Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalando placa de rede na placa mãe M598LMR


Viníciusnit

Posts recomendados

Bom, pra não assustar todos com o meu imenso post e para que não precisem ler tanto, caso não queiram, eu vou colocar a questão principal do problema aqui, e depois vem a descrição totalmente detalhada de tudo que eu já fiz até...

o problema é só achar um driver que funcione para a placa de rede da placa mãe M598MLR, pois não estou conseguindo instalar já pelo terceiro dia consecutivo!

Lembrando que não é jumper, pois antes de formatar o PC estava funcionando perfeitamente!

Valeu aee pessoal! Por favor, me ajudem!

----------------------------------------------

----------------------------------------------

Bem, vou descrever meu problema primeiro para que vocês entendam a minha situação, ok?

Vamos lá então... No sábado eu fui na casa de uma amiga minha aqui no meu prédio para dar um jeito no PC dela, pois o irmão dela infestou o PC de adwares, spywarez, provavelmente vírus e muitas outras coisas que faziam com que fosse IMPOSSÍVEL até mesmo desinstalar os programas, pois você entrava no "Painel de Controle" e abria o "Adicionar ou remover programas" e ele já fechava automaticamente. Fora que até o PC iniciar e o Windows se tornar "usável" e "navegável" demorava uma eternidade, então constatei que a solução era formatar, e foi o que eu fiz. Eu voltei a instalar o Windows 98, mas não sei se antes era Segunda Edição ou não, mas agora eu instalei a Segunda Edição. Pronto. Problema descrito.

Agora vamos ao que eu fiz e o que aconteceu até agora.

Ao entrar no Windows após a formatação eu usei o CD da placa mãe e tudo já foi instalado corretamente, MENOS a maldita placa de rede que não quer ser instalada DE JEITO NENHUM! Eu tava vendo o Manual da placa mãe (que é uma M598lmr) e vi o caminho pro driver da placa de rede, mas ele não funciona. No caminho dá pra ver que o driver se encontra na pastaque tem o nome Davicom, portanto daí eu tirei a conclusão que é uma placa Davicom. Além disso, dá pra ver no gerenciador de dispositivos que o adaptador de rede Davicom 9102 está lá, porém com problema no driver, que não consegue ser reconhecido pelo Windows. E também, quando eu estou instalando das mais variadas formas possíveis, as vezes pede um disquete da placa de rede Davicom, porém as vezes o nome muda, mas o nome está sempre em torno de "Davicom drivers disk". Só que não dá pra inserir nenhum disquete, pois ninguém sabe onde está. Mas sei lá, né.. acho que isso é o de menos, pois pela internet eu posso pegar qualquer driver!

Então ok, fui lá no site da Davicom e baixei o driver 1.55.02.1029 que é para o Windows 98, mas não dá certo. Eu peguei um outro driver tb, que tem uns 80 e poucos KB, mas também não serve. Eu tentei formatar mais uma vez o PC e instalar tudo de novo, mas dá na mesma! Quando faço o comando "winipcfg" no Executar não aparece a placa de rede, somente PPP Adapter, indicando que a placa de rede não está instalada.

Sábado, ontem (Domingo) e hoje fiquei até muito tarde tentando instalar essa placa, mas não dá de jeito nenhum.

Após ter ficado até de madrugada, hoje, buscando aqui no fórum por "Davicom" em TODOS os sub-fóruns e lendo TODOS os tópicos encontrados e entrando nos sites indicados até mesmo para problemas não muito parecidos com o meu, eu peguei vários drivers e um programa chamado HWiNFO32 para poder verificar o nome de todos os hardwarez do PC, e aí vou confirmar hoje se a placa é uma Davicom mesmo ou uma SIS, mas vale lembrar que eu também peguei o driver para Windows 98 para a placa de rede SIS 900 e mesmo assim não deu pra instalar.

Com toda a minha pesquisa da madrugada eu baixei e vou tentar usar um Zip da SIS 900 que tem 10 Megas, um driver pra Davicom 9102 que eu peguei e um outro driver que tem escrito "davicom" e tem somente 30 KB e um driver que se chama "Dm9102 driver installation programv104.1223_driver_v1.55".

Eu tentei ligar internet discada lá pra atualizar pelo Windows Update (se tiver o driver, né..), mas nem o Modem quis funcionar! Logo os dois dispositivos pra internet que eu necessito não querem funcionar, mas vamos esquecer o Modem porque ela nem nunca usou, pois sempre foi usada internet predial lá. Então eu nem sei se o Modem já funcionava, mas poxa, a placa de Rede estava funcionando numa boa até antes de eu formatar o PC! Isso que me deixa mais confuso ainda e então creio que não pode ser problema de jumper e tal e placa de rede desativada na BIOS, pois já verifiquei e nem está!

