Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uma pergunta ignorante sobre scanners ?


Posts recomendados

o que posso te garantir é que a resolução não é a mesma,tem diferença entre um HP e um bright,genius.Também a profundidade de cores em bits e a interface são diferentes. No mais acho que a grande diferença de um de 1998 para 2004 é que naquela época o padrão OCR não era comun como hoje.Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como funciona o Reconhecimento Óptico de Caracteres feito pelo Scanner?

Quando um scanner lê a imagem de um documento, ele converte os elementos escuros - texto e partes gráficas - da página em um mapa de bits (bitmap), uma matriz de pixels quadrados que podem estar ativos (pretos) ou inativos (brancos). O programa de OCR (reconhecimento óptico de caracteres) lê o bitmap gerado pelo scanner e mapeia o espaço em branco da página. Isto possibilita que o programa separe em blocos os parágrafos, colunas, títulos e partes gráficas. Na primeira etapa, o programa tenta reconhecer cada caracter através de uma comparação pixel a pixel com o modelo de caractere que o programa guarda na memória. Os caracteres não reconhecidos passam por um processo mais minucioso e demorado conhecido como extração de recursos. O programa calcula a altura do texto e analisa cada combinação das linhas retas, curvas e áreas preenchidas de cada caracter. Como estes dois processos acabam por não decifrar todos os caracteres, os programas OCR marcam os caracteres não reconhecidos com um caractere especial - como ~, #, ou @ - e desistem. Faz-se necessário então o uso de um processador de textos com corretor ortográfico para localizar tais caracteres e corrigí-los. A maioria dos programas OCR permite que o documento seja gravado em ASCII ou em um formato possível de ser reconhecido pelos processadores de textos ou planilhas eletrônicas.

TIREI DE UM POST DO CLUB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Administrador

Mano, tudo depende como diz o Cabron, da resolução que você escaneia as fotos...

Cada scanner tem sua características, em comum, mas, você precisa saber disso, apenas se for trabalhar com artes gráficas, eu trabalho com artes gráficas de vez em quando, e utilizo um HP 2200 C, e o outro HP 3200 C, não tenho problemas com eles, utilizo por padrão a resolução de scaneamento de 600 DPI, para 1200 DPI, dependendo da imagem, não há necessidade maior do que isso, não para trabalhos gráficos, utilizo essa resolução em um scaneamento de 16 milhões de cores...

Agora, você tem que por em sua mente, se você realmente não vai utilizar recursos gráficos, uma resolução de 300 dpi, para imagem para você está passando de bom, quanto ao tempo de scaneamento, quem se preocupa com isso, é quem trabalha com uma grande quantidade de imagens por tempos.... não acho que você vai trabalhar assim, pois geralmente são pessoas que mexem com plotter, gráficas, essas coisas.... então, na realidade, um scanner, nem sempre, é vantavem você escolher um de uma resolução tão abusiva, porque você não vai utilizar ela toda, porque se utilizar, além da imagem ficar muito pesada, vai ficar muito embaçada, pois a resolução será muito grande, e a visbilidade, vai se perder nessa imagem...

entendeu...

espero que tenha ajudado..

falou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho fotos minhas escaneadas no meu scanzinho HP 3300 C satisfatórias... e outras que mandei escanear em scanner profissional, em laboratório fotográfico, que a diferença é da água para o vinho !! Isto lembra um amigo que falava: "Tudo igual é um caminhão cheio de japonês !!"

[]'s Ruy Salaverry

www.photonatura.cjb.net

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por Guilherme Paula@03 dez 2004, 12:54

aí galera, é verdade que os scanners só se diferenciam um dos outros, pela velocidade de acesso a imagem ? Se isso for verdade, qual o tempo de scanneamento de um scanner de 1998, e um de 2004 ? A resolução de TODOS é a mesma ?

Obrigado

O tempo de scaneamento estará diretamente ligado a Resolução (DPI) escolhida e ao conjunto Processador+RAM.

Tenho um Scanner Primax Colorado D600 já faz vários anos, já troquei durante estes anos o Win95 para o atual Win XP-SP2, a velocidade dele melhorou muito com as atualizações.

Ainda não troquei ele porque estou aguardando sobrar verba para adquirir um HP que escaneie negativos, mas enquanto isto ele dá para o gasto.

Descobri (pesquisando) que durante o tempo a luz deles perdem a qualidade,

então se eu conseguir trocar a lâmpada já será um ótimo upgrade, a dica é esperar a lâmpada esquentar alguns minutos antes do uso.

