Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como desativar sincronização vertical


Espartano

Posts recomendados

E aí galera, eu vi num outro topico que se isso for desativado os FPS sobem, mas era em relaçao a uma 9600xt, a minha é muito inferior, uma fx5200, eu queria saber como desativar esse negocio e se desativando eu vou ter melhora de desempenho.

Obrigado!

Ah sim, o que é essa sincronização, afinal?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Explicando de maneira simples: a sincronização tem a ver com o método de formação das imagens no monitor (ou numa TV), que requer a atualização da tela tanto na horizontal quanto na vertical (a atualização vertical é a mais relevante para o usuário). Normalmente, esta atualização vertical é chamada de frequência de atualização da tela. Para os monitores de PC, o valor padrão desta frequência é 60 Hz (60 atualizações por segundo). Porém, ela pode ser definida em valores superiores (o que inclusive é recomendável para evitar o efeito de cintilação e diminuir o cansaço visual), sendo que o valor máximo configurável é limitado pela capacidade do monitor.

Quando você define no driver da placa de vídeo (ou na configuração de um game) que a sincronização vertical deve estar habilitada, isso significa que a taxa máxima em quadros por segundo (FPS) do game nunca será superior a frequência de atualização da tela. Por exemplo, se a frequência de atualização da tela for 60 Hz, mesmo que o game conseguisse rodar a 100 FPS, a sincronização vertical limitaria a taxa máxima a 60 FPS. Por outro lado, com a sincronização vertical desabilitada, o game poderia exibir o máximo em FPS sem ter de ficar condicionado ao valor da frequência de atualização da tela.

Ou seja: desabilitar a sincronização vertical não faz nenhuma mágica para aumentar a performance 3D. Você só verificará aumento caso a taxa média em FPS que a aplicação é capaz de gerar no seu hardware seja superior ao valor definido como frequência de atualização da tela.

O padrão do ForceWare é deixar a aplicação controlar se deve ou não habilitar a sincronização vertical. Você pode mudar isso (habilitando, desabilitando ou deixando a aplicação controlar a sincronização vertical) nas propriedades do driver, na guia Performance & Quality Settings. Porém, isso só terá validade sobre aplicações OpenGL. A guia para alterar as definições para aplicações Direct3D só aparece caso você habilite o CoolBits no registro do Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...