• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Cassiano BH

Pequenos notáveis

4 posts neste tópico

Texas anuncia produção em larga escala dos primeiros DSPs do mundo, com velocidade de 1 GHz

noticia da sabereletrônica

A Texas Instruments Incorporated (NYSE: TXN) (TI) alcança produção em larga escala dos DSPs de 1GHz, fabricados com a tecnologia de fabricação de 90 nanômetros (nm). As versões de 90 nm dos DSPs TMS320C6414T, TMS320C6415T e TMS320C6416T proporcionam não apenas alta performance, mas também custos mais baixos.

Além disso, com a migração das versões de 720 MHz desses três dispositivos para o processo CMOS de 90nm da TI, a empresa conquistou uma redução de preço de 50% para seus clientes, comparado aos dispositivos de 130nm, de 720 MHz. A TI também está apresentando um novo Starter Kit do DSP de 1 GHz DSP e benchmarks do consórcio EEMBC ( Embedded Microprocessor Benchmark Consortium).

De acordo com Antonio Motta, diretor da TI no Brasil, “agora, aplicações inovadoras como auto-navegação, veículos autônomos, sistemas de visão complexa e alta qualidade em imagens para a área de medicina, tornam-se possíveis e com ótima relação custo/benefício para fabricação”.

Comprometida em permitir que os desenvolvedores possam atingir o máximo de seus designs, a TI oferece uma ampla plataforma de desenvolvimento, incluindo o Ambiente de Desenvolvimento Integrado Code Composer Studio ™ (CCStudio™) e o mais otimizado compilador da indústria. As novas ferramentas de Tuning Edition, do CCStudio, revisam em detalhes o código do programa, rastreiam áreas potenciais para aprimoramento, e oferecem sugestões para ajudar os programadores a otimizar a performance de sistema e o uso de memória.

Os desenvolvedores podem iniciar imediatamente os seus designs, já que a TI oferece o novo Starter Kit (DSK) do DSP C6416T de 1GHz, completo com algoritmos de aplicações off-the-shelf, tutoriais, apoio de framework de referência, CCStudio e DSP/BIOS (real-time kernel).

Disponibilidade

Os dispositivos C641xT já estão sendo entregues em várias configurações, nas versões com 1 GHz, 720 MHz e 600 MHz. As versões de 720 MHz também estarão disponíveis com uma redução de preço de até 50%, comparado às versões anteriores de 130nm, incluindo o C6415T de 90 nm e 720 MHz, com 1 MB de memória on-chip para a produção de 10 mil unidades.

PS: Para quem não sabe DSP( Digital Signal Processor) são microcontroladores mais poderosos que os microcontroladores comuns. Eles possuem em um único encapsulamento uma ULA com FPU, conversores A/D e D/A, PWM, UART,I2C, memórias FLASHROM e RAM. Com eles é possível fazer praticamente tudo, desde um simples alarme até um decodificador de mp3 completo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É importante notar uma coisa...

Sem dúida nenhuma, em aplicações específicas, esse DSP rodando a 1GHz DEIXA NO CHINELO qualquer Athlon FX-55 ou P4 EE FÁCIL, FÁCIL

Agora, imagine que loucura! O que será que pede um DSP dessa velocidade??

Deixa eu chutar então...

1 - Codificação de vídeo em tempo real para MPEG2 / MPEG 4 (quem sabe até 2 canais ao mesmo tempo)

2 - Aplicações de controle e processamento de sinais avançado (satélites, radares, controle de aeronaves, etc)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é Tabgal, as DSPs e microcontroladores são uma grande oportunidade de crescimento profissional. Gente que manja programação deles está dormindo em cima da grana, e são poucos. Só para deixar água na boca, um DSP você pode construir um decodificador video composto (de câmera ou VCR) para MPEG1/2 e controlar a gravação deste formato em um HD comun e ler os dados dele para ligar em TV ou video sem a necessidade do PC completo. Isto é altamente possível mas altamente trabalhoso, como disse é uma das milhares de possibilidades de uso das DSPs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0