Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclok: Mudança de Votlagem


pitbull_na8

Posts recomendados

Alguem pode me explicar como funciona a mudança de tensão em overclok?

Como funciona a mudança de multiplicador? E a mudança de FSB da MB ? (é da MB né?)

Gostaria que me explicassem progressivamente.. aumentando a tensão/FSB/multiplicador aos poucos e dizendo a consequencia a cada aumento, tanto as melhoras de performance, quanto aos riscos a cada aumento.. em que ponto eu queimo o meu processador, MB, etc.. ?

Por exemplo: vou comprar um XP MOBILE 2800+ e placa mãe Abit AN7 ! O que fazer com ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pitbull_na8@04 dez 2004, 01:46

Alguem pode me explicar como funciona a mudança de tensão em overclok?

Como funciona a mudança de multiplicador? E a mudança de FSB da MB ? (é da MB né?)

Gostaria que me explicassem progressivamente.. aumentando a tensão/FSB/multiplicador aos poucos e dizendo a consequencia a cada aumento, tanto as melhoras de performance, quanto aos riscos a cada aumento.. em que ponto eu queimo o meu processador, MB, etc.. ?

Por exemplo: vou comprar um XP MOBILE 2800+ e placa mãe Abit AN7 ! O que fazer com ele?

muita coisa!!

Cara aumento de Vcore é nada mais que o aumento de tensão no núcleo do processador issow ajuda o processador a trabalhar melhor quando ele apresenta alguma instabilidade pelo aumento de clock.

aumento de fsb é o aumento da freqüência externa do processador o que se comunica com a memoria ou seja quando maior ela maior a velocidade em que a memoria se comunica com a cpu e maior a taxa de transferencia.

Multiplicador é o ponto de forca dos pcs ele quem gera o clock interno é o fsb X algum multiplicador quanto maior o multiplicador maior sera o clock interno mas o que realmente compensa em desempenho é o clock externo ou Fsb maior.

consequencias de fazer tudo issow:

voe pode precisar dar um clear cmos porque pode não botar a sua maquina, voce pode danificar o pci se sua placa não tiver suporte a um fsb estão alto devido aos divisores do pci, voce pode danificar sua fonte porque estara consumindo maior corrente dela tendo clocks maiores, poderá estragar sua memoria dependendo do fsb que sete, enfim existem muitas coisas que podem acontecer voce precisa testar e conhecer seu hardware testar os limites dele pode ser estranho mais é necessario se quiser realmente desempenho.

ok veio tente aí e boa sorte!1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na pratica se eu tiver:

- Placa Mãe: Abit AN7

- Placa de Vídeo: geforce INNO FX-5700-LE

- Processador Athlon XP 2.600+ BOX (100º, FSB400, L2 512k)

- Memória: Samsung DDR400 2 x 256

- HD: Seagate Barracuda SATA 80 Gb 7200 RPM Cache8 MB ATA 150

- Cooler Processador: Volcano 10+

- Cooler Gabinete: 2 x Thermaltake A1097 60mm Standart Case Fan

- Gabinete: SUPERCASE 132: 7C622-132

- Mouse: Microsoft 1.1

- Teclado: Microsoft Teclado Basic PS2

O que eu mudo? Aonde?

Aonde eu mudo o VCore?

Onde eu mudo o multiplicador?

O FSB eu mudo no setup, né?

Que critérios eu tenho que ter para saber que o meu overclock chegou ao máximo? Só olhar a temperatura? Tambem quando o sistema começar a travar né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por Diablo:

tiver suporte a um fsb estão alto devido aos divisores do pci,

An7 com problema em pci ou agp????

Ela usa nforce2 tem pci look o fsb pode ta a 300Mhz que o pci vai estar estavel em 33Mhz...

Vamos la multiplicador, vcore, fsb... tudo você muda na bios.

Criterios são a temperatura e variação da tensão.

temp deixa ela no maxima rodar a uns 55ºC precaução claro.

