Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

torrei uma fonte


ecm

Posts recomendados

Meiraneto, te contatei pelo icq mas você tava off, por isso vou deixar a pergunta aqui para ver se pode me ajudar. A minha fonte satellite queimou e pelo cheiro que tava pensei que era algum transistor. O estranho era que não estava saindo fumaça antes do computador desligar. Abri hoje para ver o que tinha acontecido quando me deparo com um capacitor torrado, aquele ceramico verde que fica na entrada, do lado do fusivel. Saberia me informar o valor para que eu possa reparar a fonte? Ele só ta com alguns trincadinhos, mas se você ver a placa como ficou, porque sera que esquentou tanto? Pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hellmind@03 dez 2004, 15:19

Meiraneto, te contatei pelo icq mas você tava off, por isso vou deixar a pergunta aqui para ver se pode me ajudar. A minha fonte satellite queimou e pelo cheiro que tava pensei que era algum transistor. O estranho era que não estava saindo fumaça antes do computador desligar. Abri hoje para ver o que tinha acontecido quando me deparo com um capacitor torrado, aquele ceramico verde que fica na entrada, do lado do fusivel. Saberia me informar o valor para que eu possa reparar a fonte? Ele só ta com alguns trincadinhos, mas se você ver a placa como ficou, porque sera que esquentou tanto? Pode me ajudar?

caro hellmind, isso que você viu queimado não é capacitor, mas sim um VARISTOR, e se ele ta com uns trincadinhos, basta você levar ele numa loja de componentes e pedir um igual...mas tambem, esse componente não queima a toa, se ele foi pro espaço, tem mais coisa danificada.....é preciso verificar. :zoio:

falou........estamos ai pra ajudar"e ser ajudado"...... :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meiraneto, pode me explicar como testo os transistores chaveadores, em em qual escala...........VALEU...... :unsure::bye:

Ah, eu testei la o diodo duplo e resultei que um dos diodos tava em curto, aí eu troquei ele e agora só fatam aqueles dois muidinhos benditos.......Ohh..... :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caro hellmind, isso que você viu queimado não é capacitor, mas sim um VARISTOR

opa opa opa, não não aquilo normamente verde , pode ser preto pode ser qualquer cor , aquilo ali logo apos o fusivel não e varistor não , e um NTCR , um resitor que diminui sua resitencia com o aumento de temperatura e so retirar de outra fonte ou comprar um , se testa-lo no multimetro em escala x1 vai entre 5 e 20 Ohms ou entre 2 e 20 Ohms não lembro direito !!T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por DM2@03 dez 2004, 21:23

caro hellmind, isso que você viu queimado não é capacitor, mas sim um VARISTOR

opa opa opa, não não aquilo normamente verde , pode ser preto pode ser qualquer cor , aquilo ali logo apos o fusivel não e varistor não , e um NTCR , um resitor que diminui sua resitencia com o aumento de temperatura e so retirar de outra fonte ou comprar um , se testa-lo no multimetro em escala x1 vai entre 5 e 20 Ohms ou entre 2 e 20 Ohms não lembro direito !!T+

que raios é isso, conheço essa droga como varistor, componente de proteçao,.....

ai meus Deus, quanto me complica essa eletrônica......

PS:"Nada contra você DM2" :tantan::bandeira::bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

existem varistor , que e um componente que varia sua resitencia en instantes e desvia os picos (somente picos não excesso de tensão) para o terra , e existem este compoente que e um resistor de coeficinte de temperatura negativo NTCR, sinceramnete não sei a real funcao dele na entrada da fonte , mas sei que como ele diminui sua resitencia com o aumento de temperatura , o que ele faz e permitir uma maior passagem de corrente quando a fonte esquenta , pois com o calor ha perdas e maior consumo então ele permite uma maior passagem de corrente a medida que aumenta a temperatura!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por DM2@03 dez 2004, 21:23

se testa-lo no multimetro em escala x1 vai entre 5 e 20 Ohms ou entre 2 e 20 Ohms não lembro direito !!T+

o bichinho rompeu então, pois testei ele e nada de resistencia!

o que ele faz e permitir uma maior passagem de corrente quando a fonte esquenta , pois com o calor ha perdas e maior consumo então ele permite uma maior passagem de corrente a medida que aumenta a temperatura!!!

ele é um componente kamikasi então? aumentando a corrente com o consumo quem vai limitar o consumo para que a fonte não queime?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ele é um componente kamikasi então? aumentando a corrente com o consumo quem vai limitar o consumo para que a fonte não queime?

