Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DVD para backup de dados


Max Calba

Posts recomendados

Seguinte pessoal, adquiri esse mês meu primeiro gravador de DVD (LG GSA-4160B, firmware A302) e comecei passando todas as compilações de backups de dados que tenho em CD-R para DVD-R... para essa tarefa adquiri mídias RIDATA G04, que vejo todo mundo dizendo que são excelentes.

O problema é que de 5 DVDs que gravei, 2 eu perdi, pois alguns dos arquivos no DVD se revelaram corrompidos após a gravação (depois disso tive que testar os outros arquivo por arquivo, e não estão com problema). Em 1 deles não era possível nem copiar o arquivo de volta para o HD, dava erro de CRC. Eu reparei que os arquivos corrompidos costumam ser os que estão mais próximos do final dos DVDs.

As gravações foram feitas em 2x, a partir de imagem ISO montada no HD, usando o Nero 6.6.0.1. Meu OS atual é o Windows XP Pro SP2.

Talvez eu tenha dado azar de pegar mídias de um lote com problemas, mas é claro que como sou iniciante na área, depois dessa experiência estou com os dois pés atrás com essa mídia Ridata. Uma taxa de 40% de mídias defeituosas é totalmente inaceitável pra mim, até porque meu dinheiro não cai do céu...

Por isso queria saber do pessoal que já tem mais experiência com gravação de DVD, quais mídias vocês consideram mais confiáveis, duráveis e seguras, especificamente pra backup de dados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deve ser problema na mídia e sim durante a gravação.

Não é necessário montar uma imagem antes da gravação, basta colocar todos os arquivos a serem gravados numa pasta do HD e depois gravar normal no DVD, quando necessitar adicionar mais arquivos na mesma mídia é só fazer, ela continua aberta para gravação. Use o Nero Express ou o Burning Rom mesmo.

Antes de gravar desative o antivírus, proteção de tela, internet e tudo que esteja rodando, não use a máquina enquanto grava, antes de gravar reinicie a máquina e depois de várias gravações também. Estes procedimentos ajudam a evitar erros.

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço as sugestões jrpescador, mas na minha humilde opinião não acho que o problema seja esse.

Eu nunca uso antivírus nem protetor de tela quando estou gravando (no meu sistema eles já permanecem desativados o tempo todo mesmo), e tenho deixado os recursos do sistema bem livres ao gravar meus DVDs, o máximo que faço no micro enquanto gravo DVDs é navegar na Internet, usar Outlook Express, ICQ, essas coisas. Tanto o buffer do gravador quanto o buffer de memória do Nero ficam a 100% durante toda a gravação.

De qualquer maneira, que eu saiba essas dicas de não deixar antivírus nem protetor de tela ligado, não rodar programas pesados enquanto se grava, etc. são reminiscentes da época em que o povo gravava CDs em computadores Pentium 166 com 32 MB de RAM, usando gravadores com 128 KB de buffer e sistemas operacionais menos estáveis como o Windows 95/98, quando qualquer "distraída" do sistema podia resultar no tal do "buffer underrun". Mas hoje em dia a gravação de um CD/DVD é uma tarefa bem leve para os sistemas atuais (a utilização do meu 2600+ fica em 1%-2% enquanto gravo CDs ou DVDs), portanto essas precauções não fazem mais sentido.

Mesmo assim eu tenho adotado todas essas precauções ao gravar meus DVDs.

Mas pra você ter uma ideia, já cheguei a rodar jogos do nível de GTA Vice City e Doom 3 enquanto gravava CDs em background, e mesmo assim meus CD-Rs nunca tiveram qualquer problema de buffer underrun ou dados corrompidos após a gravação. Nunca perdi um CD sequer. Portanto, não acho que o problema seja na gravação...

Sobre a imagem, eu sei que não é "necessário" montar uma imagem para gravar CD ou DVD, mas é recomendável. Gravar a partir de uma imagem diminui a chance de ocorrer problemas durante a gravação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...