Conclusão: O tempo de scaneamento de um scanner de 98 e um de 2005 dependerá da configuração da sua máquina.

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

As diferenças entre modelos de scanners são enormes... até maiores do que a diferença entre um Fusca e um Formula1. Os componentes que fazem a diferença em um scanner profissional são a luz e o CCD. A qualidade desses dois itens num scanner profissional são incomparáveis aos scanners comuns. Mas de toda forma, o que é melhor? Aí depende... melhor para quê? Se é para se scannear documentos, que tenha um bom software de OCR. Se é para digitalizar negativos 35mm do album de família, um scanner específico para películas é o indicado. Se o que interessa é velocidade talvez a opção por um scanner firewire seja o melhor. Agora se é trabalho fotográfico... então, cuidado: não imaginem que um scanner de R$250 pode fazer o mesmo que scanners de U$50.000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus Caros,

Para uso doméstico, tudo é a mesma coisa. É como cerveja: gelada, é tudo igual.

No uso profissional é que a coisa se diferencia. Um dos scanner mais fantáticos existentes no Brasil, por exemplo, é o de uma famosa loja de departamentos, que, equipado com um poderoso software de OCR, escaneia todos os formulários de vendas a crédito, preenchidos a mão, para emitir os respectivos carnês de pagamento. A "coisa" é tão cara, que essa rede de lojas possui apenas UM único scanner e envia, pelo malote, todos os formulários preenchidos, para um único lugar, para serem scanneados.

Certamente, as necessidades "scannísticas" do colega, estão longe dessas exigências. Neste caso, faça como eu, que certa vez fui ao supermercado e comprei o mais barato, Um Simplex, que me atende perfeitamente.

Hoje, por exemplo, digitalizei, passando direto para o PDF, frente e verso, um documento de 186 páginas. Ficou "jóia".

O meu scanner, de porta paralela, custou a bagatela de R$ 110,00, no Makro.

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

O tempo de scaneamento estará diretamente ligado a Resolução (DPI) escolhida e ao conjunto Processador+RAM.

Tenho um Scanner Primax Colorado D600 já faz vários anos, já troquei durante estes anos o Win95 para o atual Win XP-SP2, a velocidade dele melhorou muito com as atualizações.

Ainda não troquei ele porque estou aguardando sobrar verba para adquirir um HP que escaneie negativos, mas enquanto isto ele dá para o gasto.

Descobri (pesquisando) que durante o tempo a luz deles perdem a qualidade,

então se eu conseguir trocar a lâmpada já será um ótimo upgrade, a dica é esperar a lâmpada esquentar alguns minutos antes do uso.

Conclusão: O tempo de scaneamento de um scanner de 98 e um de 2005 dependerá da configuração da sua máquina.

:bandeira:

Qual HP pretende comprar, já tem alguma ideia, tb preciso de um scanner para negativos . Se já comprou está satisfeito com o mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

aí galera, é verdade que os scanners só se diferenciam um dos outros, pela velocidade de acesso a imagem ? Se isso for verdade, qual o tempo de scanneamento de um scanner de 1998, e um de 2004 ? A resolução de TODOS é a mesma ?

Obrigado

TEM MUITA COISA DIFERENTE

TIPO OS SCANNER ANTIGOS,A RESOLUCAO não ERA estão ALTA,A PROFUNDIDADE DA IMAGEM TAMBEM não ERA estão GRANDE,NEM TINHA ISSO NA VERDADE,TEM A TECNOLOGIA QUE você TEM QUE VER,QUE E A CIS E CCD,SE não ME ENGANO A CIS,ELE JUNTA LEDS AZUIS VERMELHOS E VERDE,PARA SIMULAR UMA LUZ BRANCA ARTIFICIAL,ASSIM FAZENDO A DIGITALIZACAO não TER TANTA QUALIDADE,porém é MAIS BARATO,AGORA A CCD,E UMA QUE USA UMA LAMPADA REALMENTE FLORECENTE,E TRABALHA COM JOGO DE ESPELHO AUMENTO A PERFORMACE DA DIGITALIZACAO,porém E MAIS CARO...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara,

tem muito scanner que foi feito em 98 q é bem melhor do q foi feito em 2004,

depende do preço

e do tipo

por exemplo:

2400c, é feito desde 2000 até agora

mudou pouca coisa

e tem scanner mais antigo q bate fácil

depende do scanner,

da qualidade

da utilizacao.

N FATORES.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...