Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS PROBE


André Maretti

Posts recomendados

Bom dia galera,

Acabei de comprar um micro novo (Athlon XP 2600, Placa Asus A7V266-MX, HD Seagate 80 GB, 512 MB RAM....), instalei o utilitário da ASUS (ASUS Probe) para medir a temperatura do processador....

Mas acontece o seguinte... na seção "Voltege Monitor" fica apitando e piscando o medidor que pelo o que eu entendi deveria marcar 12V, mas está marcando 13 ou 14.... aí ele fica dando o alarme....

O que é esse "12 V", tem algo de errado com minha máquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

legal posso configurar para o alarme não ser disparado toda hora... mas na verdade minha preocupação é: o que é esse 12V??? O fato dele estar ultrapassando 12V pode afetar minha máquina??

E você disse q o ASUS Probe é q nem Político,.... então qual software de monitoração eu posso confiar???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Confiar mesmo, só num bom multímetro! Mas existem outros programas para monitoramento. O setup já mostra uma leituras de voltagens e temperaturas. Existem ainda, programas como o Everest, MBM5 e outros....

12V é uma das voltagens que o PC usa para alimentar seus circuitos. É fornecida pela fonte e outras tensões também são fornecidas pela fonte. Tem linhas de +5V, +12V, 3.3V, 5VSB, -12V, -5V....todos essas voltagens ou tensões são fornecidas pela fonte.

Na placa-mãe existem sensores que lêem essa tensões e informam seus valores para que os programas monitores possam mostrá-las. Ocorre que em muitos casos, os sensores não chegam a trabalhar 100% e passam a informar valores errados e ainda o próprio programa pode não ser muito bom e ai, aparecem valores anormais, muito anormais.

Com um multímetro, poderá checar se os valores são verdeiros ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Tenho uma placa Asus e uso o MBM5, porém, na linha +12V ele não está fazendo uma leitura correta, a exemplo de outros casos relatados, aconselho para efeito de análise você confiar na leitura realizada pelo AsusProbe, que se estiver variando para +/- 5% está dentro da margem de tolerância ou usar um multímetro como recomendado pelo MEIRANETO.

Abraços

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara em todas as Asus que tive a linha de +12v sempre mostra errado. Enquanto as linhas de +3,3v e +5v ficam nos seus valores exatos, a linha de +12v mostra entre +12,48 ~ +12,60. Tanto faz se for por Bios/Probe/MBM5 ou qualquer outro programa, sempre mostra assim. Ja os multimetros sempre mostram a linha de +12v em +12v cravados, então realmente não da pra confiar nas medições da Asus pelo menos na minha opinião. Minha placa é uma A7N8X-X , e ja vi outros membros aqui do forum com essa placa com a mesma defasagem na leitura dos +12v igual ao meu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...