Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

COMPARTILHAR ARQUIVOS EM REDE


MILTON_PIRES

Posts recomendados

SONAI - 10:35

Amigos, tenho duas maquina em rede crossover, na qual uma é win98 e outra win xp pro.

fato: as maquinas estão se enxegando e eu compartilhei as duas maquinas.

mas ocorre que a que esta com windows 98 não consegue consegue acessar os dados compartilhados da que esta com windows xp pro. tipo. quando você vai tentar abrir aparece mensagem que você não tem acesso ao recurso.

EStranho queeu compartilhei os recusos do win xp .

ah internet compartilhada funciona a pampa.

o que devo fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ziponi@30 nov 2004, 23:09

quando você vai tentar abrir aparece mensagem que você não tem acesso ao recurso.

Configure o usuario do windows 98 com o nome e senha no winXP...

AMIGO, cara ja fiz isto..

tipo.

:palmas:

a senha taem branco.

usuario adminstrador.

e o mesmo no xp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo esse é um caso a se pensar, mas não pra nós e sim para o Tio Bill, eu também estou em um caso desse, o win98 não ve o winxp pro ou as vezes nem compartilhar pastas.

o que eu fiz foi, Criei uma pasta no desktop do winxp e compartilhei ela com acesso full e para o usuário everyone, ai o win98 eu consegui acessar, mas só mente isso....

Se allguem souber como resolver..

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rodolpho.cr@01 dez 2004, 09:52

Amigo esse é um caso a se pensar, mas não pra nós e sim para o Tio Bill, eu também estou em um caso desse, o win98 não ve o winxp pro ou as vezes nem compartilhar pastas.

o que eu fiz foi, Criei uma pasta no desktop do winxp e compartilhei ela com acesso full e para o usuário everyone, ai o win98 eu consegui acessar, mas só mente isso....

Se allguem souber como resolver..

Obrigado

Vou tentar esta façanha!!!!!

Muito estranho, porque a uns 4 dias atras eu estava conseguindo ver estas pastas do xp.

mas....

valeu

:ahh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rodolpho.cr@01 dez 2004, 09:52

Amigo esse é um caso a se pensar, mas não pra nós e sim para o Tio Bill, eu também estou em um caso desse, o win98 não ve o winxp pro ou as vezes nem compartilhar pastas.

o que eu fiz foi, Criei uma pasta no desktop do winxp e compartilhei ela com acesso full e para o usuário everyone, ai o win98 eu consegui acessar, mas só mente isso....

Se allguem souber como resolver..

Obrigado

CARA , não funcionou...!!!

alguem pode me ajudar??

:help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já me incomodei bastante com isso, então essa dica que eu vou mandar vale ouro. Primeiro um pouco de teoria pra situar o pessoal, saber o que que acontece por "debaixo dos panos", e depois o macete.

Acontece que nas redes Win9x, não existe a necessidade de AUTENTICAÇÃO. Ou seja, estando o recurso compartilhado, qualquer usuário pode se utilizar dele. Isso já não acontece nas redes NT (lembrem-se: o Windows 2000 e o XP descendem do NT).

Nas redes NT, cada usuário deve estar devidamente autenticado para se obter acesso a um recurso compartilhado (tanto pastas quanto impressoras). Isso significa que nessas redes é possível estabelecer regras tão complexas como "fulano pode acessar a pasta tal somente de segunda a sexta das 8h às 18h".

Como eu havia comentado anteriormente, no Win9x não há a autenticação. Quer dizer, até pode haver -- contanto que o logon seja autorizado por um servidor NT na rede, mas isso já é outra história. No nosso caso, o Windows XP (e o 2000 inclusive) enxergam os usuários de Win9x como "Convidados" (não-autenticados). E é esse o ponto crucial.

No Windows XP (e 2000), o padrão é bloquear o acesso a usuários não-autenticados (Convidados). Por isso é tão comum ver estações Win9x não conseguindo acessar recursos em estações 2000/XP.

Para resolver isso, é só mudar algumas diretivas de segurança. Mostro como isso pode ser feito com um exemplo, para ser mais claro.

Temos então uma rede com duas máquinas, uma chamada "Servidor" (original, não?) -- rodando Windows XP e outra chamada "Cliente", rodando Windows 98. No Servidor há uma pasta chamada C:\Dados que está compartilhada com o nome de "Dados". Para que a estação Cliente possa acessar ela, basta seguir os seguintes passos, NA ESTAÇÃO SERVIDOR (rodando Windows XP/2000):

1. Botão direito em Meu Computador;

2. Gerenciar;

3. Usuários e grupos locais;

4. Botão direito na pasta Usuários;

5. Novo usuário;

A única coisa em que se deve prestar atenção é no campo "Nome de usuário". Este deve ser preenchido com o mesmo nome de usuário no Windows 98. Para saber qual o que se está utilizando agora, é só clicar no botão Iniciar (da estação rodando Windows 98). Aparece a opção "Efetuar logoff de [fulano]", onde [fulano] é o valor certo a ser preenchido aqui. Também é interessante desmarcar a caixa "Usuário deve alterar senha no próximo logon" e "A senha nunca expira". Definir uma senha também aumenta a segurança de seus dados.

E isso resolve o problema. Também é possível simplesmente ativar a conta chamada "Convidado", mas ATENÇÃO: ISSO É UMA PORTA ABERTA PARA TODO E QUALQUER USUÁRIO QUE TENTE ACESSAR SUA MÁQUINA, ATÉ MESMO USUÁRIOS DA INTERNET. ATIVE ESSA OPÇÃO POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO.

Espero que eu tenha sido claro, qualquer coisa é só responder aqui.

Abraços,

Vinícius Fontes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Sobre o compartilhamento entre NTs (mais especificamente entre XPs e 2003s), feito em qualquer sentido e sem o uso de domínio, mas sim Workgroup. Tenho dúvidas:

Quando falo servidor, é somente o papel do computador, ou seja, alguém se conectará a ele independente de ser ou não Win2003, assim sendo seguem algumas afirmações:

1) Tem servidor que compartilha impressoras, e pastas. Algumas destas pastas têm restrições, outras são públicas, ou seja para "everyone".

Um computador cliente, se conecta diretamente conseguindo consultar tudo o que está compartilhado. Consegue acessar qualquer recursos "publico", mas ao tentar acessar um recurso não-publico aparece a janelinha para autenticação. E pelo que sei uma vez autenticado, já era, não dá para desautenticar mais, nem se quiser autenticar com outro usuário, a não ser que seja feito "logoff".

2) Um outro servidor como descrito no item 1, mas é um outro hein !

Um computador cliente ao tentar se conectar ao servidor, aparece logo de cara a janelinha de autenticação, mesmo existindo recursos públicos.

---------

Observem, que não há os mesmos usuários nos computadores que descrevi acima, ou seja, não tem usuários cruzados entre os computadores, tanto para o caso 1 quanto para o caso 2, e sei que não precisa. Pois como descrevi no caso 1 parece ter alguma diretiva inteligente que ao ter recursos compartilhados como publico ("everyone"), não solicita autenticação. Mas no caso 2 isto não acontece, e claro já resolvi este caso criando usuários cruzados, mas não é a solução segura e correta, sendo possível ter o caso 1, mas como ?

Imagino, que há alguma diretiva de segurança que habilita ou desabilita isto. Alguém pode me ajudar a resolver este problema, e poder controlar quando eu quero que uma autenticação seja obrigatória, mesmo tendo recursos públicos ?

Se você sabe, por favor nos ajude !!! Pois criar usuários cruzados é muito inseguro.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...