Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

torrei uma fonte


ecm

Posts recomendados

cara, o circuito da 1a pagiona ta melhor e tem os valores, mas há diferenças, no valor do capacitor, no transistor..............

já sei.....NO CIECUITO DE ACIONAMETO DO TRANSISTOR, SAO OS MESMOS COMPONENTES, AQUI TEM ELES IGUAIS TAM,BEM, É SÓ EU COMPRA IFGUAL A ELES, PRONTO , ACABOU MEU PROBNLEMA, GRAÇAS A AJUDA DE vocês!!!!!!

A solução TAVA QUASE NA MINHA CARA E EU não SABIA, POIS SAO DOIS CIRCUITOS IGUAIS PROS DOIS TRANSISTORES, AGORA QUE EU PERCEBI O ESQUEMA........ :ZZZ:

AGORA EU DESSOLDO ELES E VEJO O CODIGO, OU LEVO ELES PRA LOJA E PEÇO IGUAIS......JA ERA, TA FEITO O NEGÓCIO, vou aproveitar e ver se não zuou esses outros dois, ja que tambem o outro transistor foi pra cova......deve ter estragado, mas só não destruiu...... :zoio:

VALEU.........BRIGADÃO.......... :muro::priv::bandeira: :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso a fonte tem 2 transistores , e os memos compentes para cada um e so comprar igual ao que estão no transistor q não torrou e depois posta aqui pra dizer se a fonte funcionou , afinal quando a gente conserta algo principalmete quando estamos comecanso da um contentamento icnrivel eheheheh va la cara T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esq2ueci de dizer, mas OS DOIS transistores foram pro saco, mas só destruiu esses componentes de um deles, o que ficou em pior estado.....de repente, esses outros dois tambem estão estragados, só não destruidos, o é certeza de que elçes tambem ja eram??

os capacitores que fazem parte tambem se ferram, ou não?

E tambem, dois capacitores, eletrolitico e poliester, que ficam à frente do transistor tiveram seus invólucros danificados na hora da destruição, será que tenho que trocar tambem??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara, seria interessante trocar esses capacitores que você falou. Já vi um desses pequenininhos de 25v estourar e fiquei com medo do que essa merdinha pode fazer. Para você ter uma ideia era um amigo meu no senai montando uma plaquinha para uma fonte, inverteu a polaridade. Sorte que ele tava virado pra chapa do painel de comando que fica emcima da bancada, pois se estivesse apontado pra alguém era capaz de matar. Os transistores você testou no esquema que o meiraneto falou? Se sim e deram resultados bons não tem porque trocar. Tb não se esqueça de testar os outros diodos para ver se não tem nenhum aberto ou em curto. Boa sorte aí com sua fonte cara! :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hellmind, a que outros diodos você se refere, e quanto aos transistores, só não troquei o mosfet, os outros dois você ja sabe e trquei tambem um dos tres diodos duplos porque num deles um estava em curto, os outros normais. É acho que vou trocar o danificado na capa, mais o poliester fez um rasguinho na capa, o eletrolitico, que é aí o vilao, tipo, só deu uma "enrugadinha" na capa, será que realmente devo trocar, pois esses são maiores e mais caros, vai em torno de 10 conto.....que você acha, troco os dois mesmo, ou, tento testar primeiro pra ver fuga ou curto, etc????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por menor que seja o dano ao componente sempre há o risco. O que pode ser feito é deixar a fonte aberta fora do gabinete e o pc rodando aquele prime95 que eu falei pra você no outro tópico e ficar de olho para ver como os capacitores se comportam. Ao menor sinal de que ele esta inchando, fritando, vasando ou algo do tipo troque ele. Os diodos ao qual me referi é os que ficam na placa, perto desse que me pediu informação. Só para comprovar tb o valor do resistor que te passei, pegue o valor daqueles que estão do lado dele, pois na minha fonte eles eram iguais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A função do NTC é limitar o pico de corrente inicial para carga dos capacitores primários....

ecm, parece que tenho aqui uma velha fonte L&C. Vou dar uma observada na placa dela.....

Que bom que conseguiu testar os diodos. Quando estiver tudo pronto, meça a resistência das 3 linhas positivas e se tiver alguma em zero, é curto nos diodos, sempre!

Outro ponto importante. Sempre que houver curto nos chaveadores, haverá a queima do fusível de entrada. Ao contrário, curto nos diodos schotky, a fonte não arma e nem queima o fusível, devido à proteção....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa medição é feita quando a fonte tá toda montada. É o primeiro procedimento básico. Na verdade, se já testou os diodos schotkys e não tem nenhum em curto, não precisa mais dessa medição.

Tenho uma fonte velha aqui que pode ser parecida com a sua....L&C 240ATX....resolveu o problema do resistor e diodo?

O resistor é:

vermelho = 2

branco = 9

preto = 0

dourado = 5%. Logo, R = 29ohms.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

QUANTO AOS VALORES DO DIODO E RESISTOR, TA CERTO O QUE CITEI, DIODO 1N4148, RESISTOR, QUAL O RESULTADO(VALOR) DELE? (O RESULTADO DA CONTA QUE DESCREVI).

