• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
ferabreu

Banquei o detetive...

5 posts neste tópico

<font color='#000F22'>Buenas, galera. Tudo bom?

Bem, como tá na assinatura aí embaixo, eu tenho um XP1800+ com 128Mb de PC2700. Costumava usar uma Voodoo4 PCI que ficou do PC antigo, e desmontava a performance do micro inteiro: dava 1500 pontos no 3DMark2000. Nem ousei tentar o 2001.

Bueno, eu rodava com a memória a 166MHz com todos os timings no mais rápido possível e o interleave desativado (já que, com um banco só, não tem como fazer interleave), e o FSB também a 166 com o multiplicador do Athlon em 10. Um leve overclock sem mudança nas voltagens - e tudo OK.

Daí comprei uma Radeon 8500le de 64Mb da PortaldoPC...e só tive problemas. Bom, depois da instalação do CD, o Windows ficou uma mer#@ (típico)... Reinstalei tudo, com o DirectX9 e os últimos drivers (CATALYST 3.1). Parecia estar bom.

PARECIA. O 3DMark2000 sempre trancava. Baixei o 2001, mesmo problema. Baixei o FSB pra 133 e tirei o overclock. Reduzi nos timings da memória. Nada resolvia.

Reinstalei tudo de novo, mas com o DirectX8.1. E...nada, o problema continuava. Desliguei o AGP FastWrite no BIOS, não resolveu.

Já estava quase ligando pra loja pra trocar a placa quando rodei o HDTach. E...deu erro de FPU durante a leitura do disco, durante o teste de burst, bom, vivia trancando também. Foi daí que parei de prestar atenção na placa e comecei a pensar na memória...

Baixei ela pra 133 e botei os timings no mais rápido. Liguei o FastWrite. Funcionou TUDO perfeitamente...

Como paguei mais caro pela PC2700, e insatisfeito com ela rodando a 133, mudei de estratégia: voltei ela pra 166 sem ligar o AGP FastWrite, com todos os timings no mais rápido, e aumentei a tensão de 2.50V pra 2.55V. Não adiantou. Em 2.60V, os 3DMarks ficaram estáveis, mas o HD Tach continuou com problemas... E 2.70V também não resolve.

CONCLUSÃO:

1- Mesmo tendo só um banco de memória, ligar o Interleave sempre aumentou a instabilidade, e também um pouquinho a performance (tipo 100 pontos no 3DMark). Não sei como pode, já que não tem interleave com um banco só.

2- Com o FastWrite ligado no BIOS, o sistema fica muito mais instável, mesmo que o SMARTGART, no driver na RADEON, não ative o FastWrite nunca.

3- Aumentando a tensão da memo, os 3DMarks funcionam bem, mas o HD Tach continua soluçando.

4- A memória é mesmo PC2700, porque se eu deixo pro SPD configurar, ela se configura a 166MHz. Pra funcionar a 133, só no manual.

5- TODOS OS PROBLEMAS DESAPARECEM COM A MEMÓRIA A 133MHZ, POSSO FAZER TUDO QUE QUISER NO BIOS QUE A ESTABILIDADE CONTINUA COMO ROCHA.

E agora, o que dizer disso?

Prezados Moderadores, este tópico foi incluído nas áreas de Memórias e Placas de Vídeo, por se tratar de um problema "múltiplo". Se não for possível mantê-lo nas duas áreas simultaneamente, por favor apaguem apenas de UMA das seções. Obrigado.

:o</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000F22'>O BIOS da placa-mãe é o último.

Os drivers que estou usando também são os últimos VIA Hyperion.

Os da placa de vídeo são os últimos também.

Quanto ao BIOS da placa de vídeo, infelizmente o fabricante não disponibiliza updates...mas esse que veio nela é bem recente, do início deste ano...</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#810541'>Olá Ferabreu, também estou tendo problemas com memórias DDR 333, gostaria que você desse uma olhada nas suas pra ver se são parecidas com essas que comprei na Navenet, notei que nos chips vinha "VSSBURST / 8M84DTA-PC266 / USA    0503" no setup ela é identificada como PC333, mas tô achando a maquina meio instavel, eu tinha um pente de 256 PC266 da samsung que rodava tranquilo à 333 e com os timing, etc tudo no máximo... e com essa 333 tá mal.</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000F22'>Olha tchê, vou dar uma olhada nos chips do módulo assim que tiver tempo pra abrir o computador de novo...mas acho que eles não têm isso escrito não. Eles são da MT (Micron Technologies, eu acho!).

Eu comprei essa na WAZ. Preciso dar um jeito de conseguir outro módulo de PC2700 pra testar, e testar o meu em outro computador também.

Bueno, assim que eu checar os chips. te dou um retorno.</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0