E ahh, lembrando que há alguns meses o PC teve um upgrade feito por um técnico em uma loja e o cara não tinha nenhum CD da placa mãe e nem rede, pois foi o que ela falou. Eles não deram nenhum CD e nem disquete pro cara, então ou ele já tinha ou ele pegou na internet o Driver, mas o problema é.. QUAL é o driver??

Bom, é isso. Alguém já passou por isso com essa placa? Alguém tem a solução ou algum disquete para a placa de rede Davicom 9102 e poderia me enviar um Zip pro meu e-mail ou me indicar onde posso pegar o conteúdo desse disquete ou até mesmo resolver esse problema de uma vez por todas? Já estou ficando maluco já! Não imaginei que a instalação de um driver poderia ser tão infernal!

Desculpe-me pelo testamente que eu fiz, mas é que eu preciso de muita ajuda mesmo, e achei que detalhando bastante iria ser mais fácil compreender tudo que eu já fiz, pretendo fazer e, mesmo assim, ainda obter ajuda.

Valeu aee pessoal! Tchau!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É.. eu vou pegar a minha placa de rede e colocar lá e vou ver.

A minha é uma Realtek e pelo menos eu tenho o disquete dela, portanto sei que vou conseguir instalar.

Hoje, lá na casa da minha amiga, eu achei que a placa de rede poderia estar bichada mesmo, pois é o seguinte.. eu instalei o HWiNFO32 pra ver o nome de todas as placas do PC e deu a resposta pra TUDO.. tudo, tudo mesmo! Menos a placa de rede.. :( A parte que é destinada às informações dela fica vazia. Aì eu pensei: Isso é porque os Drivers não estão instalados ou porque ela queimou? Acho que o driver do Modem tb não está instalado, mas pelo menos ele aparece lá..

Será que realmente queimou??

----------

----------

Editando:

Tenho quase certeza que se eu pegar a minha placa e colocar lá vai funcionar, pois tenho os drivers, mas aí a minha dúvida vai continuar! E a dúvida seria, QUAL é o driver pra essa placa?? Eu nunca teria a resposta.. :(

E outra coisa! A placa de rede dessa placa mãe (M598LMR) tem as entradas ligadas numa plaquinha de metal, como se fosse uma placa PCI, e aí sai um cabo da placa de rede e ele entra numa entrada da placa mãe. Isso foi o que eu vi no manual. Por ela ser tão "separada" assim da placa mãe faz com que seja mais provável que ela tenha queimado? E poxa, dá pra queimar algo ao formatar um HD??? :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

B) Nada a ver cara. Como eu tenho a mesma placa mãe e como percebi que tu não tens o CD de instalação dela, eu posso passar tudo o que for de driver pra ti. Eu tenho o CD dela aqui. A "plaquinha" é uma simples extensão. Me dá um e-mail aí com uma boa capacidade que eu te envio todos os drivers(os que tu precisar) desta placa-mãe. O negócio é o cara sempre guardar os manuais e os CDS das coisas que compra. Diz aí um meio pra eu te passar o driver. Falou gente.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hawker Hurricane AII@24 nov 2004, 18:04

B) Nada a ver cara. Como eu tenho a mesma placa mãe e como percebi que tu não tens o CD de instalação dela, eu posso passar tudo o que for de driver pra ti. Eu tenho o CD dela aqui. A "plaquinha" é uma simples extensão. Me dá um e-mail aí com uma boa capacidade que eu te envio todos os drivers(os que tu precisar) desta placa-mãe. O negócio é o cara sempre guardar os manuais e os CDS das coisas que compra. Diz aí um meio pra eu te passar o driver. Falou gente.

Valeu pela ajuda cara!

Olha só, a mãe dela achou uma pasta onde tinha tudo guardado, inclusive o CD, mas mesmo assim não dá pra instalar!

Eu percebi que na seção "Outros dispositivos" há um "PCI Ethernet Controller", que é a placa de rede, aí eu tento usar o driver da SIS900 ou o da DAVICOM 9102 que vem no CD, mas ambos não adiantam! O Windows nem encontra o maldito driver!

Só digo uma coisa.. já tô ficando com raiva da droga do Windows 98! E o pior é que eu tentei instalar o XP, mas nem dá.. na hora de carregar tudo no boot trava. Depois vou tentar instalar pelo próprio Windows.

E ahh, eu consegui pegar o CD com o técnico que uma vez formatou na loja o PC dela e instalou tudo, mas nem os drivers desse CD adiantaram! Eu já estou ficando TOTALMENTE perplexo com tamanha complexidade desse maldito problema e da minha maldita falta de sorte! Tá realmente f***!!! Nem vou tentar colocar XP, pois pelo jeito nem isso vai adiantar!

