Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

--- O Problema Está Na Placa Mãe?---


corcova

Posts recomendados

Vou me explicar o que ocorre é o seguinte: a uns 7 meses o meu pc começou a dar problemas, eles começaram como telas azuis (windows xp, athlon xp 1800+, placa-mãe soyo dragon plus, gforce2mx400), e foram piorando.. as vezes eu ligava e ele não bootava, as vezes reiniciava sozinho, ate que chegou ao ponto que ele bootava mais travava e ficou inutilizavel..resumindo tava um inferno, tava muito instavel. Fiz uns testes e descobri que era a memoria ram (1 pente de 256mb troque por uma igual só que com o barramento de 333 ao invés de 266)... troquei ela faz um mes creio eu (troquei junto a fonte do gabinete).. depois de 3 semanas o pc voltou a apresentar os mesmo problemas... só que agora veio meio que fulminante =/ e o que isso tem a ver com placa-mãe??

Bom creio eu que o grande problema poderia estar no slot da placa-mãe que esta estragando a memoria ram.. seria isso possivel?? (não citei o fato que o cooler da placa de video ta parado =/ mais não andava jogando nada frequentemente, alias os problemas voltaram depois de uma pequena jogatina de dod.., mais acredito que se apos trocar a memoria ram, e funcionar por um tempo e depois voltar a dar pau o problema deve estar na placa-mãe).

RESUMO - poderia a placa-mãe estar "bixando" a memoria ram, ou não, e/ou devem haver outros fatores envolvidos?

ficaria MUITO agradecido se mandassem ideias, relatos semelhantes, qualquer coisa que me ajudasse a esclarecer esse problema que vem me pertubando faz um bom tempo.. valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

corcova,

No meu caso era aquecimento:

Tive um problema semelhante, foi resolvido com a substituição do cooler e da pasta térmica, que não era de boa qualidade, e ainda coloquei uma ventoinha na parte traseira superior do gabinete, jogando o ar para fora e dei uma arrumada nos flat cable dentro do gabinete.

É interressante também que o gabinete seja de 4 baias para melhor circulação de ar.

Um outro fator que você deve observar, é se existem capacitores estufados na sua placa mãe, caso existam, mande substituí-los por novos da mesma caracteristica.

Se fizer esta revisão, poste aqui o resultado, OK?

Boa Sorte! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por condiogo@28 nov 2004, 09:46

corcova,

No meu caso era aquecimento:

Tive um problema semelhante, foi resolvido com a substituição do cooler e da pasta térmica, que não era de boa qualidade, e ainda coloquei uma ventoinha na parte traseira superior do gabinete, jogando o ar para fora e dei uma arrumada nos flat cable dentro do gabinete.

É interressante também que o gabinete seja de 4 baias para melhor circulação de ar.

Um outro fator que você deve observar, é se existem capacitores estufados na sua placa mãe, caso existam, mande substituí-los por novos da mesma caracteristica.

Se fizer esta revisão, poste aqui o resultado, OK?

Boa Sorte! :D

oi! bom meu gabinete é de 4 baias sim, e já estou pra trocar o cooler =/ sobre os capacitores estufados, desculpe a desiinformação.. como eu reconheço eles?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, na verdade o que pode tá bixando suas memos não é a placa mãe, mas sim a fonte, já que a memória é uma peça muito sensível à picos de energia. Tente trocá-la.

Edit: Me esqueci de perguntar, seu pc tem aterramento? A falta dele pode causar defeito do tipo em memória, ou até a corrupção de arquivos do hd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por kelil@28 nov 2004, 14:51

Rapaz, na verdade o que pode tá bixando suas memos não é a placa mãe, mas sim a fonte, já que a memória é uma peça muito sensível à picos de energia. Tente trocá-la.

Edit: Me esqueci de perguntar, seu pc tem aterramento? A falta dele pode causar defeito do tipo em memória, ou até a corrupção de arquivos do hd.

poh não tem aterramento não..mais isso faz muita diferença???

a respeito da fonte eu troquei ela junto quando troquei a memoria ram, então deve ser meio difícil ser ela né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Colé vei beleza?

Isso pode ser por varios fatores entre a fonte,a propia placa-mãe, superaquecimento do CPU!Se você conseguir entrar na bios verifique a temperatura do CPU que deverá estar na faixa de 45 ate 56 graus, se ultrapassar isso verifique a pasta termica, e o cooler!Se não verifique se a fonte está dando conta do recado!

