Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Itanium e xeon


Rock And Roll All Nite

Posts recomendados

Hoje!!! Com certeza esses processadores para servidor e workstation da Intel são os melhores do que qualquer Dual XP da AMD, e com certeza eles são caros, principalmente porque a tiragem é pouca, eles levam o NOME intel nas costas e não tem concorrencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por RC777@05 Mar. 2003,08:08

Hoje!!! Com certeza esses processadores para servidor e workstation da Intel são os melhores do que qualquer Dual XP da AMD, e com certeza eles são caros, principalmente porque a tiragem é pouca, eles levam o NOME intel nas costas e não tem concorrencia.

Bem, faça uma cotação do preço das boards e dois processadores e veja porque ainda é interessante um sistema dual Athlon. É muito mais barato.

Faça uma cotação e coloque aqui.

Veja no Anandtech ou Tom, e escolha dois com o mesmo desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer+05 Mar. 2003,18:46-->
RC777@05 Mar. 2003,08:08

Hoje!!! Com certeza esses processadores para servidor e workstation da Intel são os melhores do que qualquer Dual XP da AMD, e com certeza eles são caros, principalmente porque a tiragem é pouca, eles levam o NOME intel nas costas e não tem concorrencia.

Bem, faça uma cotação do preço das boards e dois processadores e veja porque ainda é interessante um sistema dual Athlon. É muito mais barato.

Faça uma cotação e coloque aqui.

Veja no Anandtech ou Tom, e escolha dois com o mesmo desempenho.

Tudo bem então! me passe uma placa-mãe com 4 processadores e que suporte 36 GB de DDR e que tenha RAID e SCSI. Claro que tem que ser com Athlon MP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por RC777@06 Mar. 2003,22:13

Tudo bem então! me passe uma placa-mãe com 4 processadores e que suporte 36 GB de DDR e que tenha RAID e SCSI. Claro que tem que ser com Athlon MP.

Só que ai você está colocando o Athlon fora do mercado dele, e num mercado onde o Xeon não é competitivo.

O Xeon é 32-bit e não poderia mapear tanta memória assim (você colocou 9GB para cada processador, nem sei se tem alguma placa). Ele suportaria até 4GB no máximo. Mas a Intel fez algumas mudanças para mapear até 36-bit (mesmo esquema do 286, que era 16-bit, mas mapeava 20-bit).

Só que isso torna as grandes operações de memória muito mais lentas que de outras arquiteturas.

Por isso que o Hammer é tão aguardado.

Ah, e nada impede de ter um quad Athlon. Mas ninguém fez uma big board, com dois chipsets para 4 processadores. Não seria interessante comercialmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer+08 Mar. 2003,00:55-->
RC777@06 Mar. 2003,22:13

Tudo bem então! me passe uma placa-mãe com 4 processadores e que suporte 36 GB de DDR e que tenha RAID e SCSI. Claro que tem que ser com Athlon MP.

Só que ai você está colocando o Athlon fora do mercado dele, e num mercado onde o Xeon não é competitivo.

O Xeon é 32-bit e não poderia mapear tanta memória assim (você colocou 9GB para cada processador, nem sei se tem alguma placa). Ele suportaria até 4GB no máximo. Mas a Intel fez algumas mudanças para mapear até 36-bit (mesmo esquema do 286, que era 16-bit, mas mapeava 20-bit).

Só que isso torna as grandes operações de memória muito mais lentas que de outras arquiteturas.

Por isso que o Hammer é tão aguardado.

Ah, e nada impede de ter um quad Athlon. Mas ninguém fez uma big board, com dois chipsets para 4 processadores. Não seria interessante comercialmente.

Tem uma placa para 4 Xeon's que vem com duas placas, com um monte de encaixe para pentes de memória, e como vai suportar? Eu não sei se é, mas nas placas controladoras de memórias, tem cerca de 2 Chip7, só para o controle de memória, e parece bastante com um Pentium 3, até a cor e o DIE é igual.

Se eu achar o link eu coloco aqui.

Mas o ponto que eu quero chegar é o seguinte, um servidor que necessita muita potencia, nunca vai colocar um Athlon MP, pois a INTEL fecha um contrato com você, e da toda assintência técnica possível, isso em um Servidor gigante, tipo o citado acima...Isso é apenas um detalhe...

Que nem eu, eu necessito de um servidor, para que eu vou colocar essa máquina de Xeon, eu vou colocar um Dual Athlon MP, pois não preciso de tanto.....

Mas com certeza a culpa não é nem 20% da AMD e sim dos fabricantes de Chip7 e placas mãe que não aperfeiçoaram a tecnologia de Dual para os Athlon....Isso é querer a morte do Athlon MP, e tenho certeza que quem comprou essa briga foi a INTEL, porque a AMD ficou apertada em criar os Athlon XP potente para concorrer com os novos P4 A que acabou esquecendo em 70% os Athlon MP, pois é isso que a INTEL quer, dominar o mercado de servidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O chipset é a AMD que fez. Já o projeto, deveria ser o fabricante da board que deveria usar mais de um chipset.

Mas quantos usam máquinas quad-processadas? É um nincho mais restrito ainda. Precisa de máquinas com boa escalabilidade (isso pra Intel significa ter mais cache apenas). A Intel até hoje usa um esquema que os processadores dividem a largura de banda do barramento. Isso torna essencial ter muito cache.

Já o Athlon MP não compartilha o mesmo barramento, mas infelizmente a AMD não fez um chipset que usasse dual-DDR, para alimentar os dois. No fim das contas acaba ficando limitado como o Intel, talvez um pouco menos pois o processador não é tão dependente do desempenho da memória como o P4.

Já o Hammer por ter controladora de memória on-die, barramento com grande largura de banda, com multiplas interconexões, deverá ser uma maravilha em termos de escalabilidade. Alguns testes que apareceram pela Net, mostravam ele com 1.6GHz dando coro em Itanium e muitos outros processadores.

Acredito que no lançamento ele irá melhorar, pois os concorrentes também terão melhorias. Mas o melhor com certeza será o preço dele perto dos outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A intel parece insuperável no quesito servidores e workstation... o sistema de multiprocessamento que equipa maquinas com processadores xeon faz desses verdadeiros computadores maquinas altamente velozes.......

é logico que para úsuarios comuns esses processadores não são nada indicáveis........ alem do preço ........ nenhum programa ou game que eu conheço ultiliza tanto processamento......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...