Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como calcular a resistência?


Lethal_Serginho

Posts recomendados

Olá pessoal, estava pensando em fazer uns case-mods no meu pc, porém a área de eletrônica complicou um pouco. O plano era o seguinte: eu queria botar um potenciometro entre o FAN do gabinete a fonte, para eu variar a tensão do FAN e assim diminuir a sua rotação. Agora a dúvida, como faço para calcular a resistência do potenciometro?

Qualquer ajuda é bem vinda, valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um potenciômetro de 1K já satisfaz. ;)

Mas só pra constar a respeito do cálculo... Olhe na ventoinha a corrente que ela consome (em ampères, ex.: 1A).

Tendo este valor em mãos, faça o cálculo:

R = E / I

Onde R é a sua resistência, E é a tensão de alimentação (no caso, 12VDC) e I é a corrente consumida.

R = 12 / 1 = 12

Esses 12Ω são a resistência atual do circuito, que é um tanto próximo de zero. Se você aumentar essa resistência para 500Ω com o potenciômetro de 1K, veja no que dá:

I = E / R

I = 12 / 500

I = 0,0002A

E = R x I

E = 0,0002 x 500

E = 0,1V

Com 100mV (0,1V) a ventoinha nem vai se mexer. Lembre-se que eu adotei a ventoinha consumindo 1A, não sei como é a sua.

Abraços,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que entendi, só tem uma coisa: eu uso dois FANS (cada um consome 0.360 a.) ligados em paralelo, o que dá um consumo total de 0.72 a. e uma resistência de 16 ohms. Isso ta certo? Quanto maior a corrente consumida pelo circuito menor vai ser a sua resistência (ja que seguindo os meus cálculos um FAN que consome 0.360 a. tem uma resistência de 33.3 ohms)?

e como faz um potenci^metro de 100k?

Você compra um potenciometro em qaulquer loja ou assistência técnica de eletrônica

Agradeço pela ajuda que vocês estão me dando :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só lembrando que potenciômetros comuns não suportam este valor de corrente.

Tem que usar potenciômetros "de fio" que suportam potências maiores.

0,72 amperes em 12V geram 8,64W.

Tem que usar potenciômetros que suportem potências maiores do que esta.

Se quiser usar potenciômetros comuns, tem que usar um circuito eletrônico com transistores ou circuito integrado para regular a tensão.

Exemplo de circuito pode ser visto em:

http://www.terra.com.br/fotos/foto.cgi/_yi...adordetenso.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Me parece trabalho escolar e ainda por cima em um tópico que não tem nada a ver com o assunto...Que feio hein?

Mas vou dar uma maozinha, essa bagaça ai se calcula usando uma terceira propriedade chamada de associação estrela triangulo, comece a ler isso aqui:

http://engenharia.110mb.com/circuitos/TransformacaoDY.pdf

não tem segredo!

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...