Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Caixas de Som sem entrada digital


Posts recomendados

Galera, estive lendo vários tópicos sobre caixas de som com entradas analógicas, digitais óticas e SPDIF.

Só que entre os modelos de caixas que andei pesquisando, nenhum tem entrada digital (pelo menos aqueles abaixo de 400,00, meu limite).

As placas de som e os aparelhos de DVD mais atuais trabalham com som digital.

É muita roubada comprar caixinhas que não tenham essa entrada?

Será que muito em breve ficarão ultrapassadas , deixando de ser compatíveis com todos os aparelhos, e terei que ficar usando decodificadores para aproveitar todos os recursos?

Ou é mais ou menos normal não ter entrada digital?

E ao usar o decodificador para transformar digital em analógico, há perda na qualidade de som?

Quero comprar caixas que possam ser utilizadas em aparelhos de DVD, e por um bom tempo...

Obrigada!

Abraços,

Flávia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito roubada comprar caixas de som sem entrada digital, acho que não, não é muita roubada, mas com certeza é melhor caixas com entrada digital, você tem mais flexibilidade e não terá que usar decodificadores que transformem as entradas, que por minima que seja a perda, é mais uma passagem de som, o que ocasiona pelo menos um pouco de perda, a cada passagem o sinal fica mais baixo, isso na maioria das vezes, claro podem ter suas excessões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Pessoal!

Muito obrigada pelas dicas!

Pelo que estive vendo, há uma diferença gigantesca de preços entre as que têm a entrada digital e as que não têm... parece que só as "top" vêm com esta entrada.

Então será que vale a pena investir pelo menos uns 100,00 a mais para pegar uma que tenha entrada digital?

Abraços,

Flávia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

flavia,

como você já postou varias vezes sobre o assunto (caixas com entrada digital, som DTS e reprodução de DVDs), diria que vale a pena sim investir em saidas digitais. Uma saida digital resolve os problemas de reprodução separada de cada canal, pois o sinal digital pode ser processado com maior facilidade do que o analógico.

Por exemplo, a reprodução de Dolby Digital 5.1: num sistema com saidas e entradas digitais, você só precisa de um cabo, coaxial ou digital; num sistema que só tenha saidas analógicas, você precisará de 6 saidas discretas e 6 entradas discretas (6 cabos), pra ter o mesmo efeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, boa pergunta!

Pessoal, acho que eu dei uma viajada séria nestas estimativas de valores!

Um colega, em outro tópico, alertou que estas caixinhas com entrada digital custam acima de 1000,00!!! Ou seja, totalmente fora de questão...

E o pior é que sem isso, nada de Dolby e DTS, parece....

Alguém tem alguma sugestão?

Flávia.

PS. Valeu pelas respostas! E eu ainda estava achando 100,00 muito caro para ter a tal entrada.... :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fgomide:

Por exemplo, a reprodução de Dolby Digital 5.1: num sistema com saidas e entradas digitais, você só precisa de um cabo, coaxial ou digital; num sistema que só tenha saidas analógicas, você precisará de 6 saidas discretas e 6 entradas discretas (6 cabos), pra ter o mesmo efeito.

Mesmo neste caso, ainda se consegue transmitir sinal Dolby ou DTS? (através da analógica?) porque a placa do PC só tem 3 saídas analógicas... Estas saídas misturam os canais, sendo impossível reproduzir Dolby/DTS? Ou dá pra manter numa boa?

(a placa também tem saída digital, mas como acabo de descobrir, caixinhas com entrada digital estão acima de 1000,00... então acho que vou ter que me conformar com analógica...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo neste caso, ainda se consegue transmitir sinal Dolby ou DTS? (através da analógica?) porque a placa do PC só tem 3 saídas analógicas... Estas saídas misturam os canais, sendo impossível reproduzir Dolby/DTS? Ou dá pra manter numa boa?

Vamos supor o seguinte:

1. se você tiver um DVD com audio DTS e o teu software de reprodução e tua placa puderem decodificar o sinal DTS, há uma possibilidade de reproduçaõ pelas 3 saidas analógicas;

2. cada uma das saídas deve te entregar pelo menos 2 canais (assim 3 saidas x 2 canais = 6 canais, isso existe, e é viavel, por exemplo,no padrão DVD-Audio, que se baseia em 6 saidas analógicas discretas), sendo que os canais de reprodução já estão separados a partir dessas saidas. Assim, você teria 6 canais discretos (5.1), e, digamos, separados como frontais (esquerdo+direito, 2 canais), traseiros (esquerdo+direito, 2 canais), e os outros 2 canais relativos à caixa central dedicada a reprodução de voz e o outro aos graves do subwoffer.