Como eu disse não sei ao certo a funcao dele , mas ele não aumenta a corrente pois quem determina a corrente e o circuito que vai consumir da fonte ou seja so vai passar 10A pela fonte porque a placa-mãe e outrso perifiericos vão consumir 10A (excluindo se ai as perdas imagine como um circuito ideal)

o que o NTCR faz e diminuir sua resistencia com o aumento de temperatura , se a resistencia diminui então ele permite um maior fluxo de corrente, ja o que resisor limita a passagem de CORRENTE,

bem quem vai evitar que a fonte keime e o circuito PWM dela que se for bem projetado vai desligar a fonte quando a corrente ultrapassar os limites estabelecidos no projeto , no caso por exemplo se você curto circuitar a fonte ligando os fios amrelo ou vermelhor com o preto ela não queima ela desliga !

consegui elucidar melhor suas duvidas ? espero que sim T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ecm@04 dez 2004, 19:21

SÓ FALTAM DOIS COMPONENTES na fonte, será que se eu ligasse ela assim alguma parte fucionaria, ou nada ver ligar ela faltandop componente??

:tantan: Num faz isso não o loco! Se for algum componente que regula tensão e a tensão for la pra cima vai torrar seu computador!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hellmind+04 dez 2004, 20:10QUOTE (Hellmind @ 04 dez 2004, 20:10) ecm@04 dez 2004, 19:21

SÓ FALTAM DOIS COMPONENTES na fonte, será que se eu ligasse ela assim alguma parte fucionaria, ou nada ver ligar ela faltandop componente??

:tantan: Num faz isso não o loco! Se for algum componente que regula tensão e a tensão for la pra cima vai torrar seu computador!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sao um diodo e um resistor(D4 e R13):

estão num lugar assim:

tem tres trafos na fonte, um grande e dois menores, um do lado do outro, entre os dissipadores da fonte. O trafinho do meio tem 5 pinos no lado primario, e nos pinos 2 ou 4 dele(não sei a ordem) tem um capac. eletrolitico e esse resistor, na outra ponta do resistor tem o diodo, na outra ponta do diodo tem a outra ponta do eletrolitico e um jumper que ligano pino 1 ou 5 e segue ai a fora no circuito....

sao esses os caras que me faltam saber os valores....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara, acabei de abrir minha fonte e achei esses 2 componentes exatamente no lugar aonde você indicou e com o mesmo nome! O resistor é amarelo-marrom-dourado-dourado e o diodo não deu para identificar! Ele é muito parecido com uns diodos que eu usava aqui para fazer aquele esqueminha para ligar controle de PSX na porta paralela. Se for ele é 1N4148! Confirme esse diodo com o meiraneto que entende mais de fontes, pois acredito que esse diodo seja padrão para a maioria delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CARA, VALEU MESMO, SÓ FALTA CONFIRMAR O DIODO, SE você FALAR COM O MEIRANETO, CONFIRMA PRA MIM E POSTA QUE EU VOU ESTAR QUASE DE PLANTÃO NO SITE.......O DIODO TEM O CORPO LARANJINHA E PARECE QUE É DE VIDRO NÉ?

O RESISTOR É BEM PEQUENININHO, MENOR QUE OS DE 1/8W, MAS EU COLOCAR DE 1/8 NÃO TEM PROBLEMA NÉ?