Agora, eu gostaria então que você me passasse todo o conteúdo da pasta "LAN" do seu CD da sua M598LMR. Pode ser? Creio que há duas pastas, né? Uma para a DAVICOM 9102 e outra para a SIS900. Se quiser, pode passar só a parte do Win98 mesmo.

Só tenho uma dúvida! Se você me mandar o conteúdo da pasta Win98 de cada placa ela não depende de nada na pasta raíz de cada placa? Dá certo se você me mandar só a pasta referente ao driver do Win98??

Meu e-mail é: [email protected]

falou!! Tchau!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que a sua placa de rede simplesmente queimou. Vou lhe contar um fato que aconteceu comigo recentemente, tem menos de um mês. Tinha um computador meu que o hardware estava ok, tudo funcionando, ele fazia parte de uma rede doméstica. O sistema dele precisou ser reinstalado por que estava apresentando alguns problemas. Tudo bem. Formatei o micro. Depois que reinstalei o sistema, todo o hardware foi reconhecido e instalado, inclusive a placa de rede foi reconhecida. Mas, na hora de instalá-la, simplesmente o windows não reconheceu os drivers para a placa de forma nenhuma. Baixei os drivers na internet e nada. Tentei de tudo por dois dias consecutivos sem sucesso. Por fim resolvi mudar a placa por outra da mesma. Foi tiro e queda! O sistema reconheceu imediatamente os drivers da placa e instalou-los corretamente. Então eu lhe digo, até o momento antes de formatar o micro, a placa estava funcionando pois eu fiz backup de arquivos importantes do micro para o outro micro que estava na rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tenho uma dúvida! Se você me mandar o conteúdo da pasta Win98 de cada placa ela não depende de nada na pasta raíz de cada placa? Dá certo se você me mandar só a pasta referente ao driver do Win98??

Pois é cara. Não tenho certeza. No caso do modem eu preciso de alguns arquivos "extras" na pasta do mesmo. Como é onboard (modem por software) o Win98 usa, além dos arquivos de drivers alguns .dll e outros arquivos. Mas acho que da rede é só os drivers mesmo. Já estou te passando os arquivos...

Tentei de tudo por dois dias consecutivos sem sucesso. Por fim resolvi mudar a placa por outra da mesma. Foi tiro e queda! O sistema reconheceu imediatamente os drivers da placa e instalou-los corretamente.

Só porque tu trocou a placa-mãe e funcionou não quer dizer que o chipchet da rede da outra placa mãe está queimada. Há uma chance razoável de ela estar funcionando. Sabe o que é; é que essa placa-mãe (M598LMR) tem um probleminha. De tempos em tempos dá uma loucura nela. Sei disto porque sou técnico. Algumas vezes a máquina tá legal, eu desligo ela e no outro dia quando eu vou ligá-la novamente, ela simplesmente não liga, ou melhor, ela liga mas não dá boot (não inicia) de jeito nenhum. Isso acontece de 5 em 5 meses + ou - eu tenho que abrir a máquina, desmontar tudo e encaixar tudo de novo. Daí ela volta a dar o boot. É umas loucuras desta placa. Não sei se é mau contato porque quando a máquina tá legal ela fica no mesmo lugar paradinha. Eu não fico abrindo ela e do nada de vez em quando ela não boota (estranho).

Por isso recomendo ao nosso amigo Viníciusnit que desmonte toda a máquina remonte tudo depois (somente se tiver um bom conhecimento em manutenção, pois a máquina não é sua e não queremos causar mais confusão né...), aproveitando pra fazer uma faxina. Limpe bem os contatos das memórias e das outras placas com uma borracha macia branca, tire todo o pó com um pincel e um paninho macio, e observe se há pasta térmica em excesso. Muita pasta térmica ao invéz de ajudar a dissipar o calor dificulta a ventilação e a própria dissipação.

Se seguir os passos acima, depois de tudo no lugar, verifique as configurações na bios. Talvez exista algo relacionado com a rede onboard (não me lembro agora, depois eu posto aqui se tem algo pra arrumar na bios em relação a rede). Procure formatar novamente o HD, excluíndo as partições existentes e criando novas!!! Instale o Win98 e só. Após a instalação do win98 não faça mais nada. Apenas pegue o CD da placa mãe e rode o auto-run. Uma janela do CD vai aparecer. Clique eu SETUP e na caixa de instalação MARQUE SOMENTE DEVICES, incluindo todos os três (SOUND, MODEM, NETWORK) acho que é esses três aí mesmo. Se não der certo agora, aí é melhor juntar uns 30 reais e comprar uma placa de rede simples. Mas em todos os casos procure chamar um amigo seu que seja técnico ou trabalhe na área (só pra ter certeza).

Vou te mandar os arquivos agora...

