Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FONTE Genérica Conclusão Interressante


And1036

Posts recomendados

Bom estava com serios problemas de fonte, lendo um post aqui eu percebi que as fontes genéricas elas perdem em média 50% da tensão real dela (uma de 400W jamais daria esse desempenho). Sendo por culpa de aquecimento.

Veja isto: e lembrece isto serve para qualquer fonte

Tipo da Fonte_____________Eficiência________Perda de energia

Fonte Sem PFC__________de 50% a 60%______de 40% a 50%

Fonte Com PFC Passivo___de 70% a 80%______de 20% a 30%

Fonte Com PFC Ativo_____de 95% a 99%______de 1 % a 5 %

Pela tabela acima:

Uma fonte de 300W com 50% de eficiência no limite da carga vai consumir 450W, 150W serão desperdiçados na forma de calor.

Uma fonte de 300W com 70% de eficiência no limite da carga vai consumir 390W, 90W serão desperdiçados na forma de calor.

Uma fonte de 300W com 95% de eficiência no limite da carga vai consumir 315W, 15W serão desperdiçados na forma de calor.

Trazendo isto para uma linguagem Simples:

"Fonte Sem PFC" Seriam as fontes Genéricas

"Fontes Com PFC Passivo" Seriam as fonte " W Reais"

"Fontes Com PFC Ativo" Seriam fontes "W REAIS" com PFC ATIVO

Usei este LINK http://www.jscustompcs.com/power_supply/ para calcular o quanto de W reais eu iria precisar, chegando a 300W o resultado do meu PC.

Após isso fiz varios teste com minha fonte 350W Genérica, cheguei a uma conclusão simples, eu precisava era deter o aquecimento da fonte, sendo assim a fonte não disperdisária de 40% a 50% de W, por culpa do aquecimento e iria chegar aos seus lendarios 350W.

Bom peguei meu Ventilador! isso mesmo Ventilador, travei ele e liguei na velocidade minima, e bora testar! Bingo!!! Minha fonte genérica 350W chegou aos seus 350W sem aquecimento nenhum. Uso programa "Asus PC Probe" para gerenciar (veio no CD da Placa Mãe). Estou com pc funcionando a mil.

Resumindo a minha conclusão, se você não tem dinheiro para comprar uma Fonte 350W reais para cima, para rodar seu computador sem problemas, você poderia comprar Coolers Extras de ventilação, tudo bem que isso varia da fonte Genérica infelizmente a minha não tem nem marca, mas aguentaria um bom tempo até ela queimar e você estaria economizando bastante!

Meu pc é um XP2.6/333, 512mb DDR400, Asus A7v8x-x, 80GB Maxtor 7200RPM, ATI 9800 PRO, Sound Blaster, DV ROM e CD-RW.

To rodando tudo sem problema nenhum, é claro que isso é uma medida provisória!!! mais caiu como uma luva! Espero ter ajudado alguém.

Geitinho :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A grosso modo, está certo o seu raciocínio! A temperatura elevada é a inimiga número 1 do rendimento das fontes. Só que, a maioria não vai atrás disso, infelizmente.

É uma ótima maneira de liberar mais potência para alimentar a carga e aumentar a confiabilidade da fonte.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por netadmin@28 nov 2004, 22:39

uma boa maneira de economizar ao invés do ventilador que parece ser um pouco radical, você pode instalar mais uma ventoínha na sua fonte se tiver espaço claro.

Eu sei cara.

Olha o que escrevi

"para rodar seu computador sem problemas, você poderia comprar Coolers Extras de ventilação".

o teste foi feito com um ventilador! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...