Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias single sided e double sided


yyz

Posts recomendados

beleza pessoal?

Tô precisando de um força no que se refere a memórias single sided e double sided.

Tenho uma placa-mãe ASUS P4R800-VM com Dual Channel que só roda a 400Mhz as memórias PC3200 que sejam single sided (se for double sided a placa roda como se fosse 333Mhz).

Pelo que constatei as memórias single sided são aquelas que só tem os chips de memória em um lado do pente (exemplo: praticamente a totalidade das memórias 256Mb).

Logo, as double sided têm chips nos dois lados dos pentes (exemplo: diversas memórias 512Mb).

Agora minhas dúvidas:

1 - Alguns fabricantes especificam a organização das memórias (32M x 8, por exemplo). Ao q me parece estas especificações seria a quantidade de chips pela quantidade de memória:

- 32 x 8: 8 chips de 32Mb = 256Mb

- 64 x 8: 8 chips de 64Mb = 512Mb

Como um pente de memória tem oito chips no máximo em cada lado, logo uma memória 256Mb 32 x 8 seria single sided, pois teria todos os chips apenas num lado. Assim, uma memória 512Mb 64 x 8 seria single sided (oito chips de 64Mb num só lado), ao passo que uma 512Mb 32 x 8 seria double sided (32 x 8 = 256Mb em um lado e 32x 8 = 256Mb no outro lado)

Pergunto, é isso mesmo, estou certo?

2 - O que eu queria saber, é, daqueles q tem nas suas máquinas pentes de 512Mb DDR pc3200 400Mhz, se estes pentes marcas Geil, Kingston, Corsair são single sided ou double sided.

Então, gostaria que aqueles que possuírem pentes 512Mb pc3200 das marcas acima referidas modelos Kingston Value, Corsair Value, Geil Value e Geil Golden Dragon ou Golden Dragon Value postem no tópico, informando a marca/modelo da memória, latência e se possuem chips de um só lado do pente ou dos dois lados do pente, pois quero comprar uma destas memos mas muitas lojas virtuais não colocam esta informação (às vezes nem o fabricante informa precisamente).

Aguardo a ajuda de vocês :joia:

Abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Distephanos@25 nov 2004, 21:26

Sua placa-mãe é esta???

Memos compativeis com sua placa-mãe

:bandeira:

É esta mesma.

As memórias listadas no link de baixo são as testadas e qualificadas pela ASUS na época de lançamento da placa. Como a placa é de 2003 (acho), provavelmente só testaram alguns módulos de 256Mb.

Isto não significa que não rode memórias 512Mb (pois já testei), a questão é só saber quais são single sided.

PS.: Aquele lance da memo DDR400Mhz que só roda a 333Mhz está no manual da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhem eu que eu encontrei no site da Geil:

GeIL Golden Dragon PC3200 400MHz DDR

Available in 256MB or 512MB Modules

184pin, Non-ECC, Un-buffered, high performance DDR memory modules.

Hand Picked GeIL 5ns 32x8 Density WLCSP DDR Chip.

6 Layers Ultra Low Noises Shielded Golden Dragon PCB.

Dragon Eye: One red led on PCB board for memory module ON/OFF detection.

Lifetime Warranty .

CAS 2 6-3-3 1T @ DDR400 PC3200

2.55V-2.95V

Classic Asian antique-type black retail package.

Bate com a informação postada por Sheen: a 512Mb dele tem memórias nos dois lados do pente porque são chips de 32x8. Pela especificação do site (conforme acima), as 512Mb Golden Dragon são double sided.

Ou seja, esta não rodará a 400 Mhz na minha placa-mãe, mas certamente apenas a 333Mhz :(

Estou aguardando q vocês postem sobre suas memos.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estranho esse negócio da placa funcionar apenas com memórias SS. Primeira vez que vejo. Pelo o que entendi no site do fabricante, ele não funciona (nem em 333) com memórias DS. Se funcionar é capaz que funcione apenas com metade da memória do pente. Vai ter que se contentar em fazer dual channel apenas com 512MB! :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom como ainda sou iniciante em informatica(hardware) , mas com sede de aprender !

Bom vi que sua Placa-mãe tem suporte a Dual channel e acessa as memórias a 128 bits , uma memória Dimm DDR 512 MB "double sided" teria 16 chips trabalhando com 8 bits de dados binarios por clock agora se multiplicar 16 * 8 = 128 bits cada uma, agora para utlizar o esquema dual Channel que acessa 2 memorias ao mesmo tempo e por isso sua memória não pode ser double sided, pois sua Dual Channel acessa a 128 bits e se voce usar memórias Double sided com Dual Channel iria para 256 bits !

Por isso não é compativel!

Bom é o que eu acho! :joia: Se tiver errado alguem que souber mais me corrija!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hellmind@06 dez 2004, 11:44

Estranho esse negócio da placa funcionar apenas com memórias SS. Primeira vez que vejo. Pelo o que entendi no site do fabricante, ele não funciona (nem em 333) com memórias DS. Se funcionar é capaz que funcione apenas com metade da memória do pente. Vai ter que se contentar em fazer dual channel apenas com 512MB! :(

Aquele lance de uma memo 400Mhz DS funcionar a 333Mhz não está no site do fabricante, mas sim no manual da placa.

As outras memos (266Mhz e 333Mhz) funcionam normalmente em DS. A limitação é só quanto às 400Mhz DS.

