IRQ) essa as placas e os nomes p/ eu poder instalar os respectivos módulos?

Ps.: com 50% do espaço ocupado no hd de 314M ainda é possível recompilar a kernel p/ merlhorar meu sistema? (Baixei a Kernel 2.6.19 e já está no HD, só não descompactei ainda)

Obrigado a todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para este tipo de hardware o melhor costuma ser o Slack 9, a instalação constuma ficar menor.

Mas se já esta instalado...

Em relação a placa de video eu costum configurar ela no arquivo modules.conf localizado no diretório /etc/.

Só que normalmente eu prefiro trabalhar com placas ISA com jumper, ai eu coloco no IO e IRQ eu eu quero, fica mais fácil de configurar.

No arquivo modules.conf fica assim:

========================

alias eth0 ne io=0x240 irq=5

alias eth1 ne2 io=0x300

alias eth2 ne3 io=0x200

========================

Por ai pode-se notar o seguinte:

O io é mais importante que o IRQ...

Como tenho 3 placas que usam o mesmo driver (ne) eu fiz mais duas copias destes driver no mesmo diretório, com o nome ne2 e ne3. Fiz isso porque já tive problemas deixando as 3 placas com o mesmo driver, mas isso não é obrigatório, ai ficaria as três com o modulo ne...

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela dica!

Para este tipo de hardware o melhor costuma ser o Slack 9, a instalação constuma ficar menor.

Mas se já esta instalado...

Se for ocupar menos espaço em disco e na memória, deixando o PC mais rápido, refaço tudo!

Hoje tenho em CD o Slack 8, Mandrake 8, FreeBSD 4.5, CL7.01, Red Hat 7.2, CL 9 e 10, Kurumin 3, e um tal de Coyote que baixei mas ainda não testei.

Usei o CL 10 porque é o mais recente.. Mas como eu pretendo recompilar a Kernel, acho que não teria muitos probleas p/ depois instalar o iptables, bind e algum prog IDS.

Mas desses sistemas, qual você me recomenda? Pode ser algum outro também, ficando mais seguro e mais rápido, acho que todo esforço é válido. E também, o CL 10 só instalei,a idna nem fiz nada.

Mas bom, sobre as placas.. Não tentendo muit de dispositivos ISA. Teria alguma forma de ver isso na BIOS do PC? (A fabricante da pl-mãe (EFA) faliu e é muito difícil achar o manual da placa na net, mas achei algumas coisas sobre jumpers. Mas acho que isso seria config na placa de rede, ou não?)

Obrigado,

Ígor

Compartilhar este post

Link para o post

Ps.: Uma das placas, é Danpex EN-2420P (não achei esse modelo no site do faricante)

A outra é Delta LANF7236G 9640A

Compartilhar este post

Link para o post

Tá ai o uso de memória (menos de 4 MB realmente usados) e o uso do HD (233MB) no Slack 9 que tá instalado...

root@venturis:~# free

total used free shared buffers cached

Mem: 33468 11664 21804 0 640 7176

-/+ buffers/cache: 3848 29620

Swap: 40820 0 40820

root@venturis:~# df

Filesystem 1k-blocks Used Available Use% Mounted on

/dev/hda1 475860 233168 218124 52% /

Mas acho que não dá para compilar o kernel neste meu micro, não conseguiria instalar o fonte do kernel (pode ocupar uns 100MB) e mais os compiladores (isso porque o meu HD tem 500MB).

No seu caso aconselharia compilar o kernel em outro computador (para facilitar é melhor usar a mesma distro no outro computador tambem).

Em relação a jumper seria a configuração na placa de rede mesmo. Se ela tiver jumpers procure inscrições na propria placa que deve ter uma tabela de como configurar estes jumpers para determinada io e irq...

Ps.: Devem ser compativeis com o modulo ne, 95% das placas ISA encontradas no Brasil são ne compativeis...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, olhei nas placas e elas não tem Jumpers nenhum! :/

Achei um link q tem as configs da pl-mãe: http://www.embeddedlogic.com/TH99/m/E-H/34178.htm

Mas bom, sobre a compatibilidade do módulo ne, nem tive como testar, dou um 'modprobe -a ne' e ele retorna o erro: WARING: No device configured. ou algo assim

Qando executo o comando pnpdump, ele não acha nada e no final do arquivos fala que não achou nenhuma placa.

Estou procurando na net alguma documentação que possa me ajudar, sou meio novato em Linux e não sei exatamente como contornar esse problema.

Ps.: Chip de uma das placas: UMC UM9008F (Li que ele é compativel com o NE2000, mas creio que essa placa não é PnP, como saber a IO e a IRQ da placa? To procurando no google e no cade mas não estou achando nada)

Obrigado pela atenção,

Ígor

Compartilhar este post

Link para o post

Já peguei placa ISA (da DLink) que você tinha que usar um software em DOS para poder configurar IO, IRQ ou se a placa era PNP...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0