Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

por que a fonte queima?


leocaio

Posts recomendados

O processador sozinho sem nenhum defeito não. O que pode acontecer é a troca do processador em um sistema antigo e o consumo do novo processador ultrapassar o que a fonte pode oferecer. Pode tb acontecer de haver uma oscilação muito grande na rede elétrica (raio) e tb queimar alguns componente. O que mais vejo hoje em dia mesmo que faz a fonte torrar é o upgrade da placa mãe e processador e a pessoa aproveita o gabinete e a fonte antiga, que na maioria das vezes é de baixa capacidade e genérica, ai torra mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que faz a fonte queimar pode ser muita coisa! Geralmente, ela nunca queima logo de imediato. Liga-se o PC, funciona durante "algum tempo" e então queima.

Como existe o circuito de controle e proteção, a fonte consegue funcionar na boa, mas alguns componentes, principalmente os chaveadores e diodos schottkys aquecem muito e entram em curto. Pode ocorrer também de numa situação de alto consumo e com temperatura já elevada, um pico de consumo faz o componente não suportar e mesmo trabalhando um pouco abaixo do limite de corrente, não suporta o acréscimo e queima.....Nestes casos, o circuito de proteção nada poderá fazer!

O fato de trabalhar com altas frequências também aumentam a possibiilidade dos componentes não suportarem os esforços de consumo solicitados pela carga.

Também pode ocorrer uma falha no circuito de regulação da fonte e por isso as saídas tendem a entrar em pane...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Mete o pau no outro tópico agora vem buscar ajuda aqui? Como o natal ta proximo vai um help ai pra você. Pra começar você só colocou fonte ruim no seu pc. Com a grana que você teria gasto nas 3, daria para pegar uma Seventeam ST-350BKV que é uma excelente fonte e iria suprir todas as necessidades da sua maquina. Uma fonte dessa esta por volta de R$170, só que é um equipamento que ira usar por muito tempo sem dor de cabeça. Só por curiosidade, quanto tempo essas duas fontes duraram?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hellmind@14 dez 2004, 19:03

Seventeam ST-350BKV que é uma excelente fonte e iria suprir todas as necessidades da sua maquina

Ola Amigo, Vamos ver se você consegue me ajudar, pergunta simples, mas como o outro amigo já cheguei a queimar 5 fontes (genericas).

Como você é defensor da fonte SEVENTEAM ST-350BKV, eu comprei uma devido custo/benificio serem bons, ver se me dá uma dica:

Notei que junto com os demais cabos vei um para o FAN, eu uso a placa-mãe ASUS A7V8X-X e tem apenas 2 conectores para esse cabo, ou seja, com as seguintes inscriçoes CPU_FAN (que uso para o cooler do Processador) e outro

CHA_FAN (uso um cooler de gabinete)

Tem Ideia de onde coloco esse conector do FAN da fonte em minha placa-mãe?

SE voce OU ALGUEM PUDER DAR UMA DICA, AGRADECERIA MUITO.

OBS.: Isso é, se eu conseguir esperar resposta!!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rhene@16 dez 2004, 01:50

Tem Ideia de onde coloco esse conector do FAN da fonte em minha placa-mãe?

SE voce OU ALGUEM PUDER DAR UMA DICA, AGRADECERIA MUITO.

OBS.: Isso é, se eu conseguir esperar resposta!!!!!!!!!!!!

Como o HellMind disse, você vai ter q deixar desligado o conector do fan da fonte.

Interessante nós temos uma configuração parecida, também tenho uma A7V8X-X e uma SevemTeam ST-350BKV. O q eu fiz?

liguei o cabo do fan da fonte na placa mãe e o cooler do gabinete em um chicote, já que sobrou um monte.

Queria te fazer uma pergunta Rhene.

Você monitora as linhas de tensão da sua fonte?