Semana passada recibi uma makina com uma Soyo Kt600(Dragon) Plus Platinium Ultimate pra manutençao ela dava o mesmo problema seu, então deci reaplicar pasta termica no CPU e colocar um disspador e um cooler melhor, e continuou na mesma!Nas ultimas decidi trocar a placa-mãe por uma A7V600-X(tb KT600) e não deu outra a makina voltou a funcionar perfeitamente!

Então prokura ver se você pode fazer esse teste com outra placa-mãe de algum amigo seu, e observe o resultado! beleza :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Plateu@28 nov 2004, 18:09

Colé vei beleza?

Isso pode ser por varios fatores entre a fonte,a propia placa-mãe, superaquecimento do CPU!Se você conseguir entrar na bios verifique a temperatura do CPU que deverá estar na faixa de 45 ate 56 graus, se ultrapassar isso verifique a pasta termica, e o cooler!Se não verifique se a fonte está dando conta do recado!

Semana passada recibi uma makina com uma Soyo Kt600(Dragon) Plus Platinium Ultimate pra manutençao ela dava o mesmo problema seu, então deci reaplicar pasta termica no CPU e colocar um disspador e um cooler melhor, e continuou na mesma!Nas ultimas decidi trocar a placa-mãe por uma A7V600-X(tb KT600) e não deu outra a makina voltou a funcionar perfeitamente!

Então prokura ver se você pode fazer esse teste com outra placa-mãe de algum amigo seu, e observe o resultado! beleza  :bandeira:

aí velho!!

bom a temperatura aqui ta alta sim, agora no verao ta dando 55~63

eu vou trocar o cooler mesmo =/ alguem me indica um bom barato e fácil de axar??? esses dias vi um com base de cobre por 40 e poucos reais, sera que compensa?

o ruim é que eu não tenho como testar outra placa, então depois de trocar o cooler se não der vou trocar a placa-mãe logo mesmo, unico jeito =/

mais sera que a memoria que eu coloquei nova já pode estar estragada?? porque depois eu que eu coloquei a nova parou todos os problemas, só que agora, depois de tres semanas usando ela voltou os problemas.. então sera que ela estragou ou é alguma reação da temp ou da placa-mãe sie lahy????

se ela ferrou sera que tem como dar um ko na garantia ou algo do tipo??

ah e quanto a fonte ela é de 450w

valeu todo mudno que respondeu aí!! abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cooler bom e barato v-com 21b.

Tive um problema semelhante com uma pc-chips.

De tempo em tempo ela ia travando, ia travando mais constatemente ai quase parava. eu formatava o hd ela funcionava passava o tempo começava de novo...

Troquei a memoria achei que era o preblema. ela voltava a funcionar e pimba depois de 1 ms tudo de novo... Trquei a placa de video, acabei usando o video on-board e nada adiantava. Dai pensei que fosse a temperatua coloquei um v-com 39b lapidado que o processador parecia esta com frio ficava em 30 ºC.

Dai troquei a placa mãe e pronto agora tudo funciona só não parti a antiga em pedacinhos miudos porque o cara que trocou a placa pagou 80 conto nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pereira13@29 nov 2004, 04:28

Cooler bom e barato v-com 21b.

Tive um problema semelhante com uma pc-chips.

De tempo em tempo ela ia travando, ia travando mais constatemente ai quase parava. eu formatava o hd ela funcionava passava o tempo começava de novo...

Troquei a memoria achei que era o preblema. ela voltava a funcionar e pimba depois de 1 ms tudo de novo... Trquei a placa de video, acabei usando o video on-board e nada adiantava. Dai pensei que fosse a temperatua coloquei um v-com 39b lapidado que o processador parecia esta com frio ficava em 30 ºC.

Dai troquei a placa mãe e pronto agora tudo funciona só não parti a antiga em pedacinhos miudos porque o cara que trocou a placa pagou 80 conto nela.

putz velho isso mesmo... na prieira vez era só formatar a hd que voltava a funcionar depis começava a travar tudo de novo, parece que você descreveu meu problema.. bom não resta duvidas é a placa-mãe vou troca ela mesmo... acho que vou pegar a Asus A7N8X-X que, pelo que eu vi no teste do site parece ser a melhor opção pra mim.. valeu aí! galera!! t++

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poh não tem aterramento não..mais isso faz muita diferença???

a respeito da fonte eu troquei ela junto quando troquei a memoria ram, então deve ser meio difícil ser ela ?

Rapaz falta de aterramento causa muitos problemas, então com certeza o defeito aí é a falta de aterramento, faça-o, que com certeza vai resolver o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...