• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
douglasth

Por que algumas voltagens sobem e outras descem?

8 posts neste tópico

Olá! Galera!

Então, eu to com uma dúvida aqui... Eu tenho um micro que tá com uma fonte genérica de 400W (nem um pouco reais... :wacko: ).

As voltagens mostradas pelo asus probe não estão nada boas...

Idle

12V -> 12.32 V

Full

12V -> 12.67V

Me disseram que isso se devia a baixa potencia da fonte... Os perifericos puxavam a corrente, e como a fonte não aguentava, a tensão subia, numa tentativa de suprir a pouca corrente.

Eu já li quase todos os topicos sobre fontes... E vi que em alguns casos a tensão desce... O que acontece? :unsure:

Uma fonte genérica faz a tensão 12V subir ou descer???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na realidade qual tensão vai subir ou descer quando o processador for mais exigido depende de qual tensão a placa mãe utiliza pra alimentar a CPU. No caso do 12v subir quer dizer que a linha utilizada para a CPU é 5v... quando a linha 5v é mais exigida causa uma distorsão no 12v.... se você reparar na linha 5v ela deve sofrer uma queda de tensão em full.... se a linha utlizada para o CPU fosse a 12v esta sofreria uma queda em full.

Posta as outras tensões aqui, mas olhando apenas a linha 12v parece que sua fonte está dando conta do recado....

Falou...

Compartilhar este post

Link para o post

Então amigo...

Realmente isso acontece... a tensão de 5V cai em fulll... pra uns 4.8V...

3.3v fica constante, assim como o vcore em 1.65V

O que acontece é que eu quero dar um overclock na minha máquina...

Com o overclock a lnha de 12V foi pra 12.8 no full :cry: ...

Um colega meu teve um problema parecido... a fonte dele estava dando voltagens muito altas na linha de 12V, isso acabou estragando a placa-mãe dele... (estufando os capacitores da placa)...

E alem disso que pretendo trocar minha placa de video pra uma radeon 9600 pro, o que vai puxar ainda mais corrente...

Minha configuração atual é a seguinte:

Athlon 2500+ Barton

Asus A7N8X-X

MX 440 128MB

256 DDR

Depois do upgrade vai para

Atlhon 2500+ @3200+ (alterando o fsb de 166MHz pra 200MHz)

Asus A&N8X-X

ATI 9600 pro

512 DDR

Eu tenho certeza que essa fonte não vai aguentar o tranco... Vou precisar de uma fonte que preste... To pensando na Seventeam 350W...

Vocês tem alguma sugentão?

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo

Precisa entender melhor o que se passa num over!

Capacitores estufados nada têm a ver com over. Também não pode afirmar que vai usar o PC em 3200+! Um OC depende de muitos fatores e não é somente a fonte que vai influir. Seu sistema pode ou não, funcionar em 200MHz. Não é você quem diz se vai ou não! O sistema é que vai responder isso!

Pelo maneira como faz referência a OC, nem aconselho a fazer....

Compartilhar este post

Link para o post

Postado Originalmente por MEIRANETO@25 nov 2004, 01:05

Amigo

Precisa entender melhor o que se passa num over!

Capaitores estufados nada têm a ver com over. Também não pode afirmar que vai usar o PC em 3200+! Um OC depende de muitos fatores e não é somente a fonte que vai influir. Seu sistema pode ou não, funcionar em 200MHz. Não é você quem diz se vai ou não! O sistema é que vai responder isso!

Pelo maneira como faz referência a OC, nem aconselho a fazer....

Fica tranquilo Mr. Knowitall... eu sei o que eu to fazendo... :angry:

No meu caso, o overclock tem sim a ver com os capacitores estufando... pois a minha fonte não tem potencia suficiente... consequentemente a minha linha de 12V vai pra 13V e isso sim prejudica os capacitores...

Quanto ao 3200+, eu coloquei só pra se ter uma ideia... (na verdade 200MHz x 11 ~ 2200MHz) o sistema reconhece o processador como 3200+.

Eu já testei o sistema nessa configuração ele funciona SIM! Só que as voltagens ficam críticas. Por isso eu preciso de uma fonte nova, pra que as voltagens elevandas não estraguem minha placa-mãe.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, se sabe então, não sei por que pediu ajuda! Mas não parece ser um conhecimento seguro....

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

desde quando quando uma fonte esta sobrecarregada a tensão sobe? aquela explicacao de seu amigo la em cima que a fonte sobe a tensão pra componsar a aperagme ta muito louco ate porque e o contrario!!!! :tantan: sei não mas eu pensando aqui comigo acho q acontece q essses programinhas sao um BELA ###### primeiro porque o circuito responsavel por essa medicao UM CI , recebe uma tensão ja regulada, outra explicacao para essa alteracao e que a tensão de 12 volts não e regulada pela placa-mãe não teria como , pois ela iria cair e não subir, uma prova e que não existem capacitores acima de 10V numa placa-mãe a placa-mãe não regula a tensão de 12V ela pode sim usa-la para baixar de 12 para 5 por exmplo mas os 12 puros que vem da fonte não sao regulados , a tensão de 5V e 3,3 sim passam por circuitos que irao regula-la e enviar para memorias e processador, desde o principio a tensão de 12V serve apensa para motores em sua maioria , pode ser q ela seja utilizada por algum circuito, e por isso que ela e estão eskecida pelos fabricantes de fonte e na linha de 12V q encontramoso os piores componentes , e com os reguladores tem uma tolerancia muito grande certas variacoes não tem problemas pois os reguladores das placa maes que eu ja andei estudando seus datasheets trabalham com tensoes de 4 a 7 volts para que tenha 3.3 em sua saida ,

levem em consideracao que em informatica tudo pode e tudo muda com grande velocidade então você podem encontrar alguma placa com capacitores acima de 10V o q de qualqeur forma não indica q existam tensoes de 12V sendo reguladas!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Esta "estória" de algumas voltagens subirem e outras descerem quando se aumenta a carga, tem a ver com a corrente mínima que TEM QUE ser "puxada" de cada saída da fonte, para que a mesma consiga obter o funcionamento correto dos reguladores de tensão.

Por exemplo, ao ligar uma fonte sem nehuma carga nas saídas, obtive os seguintes valores:

Linha 5V = 5,20V

Linha 12V = 10,5V :ahh:

Foi só "puxar" cerca de 1A na linha de 5V que as tensôes ficara assim:

Linha 5V = 5,10V

Linha 12V = 11,7V :D

Não sei se isto esclarece a dúvida mas fica aqui a dica para que sempre se "carregue" a saída da fonte para que se possa avaliar corretamente ~se as tensões de saída estão de acordo. Se possível, aplicando-se as cargas mínimas que, nas melhores fontes, estão especificadas na etiqueta.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0