Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MIDI (Musical Instrument Digital Interface)


Posts recomendados

Ola pessoal, eu postei aqui algumas das dúvidas de se usar o MIDI, o MIDI usado dá forma correta não tem desvantagem alguma, mas não é assim que geralmente eu vejo por aí.

* O que é Midi? - Midi (Musical Instrument Digital Interface) é uma forma de armazenar em pequenos arquivos de computador, músicas que podem ser executadas pela placa de som de seu computador ou de sintetizadores. E na prática, transforma a música em informação (partitura) que a placa de som lê e toca, por conta disso o MIDI fica extrememente leve já que não tem áudio nenhum contido nele como o Mp3 e o Wav.

*É possível converter música de CD ou áudio em geral (MP3, WAV, OGG...) em MIDI? - Não, não é possivel converter nenhum tipo de arquivo de áudio pra MIDI, a não ser que um programa "ouça" a música e crie uma partitura, para cada instrumento, a partir dela. Já ouvir dizer que existem programas que fazem isso, mas são só lendas, não espere nada muito agradavel.

*E como eu faço o MIDI? - Os arquivos MIDI são feitos com o uso de um seqüenciador, que pode ser um software ou um aparelho como um teclado.

O Seqüenciador é como se fosse um gravador que grava a informação de que a nota "tal" foi tocada, com "tal" intensidade, e a dura tanto tempo,(essa duração é na verdade um comando chamado de "note off", que é acionado quando a tecla é solta, e pode durar menos que um tempo.).

Um seqüenciador grava também outros tipos de informações, como o Pitch Bend (que é aquela bolinha na lateral do teclado), a posição da Modulação (Modulation Whell) no sintetizador, grava quando aperta-se o pedal de sustain, e também grava quando solta...Todas as alterações que se faz num sintetizador são armazenadas no seqüenciador, que as repetirá cada vez que acionado. Isso quer dizer que há necessidade de um sintetizador acoplado ao seqüenciador para que soe o som desejado. Mudando-se o sintetizador, muda-se o timbre do que foi gravado.

*Midi Voice (Midis com Voz) - A tecnologia Midi Voice é a evolução do MIDI, sendo uma música sintetizada, só os instrumentos destas poderiam ser ouvidos. Agora pode-se codificar músicas comuns, em formatos como MP3 e WMA para estes arquivos, o resultado é bom também, mas perde na qualidade, excelente para quem quer por musicas em sites.

*Se voce acha que o MIDI não tem qualidade, na verdade não é o MIDI mas sim a placa de som (ou sintetizador) na qual voce ouviu os MIDIs

Bom, espero ter ajudado alguém

abraços

Paulo Arruzzo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Paulo Arruzzo@24 nov 2004, 03:19

*Se voce acha que o MIDI não tem qualidade, na verdade não é o MIDI mas sim a placa de som (ou sintetizador) na qual voce ouviu os MIDIs

Bom, espero ter ajudado alguém

abraços

Paulo Arruzzo

Com certeza, pois na verdade essas placas comuns tipo sound blaster e compatíveis não são interfaces de aúdio profissionais e o som gerado por elas(literalmente...) é de baixa qualidade...Para isso é só você escutar um mesmo arquivo em MIDI num computador com som-onboard, e depois numa Interface DIGI/001...No caso do MIDI o que faz diferença acho q é a qualidade do Sintetizador presente nela( por favor me corrigam se eu estiver enganado...), poi é ele o responsável por gerar o som, diferente de áudio( .mp3, .wav, .wma e etc...) que gravado e reproduzido pelos conversores AD-DA( analógico/digital - digital/analógico).

Acho q é mais ou menos isso, só para completar o amigo, se eu estiver errado em algo é só dar um toque...

Aquele abraço

Freelancer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...