Ps.: Ainda não parei para olhar direito, mas a minha rede está com um X vermelho no gerenciador de dispositivos, que sigifica que a opção "Desativar neste perfil de hardware". O estranho é que eu instalalo ela e pede pra reiniciar depois da instalação. Então a opção de desativar é marcada novamente automaticamente pelo Win98. Que estranho, mas tenho certeza de que ela tá funcionando. Deve ser só um pau do Win98 com a minha placa-mãe. Já resolvo isto e te aviso se der certo Ok? Falou gente B)

OBS.:^Desculpe pelo tamanho do tópico, mas é bom sempre explicar bem as coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela resposta cara!

É o seguinte.. eu tava conversando com o técnico que fez um upgrade e formatou esse PC há uns meses atrás e que instalou tudo numa boa, pois quando o PC voltou tava tudo funcionando, né.. inclusive a placa de rede.

Aí bem, ele disse que pode ser algum conflito com outra placa ou até mesmo problema de conflito com IRQ e pediu pra eu desabilitar a opção de detectar dispositivos Plug and Play (ou algo assim) lá na BIOS e eu vou depois tentar fazer isso e ver se dá, mas me disseram que se fosse IRQ a placa nem sequer apareceria lá no gerenciador!

E outra coisa, acho que o JCR404 instalou uma nova placa de rede, mas não uma placa mãe nova! E eu tô querendo testar com a minha Realtek. Eu pego, coloco lá, uso o disquete dela e pronto. Aí tem que funcionar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh, só pra atualizar!

Queria dizer que as vezes uma DAVICOM 9102 aparecia lá na parte de adaptadores de rede como desativada, mas nem adiantava atualizar tb e nem ativar, pois não funcionava tb!

E eu usei uma ferramenta do DOS da SIS, pra tentar ver se a instalação da placa na placa mãe estava correta e tal, mas apareceu uma mensagem dizendo que a SIS não foi encontrada! Então estou voltando a achar que é DAVICOM 9102, mas já tentei atualizar o PCI Ethernet Adapter com os drivers da DAVICOM, mas não adianta tb!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

Queria informar que FINALMENTE consegui resolver o problema!!

Lembram-se que eu mencionei várias vezes um maldito disquete? Pois bem, eu antes havia usado um outro programa pra verificar todos os hardwares do computador, mas ele indicava tudo, menos a placa de rede. Mas aí, usando o Everest (recomendado!!) eu consegui ver que a maldita placa mãe estava sim na entrada PCI e era uma RealTek 8139, que a Microlink (provedor de internet predial que a mãe da minha amiga assina) instalou lá e não deixou disquete algum. Quando eu vi aquele nome, logo associei ao nome da minha placa de rede, que a NET instalou (mesmo eu tendo já uma placa onboard, mas isso não vem ao caso agora). Então bem, a placa é exatamente a mesma!

Aí eu, depois de ter ficado muito chateado por ter ficado todos esses dias tentando instalar drivers da DAVICOM ou SIS, eu corri aqui em casa e peguei o meu disquete da RealTek e baixei o driver da mesma mais baixado no Driver Guide (www.driverguide.com) e o driver mais novo lá no próprio site oficial da RealTek e montei mais dois disquetes. Portanto fui armado de 3 disquetes, incluindo o meu original.

Resultado: Logo de cara, quando o Windows reconheceu o PCI Ethernet Controller (que algumas vezes mencionei, equivocadamente, por "PCI Ethernet Adapter") eu coloquei o meu disquete original e ele já copiou os arquivos do disquete e do CD do Windows 98 e terminou de instalar e pediu pra reiniciar. Reiniciado o PC, problema resolvido! A internet estava finalmente de volta!

Agradeço ao (em ordem alfabética) cesarfilho477, Hawker Hurricane AII e JCR404. Valeu mesmo pessoal!!! :palmas:

falou!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

REAHUEIOHAueha

isso foi ######

era estão mais fácil você desencaichar a placa de rede ver o chipset dela certinho certamente taria escrito lá realtek 9139 A/B/C/d e a ##### q apriu eahuiheoiauea ai com certeza você instalaria na primeira tentativa

Cara, nada a ver o que tu falo. Pela lógica deveria ser isso mesmo, mas na prática não basta olhar o chipchet. To com uma maldita placa de vídeo aqui q não tem jeito. Eu já consegui instalar uma destas uma vez, mas daí foi bruxaria mesmo. Não me lembro o que eu tinha feito. Ontem mesmo eu tive de instalar um driver de vídeo (SIS300) na placa mãe. Detalhe, o CD de instalação da placa-mãe traz a o driver da SIS 630/730. E as outras máquinas q tem a mesma placa mãe tão com o driver 630/730 instalado Dá pra entender isso? <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...