Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar softwares no Linux


e-spyko

Posts recomendados

Peguei o aMSN para Linux, Descompactei numa pasta, e não consegui instalar esse programa, pois não entendí qual é o arquivo executável que iniciará o instalador do programa.

Tentei abrir o Konsole, logar com o SU (super usuário) e executar o amsn com comandos do tipo ./amsn.bin e sh amns.bin mas não conseguí instalar porque não tive permição, o Konsole reclamou que eu não tinha permissão e não iniciou a execução do executável. Como devo fazer para adquirir a permissão?

Como devo fazer para ativar a instalação automática de executáveis do Linux, através de um clique, ou seja, da mesma maneira que instalamos executáveis no windows onde não é necessário linhas de texto para instalar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para instalar os mais diversos formatos, e ate com o fontes, você encontra uma vasta documentação pela net... e ate aqui pelo forum tem um bocado...

No seu caso... se voe quiser fazer o instalador rodar ao dar os dois cliques só se for um .bin dentro do ambiente grafico... em um RPM ou TGZ só é usar a ferramenta de pacotes das dostros que os utilizam...

Verifique as permissões dando um ls -lh... e mude se preciso... depois rode como root...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por psYco@27 nov 2004, 18:36

Peguei o aMSN para Linux, Descompactei numa pasta, e não consegui instalar esse programa, pois não entendí qual é o arquivo executável que iniciará o instalador do programa.

Tentei abrir o Konsole, logar com o SU (super usuário) e executar o amsn com comandos do tipo ./amsn.bin e sh amns.bin mas não conseguí instalar porque não tive permição, o Konsole reclamou que eu não tinha permissão e não iniciou a execução do executável. Como devo fazer para adquirir a permissão?

Como devo fazer para ativar a instalação automática de executáveis do Linux, através de um clique, ou seja, da mesma maneira que instalamos executáveis no windows onde não é necessário linhas de texto para instalar.

Ola, para obter permissão para rodar o executavel faz o seguinte; loge- se como root no konsole, va para o diretorio onde foi descompactado e digita o comando seguinte:

chmod +x nome_do_executavel

Depois e so executar como root o executavel com o comando:

./nome_do_executavel

Depois disso e so executar, como usuario normal, o comando para chamar o amsn digitando no konsole simplesmente amsn. Valeu

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Graças à ajuda de vocês eu finalmente conseguí instalar o programa no meu linux! Mas falta conseguir executar o programa que foi instalado em /opt/amsn

Eu conseguí usar o programa de isntalação do amsn, instalei o amsn, e só não etendí como devo fazer para executar o programa e poder usar normalmente.

Nas instalações de win, é comum o icone ser adicionado na área de trabalho, mas no linux eu não encontrei o ícone que permite usar o programa, tentei usar um arquivo chamado amsn (não tem extensão) que está presente no diretório /opt/amsn mas não fucionou corretamente.

Obrigado pessoal, já conseguí realizar grande parte da tarefa, instalar o porgrama, agora é só etender como devo fazer para abrir o programa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para executar basta digitar no console amsn e dar ENTER... ou o caminho todo /opt/amsn/amsn...

Para adicionar no menu do KDE você pode fazer isso pelo Control Center... o meu KDE esta em inglês, então veja ai como é no seu... va em K > Settings > Control Center... dentro do Control Center va em Desktops > Panels... na aba Menus clicque em Edit K Menu e va ate o local onde você quer colocar o Amsn (provavelmente em Internet)... va dentro de internet e no menu de cima va em File > New Item... e configure como quer...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por psYco@27 nov 2004, 21:54

Graças à ajuda de vocês eu finalmente conseguí instalar o programa no meu linux! Mas falta conseguir executar o programa que foi instalado em /opt/amsn

Eu conseguí usar o programa de isntalação do amsn, instalei o amsn, e só não etendí como devo fazer para executar o programa e poder usar normalmente.

Nas instalações de win, é comum o icone ser adicionado na área de trabalho, mas no linux eu não encontrei o ícone que permite usar o programa, tentei usar um arquivo chamado amsn (não tem extensão) que está presente no diretório /opt/amsn mas não fucionou corretamente.

Obrigado pessoal, já conseguí realizar grande parte da tarefa, instalar o porgrama, agora é só etender como devo fazer para abrir o programa!

Amigo e como eu falei, para executar esse programa abra o konsole e digita como usuario o comando: "amsn" sem as aspas e ai ele sera executado, se preferir pode adicionar um icone no menu do KDE(caso esteja usando ele, siga a dica do antony), valeu

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, se você ainda quer aprender instalar no modo gráfico, clique com o botão direito no icone do instalador, marque a opção É executável (isso é no KDE). aí é só clicar no ícone q ele abre o instalador sozinho...

Ah, e antes q venha dizer : "Mas no Windows não tenho q ficar fazendo isso..." <_< é o pessoal do amsn q deixou assim. Outros programas q peguei é só dar 1 (um) clique simples q o instalador inicia...

quando instalo o Amsn aqui, ele já cria o ícone no desktop. Mas qualquer coisa crie um atalho ou link para aplicação, levando em conta onde você instalou o programa.

Ah, e notei aqui a mesma coisa q você... O pessoal do Amsn ultimamente tá vacilando... tá saindo com um bug bobo mas chato. quando você instala de cara a versão 0.93 ou a 0.94, o programa não inicia quando você o chama. Até aparece o ícone q tá carregando, mas nada.

Descobri q ele faz isso quando não tem o profile (.amsn) no home do usuário q chamou.

Qualquer coisa pega a 0.92 q tá beleza.

Quem já tem versões anteriores instaladas, pode ficar quase totalmente tranquilo. O pau só vai dar ao com usuários criados dps.

Por isso ainda uso o 0.92 (desculpa a todos, mas achei q tinha corrigido essa falha)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Mr Burns@27 nov 2004, 22:13

Bom, se você ainda quer aprender instalar no modo gráfico, clique com o botão direito no icone do instalador, marque a opção É executável (isso é no KDE). aí é só clicar no ícone q ele abre o instalador sozinho...

Ah, e antes q venha dizer : "Mas no Windows não tenho q ficar fazendo isso..." <_< é o pessoal do amsn q deixou assim. Outros programas q peguei é só dar 1 (um) clique simples q o instalador inicia...

quando instalo o Amsn aqui, ele já cria o ícone no desktop. Mas qualquer coisa crie um atalho ou link para aplicação, levando em conta onde você instalou o programa.

Ah, e notei aqui a mesma coisa q você... O pessoal do Amsn ultimamente tá vacilando... tá saindo com um bug bobo mas chato. quando você instala de cara a versão 0.93 ou a 0.94, o programa não inicia quando você o chama. Até aparece o ícone q tá carregando, mas nada.

Descobri q ele faz isso quando não tem o profile (.amsn) no home do usuário q chamou.

Qualquer coisa pega a 0.92 q tá beleza.

Quem já tem versões anteriores instaladas, pode ficar quase totalmente tranquilo. O pau só vai dar ao com usuários criados dps.

Por isso ainda uso o 0.92 (desculpa a todos, mas achei q tinha corrigido essa falha)

mas eu agora não sei onde vou pegar uma versão antiga do amsn, eu só tenho a versão 0.94 e quero a versão 0.92 pois não tem um bug.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...