VALEU.....MUITO...... :palmas: :-BEER:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usar resistor com maior capacidade de dissipação mas com a mesma resistencia não tem problema não. Quanto ao diodo, acredito que ele esteja ai apenas para evitar a inversão de corrente. Todos os diodos desta categoria faz causar uma queda de tensão na ordem 0,7V. Como você disse em outro tópico, estamos ai para ajudar e ser ajudados!! :hehehe:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CARA, VI NUM SITE AQUI O CÓDIGO DE CORES DO RESISTOR:

AMARELO É 4

MARROM É 1

OURO/DOURADO É X0,1

PRA TOLERANCIA 5%(ISSO É O DE MENOS), EU JÁ SABIA

AÍ , JÁ QUE TÁ O X0,1, EU MUTIPLIQUEI O 41 POR 0,1=4,1 OHMS, É ISSO?

DESCULPA AÍ, TIV E QUE DESCONECTAR!!!!.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se for um diodo comun a simbologia no PCB e assim >| ja o diodo zener tem tipo um z no desenho e assim --->Z---- se for não ligue sem ele pois ele estabiliza a tensão, ele e transparente parece ser feito de vidro e e vermelho dentro se for assim se trata de um zener se for um diodo normal e aquele pretinho com uma listra prateada no catodo, resta saber se caso seja um diodo comun se trabalha com alta freqüência pois se por um diodo comun tipo 1N4007 vai keimar , e se for o zener saber qual tensão que ele trabalha, me passa o modelo de sua fonte , fabricante e qual o numero que esta escrito no pcb tipo D5 ,D6 que se eu tiver uma fonte igual aqui eu dou uma olhada e te passo as especificacoes dele!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AI DM2, NÃO É ZENER NÃO, É DIODO COMUM, MAS TAMBEM NÃO É DOS PRETINHOS........É COMO UE DESCREVI ACIMA, DÁ UMA OLHADA, NUMERAÇAÕ QUASE não DA PRA VER porque ESFUMAÇOU A MARCAÇÃO, MAS É "D4", O RESTO É SÓ LER O QUE TA AÍ EM CIMA.........JA DESCREVI TAMBEM A MARCA E O MODELO...... <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai ECM saca em seu outro topico que bvc pediu o esquema da fonte da uma olhada naquele la o unico de fonte de pc saca o D4 que fica na 2º pagina do lado esuqerdo antes dos transistores , ele ta na mesma posicao que na sua fonte não é? se for e so você colocar um diodo qualquer para alta freqüência!! observando a potencia dele (tamanho fisico) leva na loja e pede igual

e melhor ainda se ele estiver na posoicao indicada por D$ neste esquema e so você olhar na sua fonte o D3 que e o mesmo diodo tenta la e me fala!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se desse era só pedir igual, mas ele ta detonado, partiu quase no meio, não da pra ver marcaçao nada.....ele é pequeno,ja disse, e pode ser um 1N4148 como o hellmind disse, pois é do mesmo tipo/tamanho, e, na pcb fica quase debaixo do dissipador dos transistores e mosfet.. vou dar uma plhada no esquema.....

PRONTO.......o circuito lá e´bem semelhante, mas um pouco diferente, pois a polaridade do diodo é inversa à daqui, e depois do diodo, onde junta com o capacitor, lá tem mais trees resistores, aqui só um......são algumas diferenças, mas, onde estão os valorews dos componentes lé, só ta o código,D*,R*???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse e o diodo que polariza a base do transistorm, como foi o transistor que torrou levou ele e o resistor em seri com ele !!! no esuqema da fonte ele ta como D4 igual a sua alias fonte ATX e quase tudo igual viu aquele esquema viu quase todas, então veja o D3 e peca igual e o mesmo diodo !! quando falei pra levar na loja e porque eu me refiria ao tamanho dele pra você não levar de potencia inferior.

Shiii essa e a bronca la não tem os valores tenta ver o que ue ta escrito no D3 de sua fonte desolda ele e tenta ler se não você vai na eletrônica e explica o caso e pede um diodo de alta freqüência do mesmo tamanho daquele pronto depois liga ela com um circuito de lampada serie. espero que conheca se não da uma procurada na internet , pois com a lampada serie você evita keimar outros componetse caso algo ainda esteja errado com a fonte!!! beleza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...