• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
douglasth

Por que algumas voltagens sobem e outras descem?

8 posts neste tópico

Olá! Galera!

Então, eu to com uma dúvida aqui... Eu tenho um micro que tá com uma fonte genérica de 400W (nem um pouco reais... :wacko: ).

As voltagens mostradas pelo asus probe não estão nada boas...

Idle

12V -> 12.32 V

Full

12V -> 12.67V

Me disseram que isso se devia a baixa potencia da fonte... Os perifericos puxavam a corrente, e como a fonte não aguentava, a tensão subia, numa tentativa de suprir a pouca corrente.

Eu já li quase todos os topicos sobre fontes... E vi que em alguns casos a tensão desce... O que acontece? :unsure:

Uma fonte genérica faz a tensão 12V subir ou descer???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na realidade qual tensão vai subir ou descer quando o processador for mais exigido depende de qual tensão a placa mãe utiliza pra alimentar a CPU. No caso do 12v subir quer dizer que a linha utilizada para a CPU é 5v... quando a linha 5v é mais exigida causa uma distorsão no 12v.... se você reparar na linha 5v ela deve sofrer uma queda de tensão em full.... se a linha utlizada para o CPU fosse a 12v esta sofreria uma queda em full.

Posta as outras tensões aqui, mas olhando apenas a linha 12v parece que sua fonte está dando conta do recado....

Falou...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então amigo...

Realmente isso acontece... a tensão de 5V cai em fulll... pra uns 4.8V...

3.3v fica constante, assim como o vcore em 1.65V

O que acontece é que eu quero dar um overclock na minha máquina...

Com o overclock a lnha de 12V foi pra 12.8 no full :cry: ...

Um colega meu teve um problema parecido... a fonte dele estava dando voltagens muito altas na linha de 12V, isso acabou estragando a placa-mãe dele... (estufando os capacitores da placa)...

E alem disso que pretendo trocar minha placa de video pra uma radeon 9600 pro, o que vai puxar ainda mais corrente...

Minha configuração atual é a seguinte:

Athlon 2500+ Barton

Asus A7N8X-X

MX 440 128MB

256 DDR

Depois do upgrade vai para

Atlhon 2500+ @3200+ (alterando o fsb de 166MHz pra 200MHz)

Asus A&N8X-X

ATI 9600 pro

512 DDR

Eu tenho certeza que essa fonte não vai aguentar o tranco... Vou precisar de uma fonte que preste... To pensando na Seventeam 350W...

Vocês tem alguma sugentão?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo

Precisa entender melhor o que se passa num over!

Capacitores estufados nada têm a ver com over. Também não pode afirmar que vai usar o PC em 3200+! Um OC depende de muitos fatores e não é somente a fonte que vai influir. Seu sistema pode ou não, funcionar em 200MHz. Não é você quem diz se vai ou não! O sistema é que vai responder isso!

Pelo maneira como faz referência a OC, nem aconselho a fazer....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@25 nov 2004, 01:05

Amigo

Precisa entender melhor o que se passa num over!

Capaitores estufados nada têm a ver com over. Também não pode afirmar que vai usar o PC em 3200+! Um OC depende de muitos fatores e não é somente a fonte que vai influir. Seu sistema pode ou não, funcionar em 200MHz. Não é você quem diz se vai ou não! O sistema é que vai responder isso!

Pelo maneira como faz referência a OC, nem aconselho a fazer....

Fica tranquilo Mr. Knowitall... eu sei o que eu to fazendo... :angry:

No meu caso, o overclock tem sim a ver com os capacitores estufando... pois a minha fonte não tem potencia suficiente... consequentemente a minha linha de 12V vai pra 13V e isso sim prejudica os capacitores...

Quanto ao 3200+, eu coloquei só pra se ter uma ideia... (na verdade 200MHz x 11 ~ 2200MHz) o sistema reconhece o processador como 3200+.

Eu já testei o sistema nessa configuração ele funciona SIM! Só que as voltagens ficam críticas. Por isso eu preciso de uma fonte nova, pra que as voltagens elevandas não estraguem minha placa-mãe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, se sabe então, não sei por que pediu ajuda! Mas não parece ser um conhecimento seguro....

Boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

desde quando quando uma fonte esta sobrecarregada a tensão sobe? aquela explicacao de seu amigo la em cima que a fonte sobe a tensão pra componsar a aperagme ta muito louco ate porque e o contrario!!!! :tantan: sei não mas eu pensando aqui comigo acho q acontece q essses programinhas sao um BELA ###### primeiro porque o circuito responsavel por essa medicao UM CI , recebe uma tensão ja regulada, outra explicacao para essa alteracao e que a tensão de 12 volts não e regulada pela placa-mãe não teria como , pois ela iria cair e não subir, uma prova e que não existem capacitores acima de 10V numa placa-mãe a placa-mãe não regula a tensão de 12V ela pode sim usa-la para baixar de 12 para 5 por exmplo mas os 12 puros que vem da fonte não sao regulados , a tensão de 5V e 3,3 sim passam por circuitos que irao regula-la e enviar para memorias e processador, desde o principio a tensão de 12V serve apensa para motores em sua maioria , pode ser q ela seja utilizada por algum circuito, e por isso que ela e estão eskecida pelos fabricantes de fonte e na linha de 12V q encontramoso os piores componentes , e com os reguladores tem uma tolerancia muito grande certas variacoes não tem problemas pois os reguladores das placa maes que eu ja andei estudando seus datasheets trabalham com tensoes de 4 a 7 volts para que tenha 3.3 em sua saida ,

levem em consideracao que em informatica tudo pode e tudo muda com grande velocidade então você podem encontrar alguma placa com capacitores acima de 10V o q de qualqeur forma não indica q existam tensoes de 12V sendo reguladas!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esta "estória" de algumas voltagens subirem e outras descerem quando se aumenta a carga, tem a ver com a corrente mínima que TEM QUE ser "puxada" de cada saída da fonte, para que a mesma consiga obter o funcionamento correto dos reguladores de tensão.

Por exemplo, ao ligar uma fonte sem nehuma carga nas saídas, obtive os seguintes valores:

Linha 5V = 5,20V

Linha 12V = 10,5V :ahh:

Foi só "puxar" cerca de 1A na linha de 5V que as tensôes ficara assim:

Linha 5V = 5,10V

Linha 12V = 11,7V :D

Não sei se isto esclarece a dúvida mas fica aqui a dica para que sempre se "carregue" a saída da fonte para que se possa avaliar corretamente ~se as tensões de saída estão de acordo. Se possível, aplicando-se as cargas mínimas que, nas melhores fontes, estão especificadas na etiqueta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0