• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
rl_korosi

Monitor borrado

6 posts neste tópico

Meu monitor esta "borrando" sempre que há uma mudança de cor.

Quando tem uma figura sobre um fundo, a figura fica borrada como se tivesse sido desenhada com lápis e passado a mão em cima. Botões, janelas, os textos ficam todos borrados.

O monitor é meio velho mas é muito bom, não queria trocá-lo. Nem o tubo cançado está, liga rápido e não embaça, mas agora está assim. Sei mexer um pouco com eletrônica. Inclusive já fiz reparos nele nos transistores. Se alguém tem uma ideia avisa, por favor. Se é que tem jeito. :(

Obs, curiosamente também apareceu uma linha torta quase no centro da tela, mas bem fraca. Ela fica "rolando" para baixo seguindo um padrão no seu formato.

flws :joia:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser problema de resolução ou taxa de atualização. Mas você esqueceu de informar o modelo do seu monitor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É um monitor da Markvision modelo VC4968NI, só com 800x600 a 60Hz já trabalha há uns 4 anos, acho que é problema elétrico. É um monitor velho, já tá cançado :cry: . É que às vezes poderia ser problema simples.. Mas acho q já tá na hora dele aposentar mesmo! :huh:

obrigadaum!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...Sei mexer um pouco com eletrônica. Inclusive já fiz reparos nele nos transistores...

Olá rl_korosi...

Pelo seu relato, suponho ser um efeito conhecido como "rabo de cometa".

O "rabo de cometa" é, de fato, um defeito do monitor que pode ser corrigido, na maioria das vezes, pelo reparo da placa RGB. Entretanto, não raramente, pode caracterizar, também, um defeito do TRC, principalmente se você nota que a imagem "escureceu" ou não consegue um contraste otimizado.

No caso da placa RGB, os causadores, normalmente, são capacitores de acoplamento do sinal de vídeo aos catodos RGB. Substituindo resolve.

Em sendo TRC, me parece mais viável considerar a compra de outro monitor.

Não tome como incentivo para que você mesmo faça o diagnóstico e reparo.

Lembre-se, monitor dá choque que causa sério acidente. Se fizer é por sua conta e risco!

Em todo caso procure, se puder, a opinião de técnico especializado e de sua confiança. É mais sensato e, principalmente, seguro.

:bye:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Jota Pê,

Obrigado pelas informações que foram preciosas. Realmente é esse o defeito ("rabo de cometa") e possibilitou que fizesse umas pesquisas a respeito. Realmente é um defeito que tem diversas causas. Conheço um técnico há tempos, mas de televisão, e vou ver se ele pode me ajudar (ele não gosta muito de monitores, hehe). Quando puder falar com ele e tiver resultados postarei aqui.

valeu a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema foi resolvido e pra deixar esclarecido como dito:

Troquei um capacitor eletrolítico de 47x160 que ficava entre um sinal do tubo com o GND, provavelmente filtrando o sinal. Não aparentava estar estragado, mas mas na hora de dessoldar seus terminais se soltram do capacitor muito facilmente, pois etavam podres.

valeu :palmas: :-BEER

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0