SEM QRER SER IGNORANTE, MAS você NÃO RESPONDEU O QUE PERGUNTEI ACIMA.... :(

É ISSO QUE PERGUNTO...... :blink: T+ :goff:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos,

Beleza de topico, estou acompanhando com a maior atenção porque

também tenho uma fonte generica parada a mais de um ano esperando

algumas dicas para tentar conserta-la.

Ela estava com o fuzivel queimado, troquei e queimou de novo, coloquei

um fio no lugar do fuzivel e queimou novamente, nas duas ultimas vezes

que queimou foi com a fonte fora do mciro e sem carga.

Depois de ler as mensagens postadas aqui criei coragem e...

Tirei varios componentes para testar e encontrei dois diodos retificadores

em curto.

Os dois transistores C4106 estão OK de acordo com o multimetro digital,

porém tem um outro transistor K3067 que não sei se é FET ou esta com

problema.

Como medir o K3067 com multimetro digital se for realmente um FET?

É possivel testar os dois capacitores de 330 mFx 200 volts com o multimetro

digital?

Como identificar se a fonte tem resitor interno de carga que possibilite ligar

sem carga e sem risco de queimar a fonte?

Tem algum site legal para consultar semicondutores de qualquer fabricante?

Multimetro utilizado: Minipa ET-2038

Obrigado por tudo, aguardo comentários.

Laranja Verde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vamos ver o que podemos fazer pra ajudar você.

Primeiramente, se queimava o fusível, era certo que tinha curto em algum ponto. Nem deveria ter ligado.

Na etapa primária, poderia testar os capacitores, a ponte de diodos, os transistores chaveadores e o mosfet(se existir), além do NTC.

Para testar os transistores, creio que deva saber. O mosfet é mais complicado. São 3 terminais(igual ao transistor), mas o funcionamento é diferente. Existe um terminal que funciona como gatilho(GATE) e precisa de um pulso para ativar a condução ou o corte dos outros dois. Se não indicar curto, deve tá bom.

Saindo dessa etapa, os próximos componentes a serem verificados são os schottkys de saída. Curto nesses componentes são muito comuns.

Checados essas etapas, faça uma inspeção visual e cuidadosa. Não verificando nada de anormal e já tendo arriscado a fonte da forma como o fez, liga novamente com um fusível ou fio fininho. Se tiver curto, abre na hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, é o seguinte....

ainda não consegui resultado na fonte, ela continua sem dar sinal de vida, e , por acaso, não ouço nenhum tic nos chaveadores........QUE EU FAÇO AGORA, já não sei onde procurar mais defeitos, pois só sei até agora que a linha +5vsb ta funcionando, mas o resto nem sinal :muro:

Aí eu resolvi partir pra uma segunda fonte que está em curto logo na entrada, já verifiquei um mosfet em curto, dois diodos comuns e tambem acho que a ponte de diodos qué é integrada está em curto, mas fico com medo de trocar as peças que vejo defeito(posso estar errado), gastar dinheiro, pois elas não são baratinhas.....e não achar nenhum resultado.

Essa segunda fonte é uma MERIDIAN MTC-150SFX (PS3D) 105W.

"ALGUEM PODE ME DIZER SE OCORREU ALGUM PROBLEMA NO SITE, POIS EU NÃO CONSEGUIA ABRIR A PAGINA, TENTEI EM TRES COMPUTADORES , EM DIAS DIFERENTES E A PAGINA NÃO ABRIA....AÍ HOJE NUMA SEGUNDA TENTATIVA E INSISTNCIA A PAGINA FINALMENTE ABRIU, JÁ TAVA LOUCO PRA VIR AQUI, VER OS POSTS E POSTAR TAMBÉM."

AÍ PESSOAL, ME DEM UMA FORCINHA PRA EU DESTRAVAR E ARRUMAR DE UMA VEZ ESSAS FONTES!!!!!!!! :goff:

VALEU........ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse componente verde é um NTC(resistor dependente da temperatura). O aquecimento dele foi devido a um provável curto em algum ponto do circuito, à frente...

O diodo não pude identificar....vou checar quando estiver em casa. Tenho várias fontes cobaias....

O fato da linha +5VSB estar funcionando é um bom sinal. Aguarde mais instruções...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que não foi curto não meiraneto, porque o que matou de vez esse componente foi sobrecarga. Que nem, foi o seguinte, o dia que começou a cheirar queimado a fonte, eu abri a maquina para ver o que estava acontecendo. Como vi que era a fonte que estava cheirando queimado eu desliguei tudo e deixei apenas o essencial para que o PC rodasse. Após agumas horas com o PC ligado, o cheiro de queimado tinha sumido e o computador funcionava estavel. Inventei então de religar os outros componentes que eu havia desligo. Não é minha surpresa que quando eu inicio o computador e ele não segura 20 segundos e o cheiro de queimado volta, na hora ele apaga (entenda como componente indo pro saco). Eu estava na duvida se era esse componente NTC mesmo, saberia o valor dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...