Para saber se o overclock esta estavel manda rodar o prime 95 e ver se não da problema.

Para ver a tensão roda o everest.

12v entre 11.5 e 12.8V

5V entre 4.2 e 5.8V

3.3v entre 2.3 e 4V

Tem o prime a alguns programas aqui:

http://eduardocdh.topcities.com/

Se você quiser saber mais... LEIA!!!:

Tutorial sobre riscos de overclock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pereira13@04 dez 2004, 16:03

Por Diablo:

tiver suporte a um fsb estão alto devido aos divisores do pci,

An7 com problema em pci ou agp????

Ela usa nforce2 tem pci look o fsb pode ta a 300Mhz que o pci vai estar estavel em 33Mhz...

Vamos la multiplicador, vcore, fsb... tudo você muda na bios.

tipo que o cara não tinha me falado o que ele tinha ele só estava pedindo informações das coisas ok e foi issow que eu passei.

aí o cara editou 2 minutos depois que eu postei hahuahau assim tu quebra minhas pernas!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vcore influencia na velocidade interna? Que nem no meu P4 3.0E, já consegui botar ele pra funcionar em 3.6 através do AI Overclock que a asus dispõe. No manual ainda não tentei pois tem como mudar o FSB, o mutiplicador é travado em 15X e tem que ajustar o vcore, que não faço a minima ideia de quanto colocar. Alguém pode me ajudar? E o mutiplicador, não tem como alterar mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hellmind@04 dez 2004, 16:23

vcore influencia na velocidade interna? Que nem no meu P4 3.0E, já consegui botar ele pra funcionar em 3.6 através do AI Overclock que a asus dispõe. No manual ainda não tentei pois tem como mudar o FSB, o mutiplicador é travado em 15X e tem que ajustar o vcore, que não faço a minima ideia de quanto colocar. Alguém pode me ajudar? E o mutiplicador, não tem como alterar mesmo?

Bom Vcore de intel não entendo mais voce tem que testar cada processador é um e tem suas caracteristicas próprias.

Exemplo:

O seu não precisa de Vcore extra pra rodar com 3600 mais o do seu amigo pode precisar pra chegar a esse mesmo clock saca ?

só testando mesmo.

E o Vcore só ajuda no caso de instabilidade e no aumento muito grande de clock ou pouco dependendo de como reage o processador.

MAs dica analise antes o que pode estar Gerando a instabilidade não va achando que é o Vcore porque o carinha do forum falou, mas geralmente é o Vcore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ser por isso que quando eu coloquei a maquina para rodar em 3.9 ela num dava boot. O ruim é que no sistema AI Overclock só da para ajustar a porcentagem que quer o clock aumentado (5%, 10%, 20% e 30%). No manual não sei qual colocar, sendo que quando esta no auto o MBM5 tava marcando 1.36V, e no manual o minimo que da para colocar é 1.5V. Sera que colocando ele no manual e 1.5V de vcore estaria arriscando o processador? Terça feira estarei recebendo minha fonte nova seventeam ST400WAP para poder brincar um pouco com isso, pois a generica satellite 500W foi pro espaço dois dias depois de ter colocado o clock em 3.6 e ter usado o pc por apenas 2 horas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

diablo20, valeu pelo toque. Temp é a coisa q eu mais fiquei emcima para poder fazer o over. Com o aero 4 meu processador trabalhando normal fica 56º full e over para 3.6 ficou em 62º. Espero que com over para 3.9 ele não passe dos 68º. Se pintar uma grana ai espero poder comprar um vantec tornado para colocar emcima do dissipador do aero 4 que é excelente! ainda tenho possibilidade de lapidar base do cooler, usar pasta térmica artic silver 5, usar rounded cables e colocar uns fans de 120mm no gabinete para melhorar a refrigeração. Ah como um ar-condicionado aqui faz falta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...