Em que valor estão as suas linhas de +3,3V, +5V e +12V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei um PC com placa Asus A7V600-X, com processador Barton 2800+, Hd 120 GB samsung 7200 rpm, Gravadora de Cd LG 32x10x40 e um Super Multi Gravador DVD LG GSA4160B, uma placa de vídeo ECS ATI Radeon 9200 REX, um cooler XPC para Athlon XP 2800+, uma placa de rede encore ENL832-TX-VA e memória DDR PC3200 genérica.

Montei nnum gabinete Vcom com ventilador frontal e um exaustor na lateral, fonte também Vcom de 400w nominais, essa fonte queimou em uma semana, depois troquei por uma fonte genérica de 500w e ela aqueceu e começou a cheirar a quiemado na hora em que eu liguei o PC troquei essa fonte na loja por uma da mesma marca e ela aguenta um pouco antes de começar a cheirar a queimado.

Pergunto: isso é um problema com as fontes que eu coloquei que eram de pouca qualidade? Resolveria o meu problema usar uma Fonte ATX SEVENTEAM 400W Real - PFC Ativo - ST400WAP?

Por favor ajudem pois nem na asistência técnica puderam me ajudar.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Postado Originalmente por Foger-cvl@16 dez 2004, 16:25

Você monitora as linhas de tensão da sua fonte?

Em que valor estão as suas linhas de +3,3V, +5V e +12V

Primeiramente, obrigado pela dica do HELLMIND e os demais, a Seventeam 350 esta funcionando beleza. Pelo menos até agora e espero que para sempre.....

Quanto ao Foger-Cvl, Bem.... a menina (Seventeam) anda bem estavel, eu uso o Probe-Asus e ele consta o seguinte:

+12 = 12,224 ( de vez enquando ela vai para 12,288, mas logo volta)

+ 5 = 4,892

+ 3,3= 3,344

No setting do probe-asus esta a tolerancia de 10%, agora abaixei para 4% e até essa data não ouvi nen UMZINHO.

Antigamente usava no +12 uma tolerancia de 14% e mesmo assim volta e meia ele buzinava.

[]´ssssssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hellmind@16 dez 2004, 08:59

Simples, em nenhum lugar! Ele serve apenas para medir as rotações do fan da fonte. O controle de rotação é feito automaticamente por um sensor de temp. que tem dentro da fonte, beleza?

Não entendi bem... Comprei essa fonte e liguei o cabo na MB.

Sendo que tal cabo só tem os fios branco e preto , então só serve p/ monitoração?

Não causa nada deixar o mesmo desligado ? :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RogerMecanic@27 dez 2004, 23:54

Não entendi bem... Comprei essa fonte e liguei o cabo na MB.

Sendo que tal cabo só tem os fios branco e preto , então só serve p/ monitoração?

Não causa nada deixar o mesmo desligado ? :tantan:

Só serve para monitorar a rotação mesmo. Caso fosse obrigatória essa ligação para funcionamento do fan o que seriam das pessoas que comprassem essa fonte e não tivessem o local para ligar na MB, já que muitas não tem essa entrada? :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hellmind+28 dez 2004, 00:52QUOTE (Hellmind @ 28 dez 2004, 00:52) RogerMecanic@27 dez 2004, 23:54

Não entendi bem... Comprei essa fonte e liguei o cabo na MB.

Sendo que tal cabo só tem os fios branco e preto , então só serve p/ monitoração?

Não causa nada deixar o mesmo desligado ?  :tantan:

Só serve para monitorar a rotação mesmo. Caso fosse obrigatória essa ligação para funcionamento do fan o que seriam das pessoas que comprassem essa fonte e não tivessem o local para ligar na MB, já que muitas não tem essa entrada? :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entre as Fontes Abaixo qual é a melhor?

Tive o mesmo problema já mencionado acima. Fiz um upGrade no meu micro e a fonte não dura mais de 2 dias. Já foram 3fontes genericas e 1 estabilizador que comprei pensando ser ele o defeito.

as fontes:

Fonte ATX VCOM 110/220V 450W AP450X 12CM-B 070423 - REAL 159,00

Fonte SevenTeam 350W - ST-350BKV 175,00

Fonte THERMALTAKE 360W - W0007R 210,00

:( Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...