As saidas não devem misturar os canais totalmente, deve existir alguma separação. Se você olhar com cuidado os pinos dessas caixas Creative, vai observar geralmente 3 regiões de contato, separadas por um anel plástico colorido (que é o isolante entre os canais).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
flavia,

como você já postou varias vezes sobre o assunto (caixas com entrada digital, som DTS e reprodução de DVDs), diria que vale a pena sim investir em saidas digitais. Uma saida digital resolve os problemas de reprodução separada de cada canal, pois o sinal digital pode ser processado com maior facilidade do que o analógico.

Por exemplo, a reprodução de Dolby Digital 5.1: num sistema com saidas e entradas digitais, você só precisa de um cabo, coaxial ou digital; num sistema que só tenha saidas analógicas, você precisará de 6 saidas discretas e 6 entradas discretas (6 cabos), pra ter o mesmo efeito.

Comprei o DVD Samsung HD870 que possui as saídas coaxial digital e digital optica. Para ligar um sistema de caixas de som 5.1 eu tenho que ligar nas duas saídas ou apenas posso ligar na saída coaxial digital? Estou tendo muita dificuldade em encontrar caixas pra ligar no meu dvd. Alguém indica uma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Vale a pena lembrar a vocês, que, o sinal de som, gerado em si, é analógico... todo sinal de som é analógico...

No mundo real o áudio é uma entidade analógica. Caixas acústicas esperam um sinal analógico para que possam reproduzir os sons; você não pode enviar um sinal de áudio digital para as caixas acústicas – as chamadas “caixas de som digitais” são na verdade caixas de som analógicas, com um conversor digital/analógico (conversor D/A ou DAC) embutido responsável por converter o sinal digital enviado pelo computador ou pelo equipamento digital, seja ele DVD, receiver, dentre outros, em sinal analógico.

No final das contas, vocês acabam ouvindo o sinal analógico mesmo, o que diferencia, é que esses conversores, no ato da conversão podem apresentar melhor qualidade no nível de som...

Dj Rayke

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

então a saida digital não precisa de um monte de cabos para ter 5.1, mais não adianta ter a saida digital se não tiver onde ligar a saida digital, e o nosso amigo DJ Rayke disse que o som tem que ser convertido novamente para analogico, então não vale a pena comprar cabos e adaptadores pra poder usar a saida digital, certo??

No meu caso a placa mãe K9N Diamond tem 7.1 a saida digital suporta 7.1 tmb???

Valewwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
então a saida digital não precisa de um monte de cabos para ter 5.1, mais não adianta ter a saida digital se não tiver onde ligar a saida digital, e o nosso amigo DJ Rayke disse que o som tem que ser convertido novamente para analogico, então não vale a pena comprar cabos e adaptadores pra poder usar a saida digital, certo??

Na atualidade, o som digital tem o "SINAL" mais limpo, porém, não esqueçam que as caixas de som, convertem o sinal para analógico, a diferença é que esse conversor melhora um pouco a qualidade de som, mas tornam as caixas mais caras, portanto, na minha visão, e opinião particular, por enquanto não vale a pena...

No meu caso a placa mãe K9N Diamond tem 7.1 a saida digital suporta 7.1 tmb???

Bom, como te disse, a saída digital não é dividida em canais, e sim, ela manda apenas um canal, o que você faz é pegar um cabo com 6 conectores RCA fikando um para kada entrada de seu conjunto 7.1, mesmo assim, o som não será dividido em canais, como no modo analógico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade, não existe caixa de som digital, todas as caixas de som são analógicas. O que acontece é o tipo de equipamento que será ligado a elas. Quando se fala em som digital em caixas acústicas, na realidade existe um processador de áudio (codec, receiver ou decodificador digital) que envia sinais analógicos de melhor qualidade para essas caixas, onde o sinal é tratado antes. Já se tratando de som analógico o sinal é enviado por um codec de qualidade inferior (maior ruído) e a qualidade fica um pouco compromedita. Para ilustrar melhor o que eu estou dizendo, observe alguns anúcios de venda de DVD´s que são vendidos apenas com um conjunto de caixas 5.1. Este tipo de conjunto não oferece a melhor qualidade de audio por não ser codificado por um sistema eficiente, no caso, somente o aparelho de DVD. Quando você apenas liga um DVD a um conjunto 5.1 simples, esse som não é adquadamente tratado pelo codec do DVD. Já se você ligar esse mesmo DVD a um receiver que possui entrada digital ótica ou coaxial, o som será codificado pelo mesmo e depois irá despejar esse mesmo som nas caixas acústicas, oferecendo uma melhor qualidade. Para mais informações, visite o tópico: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/546

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...