Por isso que eu tô pesquisando para saber as marcas e modelos que tem 512Mb 400Mhz SS e DS (pois se eu colocar uma DS vai rodar a 333Mhz :( )

Ao que parece, as 256Mb são todas SS. Já as 512, as top de linha parecem ser SS e as inferiores, DS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só se você colocar dois pentes 512MB DDR 333 em dual então. Seria mais interessante do que usar apenas um pente DDR400 SS 512MB de uma marca boa que deve custar uma fortuna, e iria trabalhar mais rápido! :D

Velocidade maxima teórica usando um pente DDR 400 - 3200MB/s

Velocidade maxima teórica usando dois pentes DDR 333 em dual - 5400MB/s :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dead God+06 dez 2004, 18:43QUOTE (Dead God @ 06 dez 2004, 18:43) Hellmind@06 dez 2004, 12:53

Como é que eu uso 2 pentes de 512MB DDR DS em dual sem nenhum problema então?

Acho que não tem como alterar o limete, pois este ja veio de fabrica e é o que sua placa-mãe suporta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hellmind+07 dez 2004, 02:03QUOTE (Hellmind @ 07 dez 2004, 02:03)
Postado Originalmente por Dead God@06 dez 2004, 18:43

Hellmind@06 dez 2004, 12:53

Como é que eu uso 2 pentes de 512MB DDR DS em dual sem nenhum problema então?

Acho que não tem como alterar o limete, pois este ja veio de fabrica e é o que sua placa-mãe suporta!

Fico meio confusa a sua resposta. O que eu queria dizer é que ele funciona normalmente sem nenhum problema aqui. Testei taxa de transferencia a qual quase chegou a 4800MB/s. Por favor na próxima resposta seja mais claro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lOcAlZiN@07 dez 2004, 02:09

No final das contas;

O que é melhor : memos SS ou DS ?

No meu ver são as DS, pois elas trabalham por conta ja com 128 bits coisa que um SS não faz , as SS que tem 8 chips , trabalham a 8 bits cada chip que no total dara 64 bits !Portando SS são inferiores as DS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Agora queria que alguem mais experiente me respondesse uma coisa!

Ja que as DS ocupam dois bancos de memorias , poderiam elas trabalhar em dual channel com um pente só !!parece bobo mais e logico, por isso to perguntando! :joia:

Fui... tenho que dormir rsssss

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hellmind@07 dez 2004, 02:01

Só se você colocar dois pentes 512MB DDR 333 em dual então. Seria mais interessante do que usar apenas um pente DDR400 SS 512MB de uma marca boa que deve custar uma fortuna, e iria trabalhar mais rápido! :D

Velocidade maxima teórica usando um pente DDR 400 - 3200MB/s

Velocidade maxima teórica usando dois pentes DDR 333 em dual - 5400MB/s :rolleyes:

A intenção é colocar dois pentes de 512Mb 400Mhz em dual = 6.400Mb/s :joia:

Quanto à questão dos bits, como assim uma memo DS acessa a 128 bits?

Então para que existe o Dual Channel?

Veja por exemplo um pente DDR333Mhz Double Sided. Ele sozinho não aumenta a sua taxa de transferência teórica (2.700Mb/s). Se por ser DS ele acessasse a 128 bits deveria dobrar a taxa de transferência máxima para 5.400Mb/s e isso não ocorre. O Dual Channel é exatamente para fazer com que o acesso seja de 128bits e não de 64.

A propósito, nos testes que eu fiz, verifiquei que os meus dois pentes 256Mb DDR 266Mhz SS em Dual Channel superam um pente de 512Mb 333Mhz DS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por yyz@07 dez 2004, 10:19

A intenção é colocar dois pentes de 512Mb 400Mhz em dual = 6.400Mb/s  :joia:

Quanto à questão dos bits, como assim uma memo DS acessa a 128 bits?

Então para que existe o Dual Channel?

Veja por exemplo um pente DDR333Mhz Double Sided. Ele sozinho não aumenta a sua taxa de transferência teórica (2.700Mb/s). Se por ser DS ele acessasse a 128 bits deveria dobrar a taxa de transferência máxima para 5.400Mb/s e isso não ocorre. O Dual Channel é exatamente para fazer com que o acesso seja de 128bits e não de 64.

A propósito, nos testes que eu fiz, verifiquei que os meus dois pentes 256Mb DDR 266Mhz SS em Dual Channel superam um pente de 512Mb 333Mhz DS.

Cada chip de memoria trabalha a 8 bits , ja que a DS tem 16 e so fazer as contas !

16*8=128 bits = DS

porém o processador tem a capacidade de comunicação usando 64 bits , se voce usar so DDR333Mhz Double Sided não adianta pois o maximo que processador usa é 64 bits , por isso ela não vai dobrar !

Isso vale para o teste que voce fez tambem!

Bom isso estou dizendo pela minha lógica , não sei se estou correto !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dead God@07 dez 2004, 12:11

porém o processador tem a capacidade de comunicação usando 64 bits , se voce usar so DDR333Mhz Double Sided não adianta pois o maximo que processador usa é 64 bits , por isso ela não vai dobrar !

Agora entendi... :joia:

Mas então num futuro distante será possível acessar a memória 128bits em single channel e em 256bits dual channel?

Mas a propósito, quais modelos de 512Mb são single sided?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...