Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Win 98 num pc com win xp


Rajakan

Posts recomendados

Dá o boot pelo disquete e manda instalar nessa partição(D), formatando. Mas mesmo assim tem que instalar um gerenciador de boot pra poder escolher qual sistema vai carregar. Se não o sistema só vai entrar no XP e nunca vai reconhecer o 98.

Uma outra maneira é formatar o disco totalmente, criar as partições, instalar o 98 e depois o XP, que tem um gerenciador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o bom para quem tem apenas um HD e quer instalar 2 sistemas operacionais:

primeiro de tudo faça backup de tudo que você achar necessário e guarde-os fora do hd, pode ser em mídias cd-rw ou em uma rede local

depois use um cd ou disquete de boot do windows 98 rode o fdisk e exclua todas as partições

crie uma primaria com 1000mb de uso e marque como partição ativa

crie uma extendida usando todo espaço restante

automaticamente ele pergunta se quer criar unidades logicas, diga que sim, ele tb pergunta se quer usar o espaço todo ou não, diga que não e crie 3 unidades logicas na seguinte ordem:

d: com 1000mb (aqui você vai instalar o windows 98)

e: com 3000mb( aqui você instalar xp)

f: com todo espaço restante ( esta é maior unidade porque você vai jogar tudo que pega da internet, suas fotos, etc tudo aqui, e futuramente pegue seus backups e vai colocar aqui tb, configure seus programas que salvam arquivos como exemplo o Msn messenger que possui a pasta MEUS ARQUIVOS RECEBIDOS e nas configurações do msn mude para unidade F:\meus arquivos recebidos, isto vale para todos os programas que salvem arquivos)

nomeie estas partições com os seguinte nomes

c: vai se CHAMAR MULTIBBOT

D: vai ser chamada de HOME

E: vai se chamar de PROFISIONAL ( coloque um S mesmo caso contrario na dá)

F: você coloca seu nome ou minhas coisas, sei la, inventa aqui, note que aqui vai esta tudo que você tem, separado dos windows.

depois de terminar o mapa acima, você sai do fdisk, digita RESTART e o pc vai reiniciar(restart funciona apenas no disquete de boot do windows 98se ou primeira ediçao) depois de reiniciar formate todas uma por uma pela ordem C:, D:, e:, f: e reinicia novamente.

depopis de fazer o que lhe disse acima, " instala o windows 98 na unidade (d:)," depois instale o XP(note que você vai usar FAT32 que ja foi criada na hora de criar as partições, preste atençao nisso) na unidade (E:), depois dentro de qualquer um dos 2 windows pegue seus arquivos que você fez backup e COLOQUE NA UNIDADE F: oBRIGORIAMENTE.

note que a unidade c: serve apenas para gerenciar o MULTIBOOT

conclusão, se você pegar um virus quando estiver usando o xp ou 98 e este virus fazer com que seu windows não entre mais, ou se de algo errado na instalacao do segundo windows, não se desespere, isso é besteira porque seus arquivos estão seguros na unidade F ok, enquanto seu windows esta na unidade d:(98) ou e:(xp) ok

se você tem um hd de 20gb da para fazer isso tranquilamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalar os 2 operacionais à partir do zero, eu sei fazer( fdisk, formatação e instalação(quem não conhece o famoso formatC:/q?), quero saber como instalar o win 98 numa maquina que ja tem o xp, sem desinstar o xp e sem formatar, pois não lembro quem foi que me disse que numa maquina que ja tem o xp não dava pra instalar o win 98.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, tenta o seguinte:

Instala o 98 na sua outra partição, dai depois entra no Xp, dá um clique co o direito em Meu computador - Propriedades, vai na guia Avançado, vai ter uma caixa Recuperação e inicialização, clica em configurações, na próxima janela clica em editar, vai abrir um arquivo chamado boot, dai você adiciona o 98 logo abaixo da linha que tem o XP, se o 98 estiver no d:, vai ficar + ou - assim:

[boot loader]

timeout=30

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect /NoExecute=OptIn

d:\="Windows 98"

Esta ultima linha é você que tem que adicionar...

beleza, espero ter ajudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Ja faz tempo que postei este topico, hoje finalmente fiz o que deveria fazer:

Gente eu tenho 2 partições, na c: está o win 98, na d: está o win xp, precisei formatar o win 98 e depois disto perdi o dual boot no qual eu podia escolher entre o 98 e o xp só posso entrar no win 98, a resposta que o amigo passou eu tenho que poder entrar no xp como vou fazer isso? Tem como eu colocar esse bloco de nota pelo hd usando o win 98?Pois eu havia feito backup deste bloco de nota com os dados do dual boot do xp, entenderam agora?

Me deem uma ajuda pra que eu não tenha que formatar o xp tambem. :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com o partition magic crie uma unidade apenas para gerenciar o multiboot - Porque fazer isso? resposta> fazendo isso o windows não vai mais gerenciar o boot, ou seja você não vai mais ter esse problema de quando instalar um windows antecessor do XP o boot não reconhecer o xp. OK! presta atenção, você so perdeu tempo ate agora. use o partition magic!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instale o 98 normalmente na outra partição, você perderá o boot do xp, quando estiver tudo certo já instalado, de boot no computador com o CD do XP e escolha reparação da instalação ou algo assim;

vai aparecer uma tela de comando parecido com o DOS aí você digita FIXBOOT (tradução "consertar boot") quando ele terminar digite exit e a tela de boot aparecerá.

obs.: Se você botou senha de administrador, terá que digitar a senha pra ter acesso ao modo de comando do XP, se não botou senha é só dar enter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por milktank@04 jan 2005, 00:10

omq o colega disse acima ficopu mais explicado que o meu,você tem apenas que instaar o win98 e depois colocar fix boot no console de recuperação do winxp, isso pelo cd de instakação do winxp.

Caro colega isso é uma coisa simples, primeiro você instla o WIn98 e uma partição FAT 32 e depois o WIN XP em uma partição NTFS, depois de terminar a instalação o sistema vai pedir pra você escolher os sistema deseja carregar só isso, segue a sequençia e pronto.. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...